Agenda Cultural
Na quarta-feira, dia 28 de junho, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Parada Cultural LGBT+. A abertura do evento será com o show da Banda Orquidália, durante o Projeto 12:30. A ação é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
A programação tem início às 12h. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.
Parada Cultural LGBT+ da UFSC
A data de 28 de junho é uma data histórica que marca o acontecimento conhecido como Rebelião de Stonewall ou Levante de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969. Esta data relembra a revolta da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por pessoas desta comunidade, as quais enfrentavam discriminação e perseguição sistemáticas por parte das autoridades.
A Parada Cultural LGBT+ na UFSC é uma iniciativa para dar voz às expressões artísticas da população LGBTQIA+ e enfrentar a LGBTfobia dentro da Universidade. É, também, uma ação para mostrar que pessoas desta comunidade são plurais e capazes de estar dentro do ambiente acadêmico, produzindo ciência nas suas mais diversas formas e também criando arte nas suas mais diversas manifestações.
Programação:
- 12h | Falas de abertura;
- 12h30 | Projeto 12:30 com show da banda Orquidália;
- 13h30 | Performance teatral com o artista Douglas Edgard e poesias com o grupo Slam Coline;
- 14h | Oficina de vogue com Casa das Feiticeiras;
- 15h | Microfone aberto
Orquidália
Da junção de sons, texturas e cores, a coletiva Orquidália surgiu em 2018. Vivendo em eterna metamorfose, a banda vem para expandir limites e rever conceitos musicais, submersa no caldeirão sonoro da latinoamérica. Em seu novo show, mistura a energia elétrica da guitarra com a bateria, ao pulso orgânico do violão e percussões, tocando, dançando e cantando músicas do álbum Boca a Boca (2021), junto de releituras e novas composições.
Atualmente, o grupo é formado por Maitê Fontalva, Gabi Mafra, Dani Citadin e Lucas Fontalva, com participação do músico Carlos Roberto. A banda está na fase de produção de seu terceiro disco. Orquidália já realizou shows pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com destaque para festivais como Arvo, Magnólia, Bradamundo e Revirada, em SC, e FIMS e Festival de Bolso, em Curitiba.
Integrantes
Maitê Fontalva (vocal, percussões e baixo):
Crescida no Maranhão, reside em Florianópolis há 6 anos. É estudante do curso de Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra a Orquidália, banda da qual é cofundadora, além dos projetos Apocalypse Cùier, Madrigal Udesc y Luitê. Também dá aulas de música e trabalha com produção musical e sonorização.
Lucas Fontalva (baixo, guitarra e vocal):
Nasceu no Maranhão e desde os 10 anos tem relação com o mundo da música. Movido pela curiosidade, sempre gostou de explorar instrumentos e suas diversas sonoridades. Hoje, participa da Orquidália e, também, compõe o duo Luitê e o Madrigal Udesc.
Dani Citadin (bateria):
Tocando bateria, explora os ritmos brasileiros, com raiz no rock, sua influência principal quando começou no mundo da música. Atualmente, participa das bandas Orquidália, Rosie AC/DC Tribute e da Fish Ventura.
Gabi Mafra (trombone e guitarra):
Desde a infância teve contato com instrumentos musicais. Aproveitou as oportunidades e pôde descobrir como tirar som de diversos instrumentos. Participa de diversos projetos musicais, tais como: Rosie AC/DC Tribute, Fish Ventura, Flor de Jamblues e Orquidália.
Carlos Roberto (saxofone e percussões):
Multiinstrumentista, toca guitarra e violão, mas tem cedido espaço para a plasticidade do saxofone e para a música histórica da flauta doce. Hoje, participa da Orquidália, da Charanga Encarnada, do Núcleo de Flautas Doce da Udesc e da Big Band Udesc.
Redes sociais da banda: @instadaorquidalia
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 06 de julho às 19h, na Igrejinha da UFSC, o Recital de Câmara com o Duo Titton/Barros. A apresentação será a última da segunda temporada. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Desde 2006 o duo atua em concertos e master-classes em diversas cidades do país e exterior, promovendo a cultura brasileira e incentivando a formação de plateia, compromisso assumido pelos integrantes do duo enquanto musicistas e professores vinculados a uma universidade pública. A vasta experiência camerística dos integrantes permite uma variedade de repertório que abrange desde o período barroco até a produção musical contemporânea. Neste concerto os intérpretes apresentam obras de dois brasileiros e um francês. A escolha busca apresentar um recorte de importantes obras para o gênero de câmara para violino e piano.
Repertório:
Claudio Santoro – Sonata no. 4 (1950)
- Allegro
- Lento
- Allegro
Gabriel Fauré – Sonata no.1 op. 13
-
- Allegro molto
- Andante
- Scherzo: Allegro vivo
- Finale: Allegro quasi presto
João Titton – Violino
Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith apresentando obras de compositores brasileiro. Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc onde produziu dois cds “Música Brasileira”(2010) e “Instrumental da Casa” (2015) e participa do Duo Titton-Barros.
Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” Robert Gerle 2016 publicado pela UFPR. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina e Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.
Luis Claudio Barros – Piano
Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music(NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detém inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo país, Argentina, Portugal e Espanha.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
O Coral, a Orquestra de Câmara da UFSC e o Coral de Iniciantes — projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentam-se nesta quinta-feira, 06 de julho, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado(EFI-1), às 19h30, os concertos de encerramento das atividades do semestre. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Orquestra de Câmara da UFSC
A Orquestra de Câmara da UFSC iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da Orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral, que devem possuir o seu próprio instrumento. Os ensaios gerais acontecem no período vespertino no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado. A Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial espaço para desenvolverem seus talentos artístico-musicais. Além disso, a ação visa: divulgar a música erudita e popular por meio de apresentações e, com isso, incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre a Universidade e a sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mediante do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.
Coral de Iniciantes
O Coral de Iniciantes faz parte de um convênio de estágio entre a UFSC e a Udesc. Os trabalhos foram supervisionados pela maestrina Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC e coordenadora do projeto de extensão Orquestra de Câmara da UFSC. A oficina foi ministrada pelos estudantes de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Nelson Gutiérrez e Alexandre Clemente. A atividade objetiva possibilitar a iniciação à técnica do canto popular em grupo e contempla fundamentos de técnica vocal, percepção musical e prática do canto em conjunto com músicas a uma e duas vozes.
Para participar do Coral e da Orquestra de Câmara da UFSC os interessado devem encaminhar e-mail para coraldaufsc@contato.ufsc.br, com pedido de inscrição à regente dos grupos musicais.
Sobre a Regente
Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrial e a Orquestra de Câmara da UFSC.
>> Serviço
O quê: Apresentações Coral, Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes
Quando: 06/07/2023 | quinta-feira | 19h30
Onde: Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI-1) | atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: dac.ufsc.br | coraldaufsc@contato.ufsc.br
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras da cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de Santa Catarina, será realizado na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na próxima terça-feira, 11 de julho, às 14h, o encontro do Pré-Fórum Catarinense – Forcult Sul. O evento reunirá docentes e técnicos atuantes em ações artístico-culturais públicas.
O Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul) é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições.
Organizado pela UFSC e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Pré-Fórum Catarinense será um momento anterior ao Encontro Regional em Curitiba, no qual as IPES de Santa Catarina se reunirão para dialogar sobre a gestão cultural e as atividades do setor desenvolvidas.
Encontro Regional do Forcult Sul
Nos dias 26 e 27 de julho, em Curitiba – PR, acontecerá o Encontro Regional do Forcult Sul. Realizado no formato presencial, o evento tem por tema: “Transversalidades da cultura – presenças em tempos, espaços e ações”. A atividade discutira a construção de ações estratégicas, por meio de processos avaliativos de 5 eixos temáticos, que constituem os Grupos de Trabalho – GT’s: Corredor Cultural, Observatório das Dinâmicas Culturais, Política Cultural, Políticas de Financiamento e Parcerias Institucionais. As inscrições para o Encontro Regional do Forcult Sul estão diponiveis no formulário eletrônico.
No dia 18 de julho, terça-feira, às 19h30 o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o Projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição. O projeto apresentará concertos musicais em 10 cidades do RS e SC tendo como objetivo divulgar obras autorais dos compositores Arnaldo Savegnago e Ronaldo Sontag, promovendo a motivação para o estudo do Violão Erudito.
A proposta do Guitar Duo é a combinação sonora perfeita, o diálogo entre os instrumentos, dessa forma, o primeiro Violão solista é encarregado da melodia de todas as obras, executado por Ronaldo Sontag e o segundo Violão, é encarregado da harmonização e da condução dos acordes, servindo de apoio à melodia, executado por Arnaldo Savegnago . As obras são instrumentais, em formato consonante, de fácil entendimento ao público em geral.
O projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição é viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura; produção Cultural do Instituto CrêSer; Apoio: Instituto Humaniza; Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição
Quando: 18/07/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima | Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
O recital beneficente Florianopianos com a interpretação do pianista Alexandre Dietrich será realizado no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC no dia 19 de julho às 20h30.
A apresentação de piano solo é gratuito com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
O pianista interpretará peças musicais de compositores brasileiros que tiveram influência em suas composições do folclore brasileiro, entre eles Ernesto Nazareth e Francisca Gonzaga. Além de obras de compositores de grande importância na literatura pianística internacional, que também obtiveram inspiração em suas respectivas culturas populares, como Frederic Chopin e Sergei Rachmaninoff.
Sobre o pianista
Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É bacharel e mestre em Música pela Udesc, atualmente cursando Doutorado pela mesma instituição. Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.
Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.
O Projeto Cultural Florianopianos foi viabilizado por meio do Edital de Apoio às Culturas. Com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura de Florianópolis.
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla – Contribuição: 1 kg de alimento não perecível que será entregues ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
Classificação: livre
Informações: Abner Silvestre (48) 99171-7060
Produção Cultural: Silvestre Produções
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
Na quarta-feira, dia 09 de agosto, os músicos da banda de rock “Seu Luiz e os Enfurnados” sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30 e integra a programação da 9ª edição da Semana do Rock Catarinense. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
Seu Luiz e os Enfurnados
A banda Seu Luiz e os Enfurnados, de Florianópolis, apresenta um rock ‘n roll com referência de blues e folk, “bebendo da fonte” de clássicos mundiais e brasileiros dos anos 70 e 80. Formada em 2021, é composta pelos músicos Rafael Meksenas (guitarra), Vitor Graf (voz, guitarra e gaita), Matheus Pasinatto (contrabaixo elétrico) e Gustavo Borges (bateria). A banda lançou em 2023 o primeiro álbum intitulado “98”, produzido por Fabio Sung e que já está disponível nas principais plataformas de áudio.
No álbum, sete canções compostas por Vitor e Rafael dão o tom das músicas que entram, uma a uma, numa sequência cadenciada, com a atitude do rock ‘n roll misturado ao blues romântico rasgado, que provocam e embalam aqueles que escutam. As referências para o som de “Seu Luiz e os Enfurnados” vêm de uma lista grande: Rolling Stones, Howlin Wolf, Muddy Waters, Tom Zé, Mutantes, Beatles, Secos e Molhados, Cazuza, Titãs, Elton John, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, Belchior, Caetano Veloso, Cássia Eller e Gal Costa.
Redes sociais da banda: @seuluizeosenfurnados
9ª Semana do Rock Catarinense (SRC)
A nona edição do evento tem o objetivo de resgatar o passado, fortalecer o presente e vislumbrar futuros para a música catarinense. A programação conta com mais de 40 atrações da cena musical de Santa Catarina, que se apresentarão em palcos de Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara, misturando gêneros e ritmos como rock, folk, reggae, hip hop, brasilidades e experimentalismos. A programação completa da 9ª Semana do Rock Catarinense está disponível na página oficial do evento no Instagram: @9_src.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O Fazendo Gênero 13 promove a I Oficina do Projeto Artivismo “SLAM” nesta quarta-feira, 9 de agosto, às 18h30. O encontro será no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC, na rua Desembargador Vitor Lima, 45, bairro Trindade.
A primeira oficina contará com a contribuição de artivistas da UFSC para uma roda de poesias e SLAM, com composições autorais que destaquem os temas “Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática”. O Projeto Artivismo tem apoio da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC e integra as atividades de construção da Comissão de Movimentos Sociais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. Como proposta, as pessoas responsáveis pela organização do projeto sugeriram a criação de cinco oficinas práticas mensais, bem como duas mobilizações que ocorrerão nos meses de setembro e fevereiro. Tanto as oficinas quanto as mobilizações são abertas ao público e todas as pessoas são bem-vindas para contribuir na proposta de mesclar a Arte com Ativismo.
Mais informações na página do evento.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana, descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira, da 20ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva. Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, as caravanas têm o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva.
Interessados em participar das discussões e paineis podem inscrever-se pelo formulário online.
Podem participar pessoas de toda a comunidade universitária e sociedade em geral, desde que estejam ligadas aos movimentos sociais e de juventude, com foco para as questões da juventude negra. Conforme explica a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Sayão, “o objetivo das caravanas é a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva, bem como a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra”.
A inscrição e participação nos dois dias de evento dá direito a certificado emitido pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência.
Confira abaixo a programação completa:
21 de agosto, segunda-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h: Abertura com intervenção cultural
10h30: Exposição da metodologia da oficina-plenária de construção do documento com os apontamentos e propostas da Juventude Negra em Santa Catarina
11h – 12h: Exposição dos gestores locais acerca das políticas públicas voltadas para a Juventude e Igualdade Racial
Almoço
13h30: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
Intervalo
16h15 – 18h: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
22 de agosto, terça-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h – 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça). Construção da árvore de soluções
Almoço
13h30 – 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos. Construção da árvore de soluções.
Intervalo
16h15 – 18h: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do Plano Juventude Negra Viva
Texto: Agecom/UFSC
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista italiano Giovanni Accadìa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Nasceu em 1999 na Itália e representa um dos talentos mais promissores de sua geração. Iniciou seus estudos no violão aos 8 anos, na Itália. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais, Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic. Recebeu o grau de Bacharel – com honras – na Itália, estudando com Mtro Aniello Desiderio. Aos 21, conquistou também o título de Mestre – com honras – em violão clássico, sob orientação de Maestro Andrea De Vitis.
Atualmente, é mestrando em Performance ao Violão sob orientação do professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente. Em 2014 realizou seu primeiro recital na famosa e prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, tem trabalhado como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e EUA.
Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin. Em 2020 ele gravou, graças à sua vitória no Brussels International Guitar Competition, seu CD “Soli Deo Gloria”, um recital de violão clássico lançado com o selo DotGuitar. Foi participante e vencedor em diversas competições internacionais, como:
- Semifinalista no International Concert Artist Competition 2023 (ICAC GFA), entre mais de 60 vionolistas;
- 1º lugar no 41o Annual Sholin International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no 20o Beeston International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no Lugano International Music Competition (Lugano – Suíça);
- 1º lugar no Brussels International Guitar Competition (Bruxelas – Bélgica), entre outros.
Programa:
Domenico Scarlatti (arr Giovanni Accadìa):
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386
Giulio Regondi:
Introduction Et Caprice Op. 23
Gerard Drozd:
Canto Dei Ricordi
Dedicated to Giovanni Accadìa
Niccolò Paganini:
Gran Sonata
Sergio Assad:
Valseana, Preludio e Toccatina
From Aquarelle
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h, a peça de teatro “Ílion ou A Morte de Heitor”, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita – porém, deve ser feito uma reserva com antecedência no Formulário Eletrônico – e acontecerá no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
Revisitar a Ilíada é um gesto que tenta olhar para a própria génese da humanidade, é vasculhar as nossas origens para constatar que pouco o nada mudou na condição humana desde que o homem fixou a sua existência dentro da pólis. Continuamos a viver a angústia da morte e a tentar encontrar um sentido para tudo isto.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala-nos sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Versa sobre uma guerra que parece não ter fim, sobre as nossas guerras diárias em busca da felicidade, porque é de felicidade que se trata. Neste espetáculo, veremos fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos. Veremos imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Pessoalmente nunca percebi, bem ao certo, se o início de tanta violência se dá pelo amor à Helena ou pelo simples fato de termos nascido, nascidos para amar e odiar esta guerra que nos consome diariamente. O certo é que Agamémnon, após o sacrifício de sua filha Ifigénia, atracou nas praias de Tróia trazendo consigo milhares e milhares de homens, um exército repleto de reis. Com mais de mil navios, os aqueus desembarcaram com o propósito de subjugar as muralhas intransponíveis de Ílion, e assim, resgatar Helena.
Helena é a metáfora perfeita, a mais bela dentre todas as mulheres. Se olharmos com atenção para os aqueus e seus navios, acampados junto ao mar, veremos uma turba de homens e a multiplicidade de um exército completo e numeroso, as várias faces da dimensão humana, do outro, a hospitaleira e acolhedora cidade de Tróia, cidade de homens e mulheres com muitos afazeres, com as suas muralhas intransponíveis e heroicamente defendidas por Heitor.
Heitor o filho querido! Filho primogénito de Hécuba e Príamo.
Heitor, o irmão! Protetor do jovem Páris.
Heitor o marido! A quem Andrómaca dedica o seu amor
incondicional.
Heitor! O pai atencioso e protetor!
Heitor! O amigo e baluarte dos troianos! Defensor de Tróia e seus
habitantes.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
Pablo Fernando
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelado (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método Jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos “1808” (ator), “A Viuva e o Papagaio” (encenador e dramaturgista), “Contos da Nossa Infância” (encenador e dramaturgista) e ” O Pirata La Barba e a Ilha do Louco” (encenador e autor)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Pablo Fernando.
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 29 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 29 de agosto | terça-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 30 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 30 de agosto | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.
Desde que se formou na Universidade Mozarteum, Tal se apresentou e ministrou master classes em festivais em todo o mundo, incluindo; o Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).
Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg. Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha).
Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.
Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na Udesc“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na Udesc’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões Udesc;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 31 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 31* de agosto | quinta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: arte, cultura e política (LabFLOR), do Centro de Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Vozes e ecos no rap: estéticas, políticas e epistemes negras, no dia 5 de setembro, as 19h, pelo canal do LabFLOR no YouTube. Durante a transmissão a professora Susan Aparecida de Oliveira, do departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, irá apresentar o resultado de seu estudo sobre o rap.
O encontro faz parte da série Pretitude e Literatura, iniciada em 2022, que prevê uma serie de encontros em torno da literatura produzida por escritores e escritoras negros e negras. Cada pesquisador convidado dará sua própria abordagem ao tema, falando sobre um assunto de sua escolha. Já foram realizadas lives em 2022 sobre Conceição Evaristo, Lima Barreto, Jarid Arraes, Maria Firmina dos Reis, Stela do Patrocínio etc. Em 2023 as lives serão temáticas.
O “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista Alisson Alípio. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Nos períodos de formação e graduação, estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira – com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós-graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em cursos e festivais teve orientação de didatas como Abel Carlevaro, Alvaro Pierri, Eduardo Fernández, Fábio Zanon e Henrique Pinto. Como intérprete, foi laureado nos seguintes concursos:
- XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística;
- XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima;
- III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música;
- IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai);
- III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira;
- II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.
Participou da gravação dos CD’s Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco. Dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Perfomance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na UDESC“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na UDESC’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da UDESC, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões UDESC;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 14h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o espetáculo infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe. A apresentação gratuita faz parte do projeto Circulação Teatral SC realizada por meio do Incentivo Estadual do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, em Florianópolis as apresentações contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE). O espaço possui acessibilidade e o espetáculo terá intérprete de Libras.
Numa remontagem da primeira versão de 2017, o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe” aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto.
Os convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308.
O Pequeno Príncipe
Escrita em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe é considerado um dos maiores clássicos da literatura universal. A obra foi adaptada para o teatro pelo Dromedário Loquaz em uma encenação com intensa força poética, ênfase no trabalho dos atores, trilha sonora original, e animação inspirada nas conhecidas aquarelas de Saint-Exupéry como recurso cenográfico. O espetáculo alcançou sucesso de público em cidades catarinenses e participou, em 2018, do 22º FENATIB – Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau.
A remontagem de O Pequeno Príncipe retoma o contato do grupo com o público infantil e homenageia o ator Sérgio Bellozupko, integrante do Dromedário Loquaz que atuou na montagem original e faleceu em abril de 2020.
Sinopse
No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
Teaser espetáculo O Pequeno Príncipe
Sobre o grupo
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis – SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
>> Serviço
O quê: Espetáculo – O Pequeno Príncipe
Quando: 05/10/2023 | quinta-feira – 14h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo
Quanto: Evento gratuito | convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308
Informações: odromedarioloquaz.wixsite.com | dromedario.loquaz@gmail.com | (48) 9608-0550 – (48) 3024-4134
Ficha técnica – O Pequeno Príncipe
Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian
Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes
Direção Musical: Maria José Martins
Arranjos: Diego Nunes
Preparação Musical da remontagem: Luiza Faé Mantovani
Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates
Iluminação: Marco Ribeiro e Sulanger Bavaresco
Animação: Aline Bertusso
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Maurício Garcias
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Classificação indicativa: Livre
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 19h na Igrejinha da UFSC, um concerto do Duo Araçá. O Duo Araçá trás consigo um repertório autoral denominado pela dupla de músicos como música universal, que contempla diversos ritmos/gêneros musicais, sempre flertando com a liberdade do jazz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Duo Araçá
O Duo, formado por Charles Espíndola (violino) e Pedro Germer (violão), começou suas atividades em 2019, com o principal intuito de criar e dar vazão ao forte pulso criativo dos integrantes. Com um repertório autoral e calcado no que chamamos de música universal – que mescla diversos ritmos/gêneros musicais com a liberdade do jazz, a dupla passeia por sonoridades ora contemplativas, ora dançantes. Inspirados em grandes artistas como: Alegre Corrêa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal, o duo busca proporcionar essa imersão sensorial que estimula a imaginação do ouvinte, o levando a desbravar um universo lúdico, que habita em cada um de nós.
Nascido em 13/03/1993 em Florianópolis, aprendeu seu primeiro instrumento aos 12 anos – sendo este a bateria -, violão aos 13 e guitarra elétrica aos 14. Em 2009, ganhou o concurso Pepsi Música de bandas colegiais do sul do Brasil, junto da banda de rock Jack Off. Como premiação, gravou seu primeiro EP contendo 5 faixas em estúdio e também a abertura do show da Pitty, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. De lá pra cá, atuou no conjunto “Flangos Bangos”, que circulou e fomentou a cena emergente dos festivais independentes e alternativos do sul. Trabalhou ao lado do cantor e multiartista congolês Gloire Ilonde, do quinteto de guitarras “Corda, Madeira e Marfim”, trabalha junto das cantoras e compositoras Iara Germer e Anis de Flor, assim como compõe a banda “Mang” e o trio instrumental “Grillo e os Mosquitos”.
Nascido em 03/04/1993, iniciou suas atividades tocando música erudita em orquestras – inicialmente tocando viola de arco e posteriormente violino. Após algum tempo, se envolveu com a música popular, passando a incorporar toda a diversidade da música brasileira e suas linguagens no seu modo de tocar. Atualmente, tem um sólido trabalho com grupos de forró de Florianópolis e região, assim como na música instrumental – atuando junto de músicos como Rafael Callegari, Alegre Corrêa e Trovão Rocha.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
📺 Assista os recitais do Igrejinha Musical na Playlist do YouTube.
A “Cena_Doc_” Residência Artística e Incubadora de Projetos apresenta nesta sexta-feira, 07 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Homens Pink”.
A produção cênica é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. Narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos, com sugestão de doação de ração para cachorros e gatos e com distribuição de ingressos 1h antes.
Apresentação acessível em LIBRAS
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo @protecaounidasj, que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
De 31 de outubro a 2 de dezembro será realizado o evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir?, por meio de seminários, atividades esportivas e celebrações, a ação abordará questões culturais, linguística, históricas relacionadas ao país angolano. As atividades do evento ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), virtualmente no Instagram @africa.sensation, na Escola Beatriz de Souza Brito e na Servidão Crescêncio Francisco Mariano.
Na próxima terça-feira, 31 de outubro, a abertura do evento receberá a ilustre presença do Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI, que é considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. O evento será realizado às 19h30 no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A Fala Magna do Rei Ekuikui VI contará com a presença da Diretora do Instituto Kadila, representantes da Embaixada de Angola no Brasil, do Consulado Geral de Angola no Brasil, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e da UFSC.
Aos 39 anos, o Rei Tchongolola Tchongonga “Ekuikui VI” é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla. O Rei Ekuikui VI é formado em Direito, poliglota, fala quatro línguas, uma delas é o Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.
O Rei Ekuikui VI estará no Estado de Santa Catarina no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2023, o monarca participará eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no Brasil. A visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana. Além de Santa Catarina a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
O evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir? é uma realização da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e Instituto Kadila, na UFSC a ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).
Programação – 48 anos de independência de Angola
31 de outubro | 19h30 – Abertura: Fala Magna do Rei Ekuikui VI
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B
7 e 8 de novembro | 19h – Seminário 48 Anos de Independência De Angola
Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária (BU)
9 de novembro | 20h30 – Live 48 Anos de Independência de Angola
Instagram @africa.sensation
18 de novembro | 9h às 20h – Torneio Internacional de Futsal 48 Anos de Independência de Angola
E.B Beatriz de Souza Brito – Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis – SC
2 de dezembro | 20h – Festa da Dipanda de Angola
Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis – SC
Informações: Associação dos Angolanos em Florianópolis | instagram.com/assaf.angofloripa | 48 99188-6966
Texto: divulgação SeCArtE – com informações de Nataniel Cassoma, terra.com.br, univali.br e almapreta.com.br
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com audiodescrição.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba