Agenda Cultural
O Quê: “Conta Catarina”, com Adriana Rio
Quando: terça-feira – 07/03 – 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari na UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada
O Quê: “Conta Catarina”, com Adriana Rio
Quando: quarta-feira – 08/03 – 14h
Onde: Teatro Carmen Fossari na UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada
O Cine Paredão apresenta nesta sexta-feira, 10 de março, às 20h, o filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). Em caso de chuva, o evento será realizado no auditório do CFH. A apresentação faz parte da Mostra 5 Anos Sem Resposta.
Sobre o filme:
O filme é dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano e acompanha, escuta e revela quem são algumas das mulheres pretas na política do Brasil, que emergiram após o brutal assassinato de Marielle Franco. A tentativa de silenciamento da vereadora se transformou em força e luta. Marielle era semente. Seus assassinos não imaginavam que seu legado se multiplicaria em novas forças políticas femininas, em sua maioria de mulheres pretas e periféricas como ela, que vieram em forma de organização política e anunciaram suas candidaturas aos cargos de deputada federal e estadual nas eleições de 2018. Houve um aumento de 93% em candidaturas autodeclaradas pretas em 2018.
:: Serviço:
O quê: exibição do filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”
Quando: sexta-feira | 10/03 | 20h
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, Auditório do CFH)
Informações: instagram.com/cineparedao
A 56ª edição da Tertúlia Portugal – Brasil, será realizada de forma remota no próximo sábado, 11 de março, às 18h (horário de Brasília), 21h (horário de Lisboa). Com o tema “O Banco de Dados ‘fortalezas.org’ como ferramenta internacional de documentação, gestão e difusão do patrimônio cultural de origem militar”, o evento internacional terá como convidado o criador e atual administrador de plataforma fortalezas.org, Roberto Tonera. Tonera é especialista em fortificações e arquiteto aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Cataria (CFISC),
O Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, também conhecido como plataforma fortalezas.org, está completando 15 anos de existência. A plataforma digital, desenvolvida a partir de 1999, foi lançada na internet em 2008, durante o Congresso Internacional sobre Fortificações, em Faro, Portugal. É desde então mantida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Durante a apresentação que ocorrerá na Plataforma Zoom (acesse aqui), o público terá oportunidade de conhecer mais sobre essa ferramenta virtual multimídia e colaborativa que possibilita a consulta e alimentação de conteúdos sobre fortalezas, fortes, castelos e demais construções fortificadas em todo o mundo.
O acesso ao banco de dados para consulta e pesquisa é livre e gratuito, bastando acessar o website fortalezas.org. A inserção de informações e dados é de responsabilidade de uma equipe da Coordenadoria das Fortalezas da UFSC, mas seu grande diferencial é poder contar com a participação de colaboradores externos.
A ferramenta, em permanente atualização, traz hoje cerca de 2.600 fortificações cadastradas, e disponibiliza mais de 11.000 imagens, 300 vídeos, 1.190 links de websites temáticos sobre patrimônio cultural de origem militar, mais de 4.000 bibliografias, além de notas biográficas de cerca de 1.000 personagens históricos, entre outros conteúdos, como ilustrações, mapas, documentos históricos e textos variados.
Por esse vasto conteúdo, a plataforma fortalezas.org tornou-se a única base de dados sobre patrimônio fortificado, unificada internacionalmente e referendada pelo Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar – ICOFORT (International Scientific Committee on Fortifications and Milatary Heritage), comitê científico do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).
Sobre o Convidado:
Roberto Tonera, natural de Florianópolis, Santa Catarina, nascido em 14/03/1962, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), com especialização em Engenharia Civil (2002). Iniciou sua vida profissional na Universidade Federal em 1985, tendo atuado como arquiteto responsável técnico pelas fortalezas gerenciadas pela UFSC de 1989 a 2022, quando se aposentou, ocupando até então o cargo de chefe da Divisão de Restauração da Coordenadoria das Fortalezas.
Também atuou como chefe da Divisão Técnica no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SC no período de 1992 a 1996. Criador e coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia (1995) e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações: www.fortalezas.org (2008), é autor, entre outros trabalhos, do CD-ROM Fortalezas Multimídia (2001) e coautor do livro As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786 (2015 – 2ª ed.), juntamente com o arquiteto e professor Mário Mendonça de Oliveira.
É autor também de diversos artigos científicos para revistas, seminários e congressos, sendo co-organizador de diversos eventos temáticos nacionais e internacionais sobre fortificações. É membro do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e do Icofort (International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage), e integra o Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército Brasileiro (CEPHiMEx). É também Sócio de Honra da Asociación Amigos de las Fortificaciones de Uruguay, havendo recebido os títulos de “Visitante Distinguido” da cidade de Veracruz (México) e “Amigo de la Ciudad” de Montevidéu (Uruguay).
Entre seus títulos e premiações estão o de Colaborador Emérito do Exército, Amigo da Brigada Silva Paes (Santa Catarina), Amigo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro (DPHCEx), havendo recebido também as “Medalha do Pacificador” e a “Medalha do Exército Brasileiro”, por seus serviços prestados à preservação das fortificações brasileiras e à memória militar do Brasil.
O arquiteto Tonera trabalha há mais de 30 anos com o tema das fortificações pelo mundo, sendo atualmente o coordenador do projeto “Restauração das Fortificações Catarinenses” aprovado no edital “Resgatando a História”, do BNDES, cujo o objeto principal é a restauração da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a complementação da restauração das fortalezas de Santo Antônio Ratones e São José da Ponta Grossa, todas sob a gestão da UFSC, obras que se complementam com outros 25 subprojetos, envolvendo atividades artístico-culturais, projetos de capacitação turística, publicações, eventos técnico-científicos, desenvolvimento de diversos bancos de dados, ações de arqueologia, ações de patrimônio imaterial e ambiental, ações de educação patrimonial, entre outras ações complementares.
Sobre o evento:
O projeto Tertúlias Portugal-Brasil tem a intenção de aproximar as duas pátrias irmãs em torno de temas que alinhem aspectos históricos da formação do território brasileiro e sua relação contínua com Portugal.
:: Serviço:
O quê: 56ª Tertúlia Portugal – Brasil, com o tema “O Banco de Dados ‘fortalezas.org’ como ferramenta internacional de documentação, gestão e difusão do patrimônio cultural de origem militar” – convidado Roberto Tonera
Quando: sábado | 11/03/2023 | 18h (horário de Brasília) | 21h (horário de Lisboa)
Onde: Plataforma Zoom (acesse aqui)
Informações: instagram.com/tertuliasportugalbrasil | contato@cesarbargo.com.br
:: Acesse: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Cataria | fortalezas.ufsc.br | fortalezas.org | instagram.com/fortalezasdaufsc
:: Saiba Mais:
Fortalezas.org ultrapassa a marca de 11 mil imagens de fortificações do mundo
Na próxima quarta-feira, 15 de março, às 18h30min, na Igrejinha da UFSC, a artista e professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Esmênia lança o livro “O arraigado modo de ser Lusitano”.
“Olhar, pesquisar e registrar marcas indeléveis da colonização açoriana, na Florianópolis de ontem e de hoje, é o meu objeto de pesquisa e tema do livro de artista, que ora estou lançando. Escrevendo sobre minha pesquisa e consequentes produções artísticas, sobre o assunto, a artista Zulma Borges, no texto “Lembranças e afetos ” disse: ” Em suas aquarelas e pesquisa Maria Esmênia evidencia e sintetiza o espírito açoriano, transformando em arte o que vivenciou das tradições desta ilha.”, declara Maria Esmênia.
No evento haverá um sarau cultural com a presença da cantora e professora de piano Denise Ribeiro de Castro, que apresentará um repertório musical em homenagem a cultura açoriana. O lançamento do livro conta também com a participação da rendeira Ivonete Petronilha de Oliveira, além de outras expressões artísticas locais.
:: Serviço:
O quê: lançamento do livro “O arraigado modo de ser lusitano”, de Maria Esmênia
Quando: quarta-feira | 15/03/2023 | 18h30min
Onde: Igrejinha da UFSC | Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
O cineclube Cinema Mundo exibe o filme “Crimes do futuro”, com direção de David Cronenberg, nesta quinta-feira, 16 de março, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As atividades do cineclube são gratuitas, abertas à comunidade e ocorrem de forma quinzenal, às quintas-feiras. Logo depois da sessão haverá debate sobre o filme, que trata sobre pós-humanismo, com duas debatedoras. Alyne Michelle Botelho é doutoranda na área de Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina e Bianca Scliar Cabral é artista multimídia, com foco em performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais, além de doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) e professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Udesc.
No filme, humanos se adaptam a um ambiente sintético, com novas transformações e mutações. Com a ajuda de Caprice (Léa Seydoux), Saul Tenser (Viggo Mortensen), artista performático de celebridades, mostra-se publicamente a metamorfose de seus órgãos em polêmicas performances de vanguarda pós-humanas.
:: Serviço:
O quê: cineclube Cinema Mundo exibe o filme “Crimes do futuro”
Quando: quinta-feira | 16/03/2023 | 18h30 Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária Central (BU)
Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br | instagram.com/cinemamundo.ufsc
Texto: Agecom/UFSC
Nesta sexta-feira, 17 de março, às 18h, acontece mais uma edição do projeto Livro na Praça com apresentação da professora Tânia Ramos sobre o livro A Mala de Jorge Amado. O evento será na Igrejinha da UFSC, no Campus Universitário Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A obra apresenta 10 artigos que são resultado das pesquisas no Acervo Jorge Amado. Os textos versam sobre datiloscritos, manuscritos e impressos a respeito de destinos no exílio político do escritor baiano, entre 1941 e 1942, em Buenos Aires e Montevidéu.
Durante o evento, haverá também apresentação dos músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) João Titton (violino) e Luís Cláudio Barros (piano), do Projeto de Extensão da UDESC e do Centro de Artes, Design e Moda. A Editora da UFSC estará presente, comercializando obras literárias durante o evento.
:: Serviço:
O quê: Livro na Praça com apresentação da professora Tânia Ramos sobre o livro A Mala de Jorge Amado
Quando: sexta-feira | 17/03/2023 | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Praça Santos Dumont | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Mais informações: Editora da UFSC
Texto: Agecom/UFSC
Julia é uma mãe triste. Sua filha desapareceu há nove meses e não existem evidências de onde esteja. Em sua busca incansável, Julia passa a ter contato com uma rede de mulheres e lutas que até então lhe eram desconhecidas. Em seu caminho, a mulher cruza um México marcado por desaparecimentos, milícias e censuras, mas também por resistências.
O filme é uma ficção entre-cruzada por imagens da realidade, documentais, do movimento de resistência mexicano. A obra é uma co-produção de México e Argentina, estreou no ano passado e foi premiada no San Sebastián International Film Festival.
RUÍDO – Natalia Beristáin, 2022.
Chama as migue e traga sua canga!
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o encontro Cátedra de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial: um projeto em construção, em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, comemorado oficialmente no dia 21 de março. O evento será aberto ao público e realizado no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura Eventos da UFSC, no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, nesta segunda, 20 de março, às 19h.
A mesa de discussão contará com a presença da professora Elia Avendaño Villafuerte, da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), e da vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos. O debate abordará as relações raciais e o desenvolvimento da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, a ser implementada na UFSC.
:: Serviço:
O quê: encontro Cátedra de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial: um projeto em construção
Quando: segunda-feira | 20/03/2023 | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura Eventos da UFSC
Texto: Agecom/UFSC
Para marcar a estreia do Cineclube 757 será exibido o documentário “A magia de Fellini” (2003), de direção de Carmen Piccini, seguido da palestra “59 minutos com Fellini”, com Antonio Cava. O evento está programado para o dia 27 de março, segunda-feira, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, que fica na Rua Des. Vítor Lima, 117, Trindade, em Florianópolis.
Além da exibição do filme, esta primeira edição do Cineclube 757 também terá exibição de cartazes originais de todos os longas de Federico Fellini. São 20 cartazes, ao todo, com medidas de 60cm x 90cm.
A segunda edição do evento já está programada para os meses de abril a julho. Será o ciclo “Cinema e Fascismos”, idealizado pela Apufsc-Sindical e contará com debates com especialistas e pesquisadores da área.
Sobre o documentário:
O documentário “A magia de Fellini” (2003) conta a vida e a carreira do lendário diretor italiano Federico Fellini, com entrevistas, cenas de arquivo e bastidores de filmes. Woody Allen, Martin Scorsese, Donald Sutherland, Claudia Cardinale, Anita Ekberg, Anthony Quinn, Nino Rota, Roberto Benigni e Dino de Laurentis estão entre os entrevistados.
Sobre o debatedor:
Natural do Rio de Janeiro, Antonio Cava é produtor cultural, autor de teatro e curador. é autor dos livros “Fartura” (2015) e “Sublime” (2018). Estudou Ciências Políticas em Milão, Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Direção Teatral na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Dirigiu duas peças de teatro de sua autoria: “Hilda” e “O dia de nossos amores”. Idealizou e produziu mais de 30 exposições em várias capitais do Brasil.
É especializado na obra do cineasta Federico Fellini, curador da mostra “Circo Fellini” e do “Festival Fellini”. Colecionador de filmes, livros, desenhos e fotografias do cineasta, acervo que se transformou em exposição permanente no Museu Guido Viaro em Curitiba. Atualmente, vive em Florianópolis.
Sobre o Cineclube 757:
O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (SEAD), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.
Programação Cineclube 757:
17/04 – “Noite e Neblina”, de Alain Resnais (1955/33min/Cor e PB)
22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)
:: Serviço:
O quê: Exibição do documentário “A magia de Fellini” (2003), de direção de Carmen Piccini, e palestra “59 minutos com Fellini” com Antonio Cava
Quando: 27/03/2023 | segunda-feira | 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari – Avenida Vítor Lima, nº 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853
O Cine Paredão apresenta nesta segunda-feira, 27 de março, às 20h, o filme “Transamazonia”, obra de 2019 das diretoras Débora Mcdowell, Bea Morbach e Renata Taylor. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). Em caso de chuva, o evento será realizado no auditório do CFH. A apresentação faz parte da Mostra 5 Anos Sem Resposta.
Sobre o filme:
O documentário acompanha duas vidas complicadas. Melissa é uma mãe de 21 anos, é estudante de direito e vive no sudeste paraense. Marcelly, aos 35, está desempregada e mora com a família no interior do Amazonas. Elas são travestis que vivem em pontos distintos da Rodovia Transamazônica, território demarcado pelo genocídio de suas populações originárias e onde o desenvolvimento prometido nunca chegou.
:: Serviço:
O quê: exibição do filme “Transamazonia”
Quando: segunda-feira | 27/03 | 20h
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, Auditório do CFH)
Quanto: gratuito e aberto à toda comunidade
Classificação: 14 anos
Informações: instagram.com/cineparedao
Ficha técnica:
Direção: Débora Mcdowell, Bea Morbach e Renata Taylor
Ano: 2019
País: Brasil
Duração: 1h15m
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibe o filme Alien – o 8.º passageiro, de Ridley Scott, nesta quarta-feira, 29 de março, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Após a sessão, o astrônomo e professor do Departamento de Física da UFSC Roberto Saito falará sobre a possibilidade de existirem outros planetas habitados no universo.
O Cine Ciência UFSC promoverá exibições e debates semanais de filmes com temática científica ao longo de 2023.
:: Serviço:
O quê: Cine Ciência UFSC exibe o filme Alien – o 8.º passageiro, de Ridley Scott
Quando: quarta-feira | 29/03/2023 | 19h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | @cinecienciaufsc
“Advantageous” (Jeniffer Phang, 2015) é o segundo filme selecionado pela curadoria do Cinema Mundo para promover debates sobre o pós-humanismo. O longa-metragem é um drama de ficção científica centrado em Gwen Koh (Jacqueline Kim), embaixadora de uma megacorporação de procedimentos estéticos, que perde a posição social conquistada em função do etarismo e, desempregada, vê ameaçado o futuro educacional da filha, Jules Koh (Samantha Kim). A única saída possível, e apresentada como vantajosa, é aceitar um procedimento estético radical, algo que mudará sua existência.
A exibição acontece no dia 30 de março, às 18h30, no Auditório Elke Hering, Biblioteca Central da UFSC. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre as debatedoras convidadas:
Grazielly Baggenstoss, além de psicanalista em formação, é Doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), Doutora em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Crítica: Subjetividades e Gênero (UFSC), Mestra em Direito, Estado e Sociedade (UFSC). Atua como professora no curso de Direito, docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito (PPGPD), todas frentes de ensino na Universidade Federal de Santa Catarina.
Mônica Duarte (CRP 12/02203) é psicodramatista didata/supervisora há 30 anos, trabalhando com processos grupais, sendo o mais recente intitulado “Artes do corpo: os nós dentro de nós”. É Mestre em Psicologia (UFSC), especialista em Psicodrama (FEBRAP), com especialização em andamento na área de Terapia relacional sistêmica – foco em casais e famílias (Instituto Familiare) e graduação em Psicologia (UFSC).
O projeto Livro na Praça promove encontro com o escritor Flávio José Cardozo, nesta sexta-feira, 31 de março, às 18h, na Igrejinha da UFSC, no Campus Universitário Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. No evento, o autor vai conversar sobre literatura e seu livro Singradura, reeditado pela Editora da UFSC (EdUFSC) após 50 anos de sua primeira publicação.
Durante o encontro, haverá apresentação dos músicos Rafael Hagemeyer e Theo Cassoli. A entrada para o evento é gratuita. Serão comercializados livros da EdUFSC a preços promocionais.
Flávio José Cardozo é um dos principais nomes da literatura catarinense, com diversas obras publicadas que abrangem contos, crônicas e traduções. Natural de Lauro Müller (SC), morou e estudou em diversas cidades como Turvo, Tubarão, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Atuou na Editora Globo, de Porto Alegre. Foi diretor da Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. É membro da Academia Catarinense de Letras.
O Livro na Praça é uma iniciativa da EdUFSC que busca estimular a interação entre autores e leitores, valorizando a produção acadêmica e cultural da universidade.
> Programação das próximas edições do Livro na Praça:
Abril
14/04: Professor Fábio Lopes – “Em defesa da liberdade”
28/04: Professora Juliana Salles Machado – “Abril Indígena”
Maio
12/05: Professora Zilma Guesser – Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro
26/05: Professores Raphael Grazziano e Lino Peres – A arquitetura e a cidade
Junho
16/06: Jornalistas Elaine Tavares e Miriam Santini de Abreu – Jornalismo independente e a crítica do cotidiano
23/06: Professor Waldomiro da Silva Códices – Os primeiros livros da história da América Latina, de Miguel León-Portilla
30/06: Professores Paulo Capela e Edgard Matiello – Esporte e lazer na cultura dos trabalhadores
Mais informações: Editora da UFSC
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem M8 – quando a morte socorre a vida nesta sexta-feira, 31 de março, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. O filme faz parte da mostra 5 anos sem resposta, em diálogo com o movimento 8M.
A obra conta a história de Maurício (Juan Paiva), que acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia, ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.
O filme retrata a realidade brasileira, englobando temas como ancestralidade, religiosidade, racismo, relações de poder e representatividade. Para mais informações, assista o trailer de M8 ou acesse o Instagram do Cine Paredão.
:: Serviço:
O quê: Cine Paredão – M8 – quando a morte socorre a vida
Quando: sexta-feira | 31/03 | 20h
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, Auditório do CFH)
Informações: instagram.com/cineparedao
O Cine Ciência UFSC exibe nesta quarta-feira, 5 de abril, às 19h, o filme O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez. A sessão ocorrerá no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU). Após a exibição, o matemático e professor do Departamento de Matemática da UFSC Raphael Falcão da Hora falará com os presentes.
No filme, de acordo com a sinopse, o professor de Los Angeles, Jaime Escalante, sofre com os estudantes rebeldes de sua escola e é pressionado por seu chefe, que exige bom comportamento da turma. Ele decide ensinar os alunos um programa mais avançado de matemática. Depois de estudo intensivo, os candidatos fazem o teste de cálculo do estado da Califórnia, mas suas notas são questionadas e eles terão que lutar para provar a validade dos resultados.
O Cine Ciência UFSC promoverá exibições e debates semanais de filmes com temática científica ao longo de 2023. Mais informações pelo Instagram @cinecienciaufsc e pelo e-mail cinecienciaufscoficial@gmail.com.
:: Serviço:
O quê: Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez
Quando: 05/04/2023 | quarta-feira | 19h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
Informações: @cinecienciaufsc | cinecienciaufscoficial@gmail.com
O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (Circula), promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) exibe, na próxima terça-feira, 11 de abril, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), o documentário Além de trabalhador, negro, com a direção de Daniel Brazil. O projeto tem como objetivo difundir e legitimar as produções cinematográficas da América Latina por meio da projeção de filmes, fomentando a cultura e as expressões latino-americanas.
O documentário retrata a luta dos trabalhadores negros no Brasil e sua inserção no capitalismo dependente, apresentando suas movimentações sociais e políticas ao longo do século XX, principalmente no sentido de mostrar a discriminação dos trabalhadores negros no mercado de trabalho, revelando a relação intrínseca entre classe e raça no Brasil. O debatedor convidado é Marcio Farias, psicólogo, mestre e doutor em psicologia social, professor convidado da Universidade de São Paulo e coordenador executivo do Instituto Amma Psique e Negritude.
:: Serviço:
O quê: documentário Além de trabalhador, negro | direção de Daniel Brazil
Quando: terça-feira | 11/04/2023 | 19h
Onde: auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Informações: iela.ufsc.br | instagram.com/iela_ufsc
Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 13 de abril, quinta-feira, às 18h30, o filme “Aniquilação” (Annihilation, Alex Garland, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica/horror, uma equipe de mulheres cientistas/militares investiga uma estranha contaminação na Área X – um espaço cujos limites deformam as leis da Natureza conhecidas e no qual há ameaça concomitante de contaminação e de um (desconhecido) predador.
Sobre os/as convidados/as para o debate:
Jéssica Soares Lopes
É doutoranda na linha de pesquisa Estudos Culturais e Literários do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestra em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários) e bacharel em Letras Inglês pela mesma instituição. Além de pesquisadora, Jéssica também é tatuadora.
Diogo Araújo da Silva
É doutorando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Além de pesquisador, Diogo Araújo também é produtor musical.
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina promove mais uma edição do Livro na Praça – ler para se libertar, nesta sexta-feira, 14 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC, situada na Praça Santos Dumont. O encontro terá a participação do professor do Centro de Comunicação e Expressão, Fábio Lopes, sobre a obra do renomado historiador e um dos maiores intelectuais públicos contemporâneos: Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale. A atração musical será com Jéferson Silveira Dantas. Haverá livros a preços promocionais.
Timothy Snyder tornou-se mais conhecido pelo grande público depois da publicação de Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente, um pequeno livro no qual ele propõe 20 conselhos práticos sobre como reagir e responder ao atual avanço do autoritarismo de ultradireita mundo afora. Em formato de bolso e com não muito mais do que 100 páginas, o volume foi concebido para ser carregado por aí, como uma espécie de manual de sobrevivência em tempos de crise da democracia. Lançado assim que Donald Trump chegou à presidência dos Estados Unidos, a obra mereceu dezenas de traduções – inclusive para o português e permaneceu no topo da lista de mais vendidos do jornal The New York Times por cerca de um ano.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez, nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula. O filme faz parte da mostra O Cinema Cubano de Sara Gómez, que está sendo exibida durante o mês de abril.
De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.
Assista o trailer do filme Cierta Manera
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço
O quê: Cine Paredão apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez (evento gratuito)
Onde : Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula)
Quando: sexta-feira | 14 de abril | 20h
Informações: Instagram do Cine Paredão
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste domingo, 16 de abril, o espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”. A atração integra a 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis, evento que recebe apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). O espetáculo será apresentado às 15h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade, a classificação é livre e indicada para crianças de 7 a 12 anos e familiares.
Sobre o espetáculo:
Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, a montagem conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala Yousafzai, que nasceu em 12 de julho de 1997 e foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel.
Malala é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. As criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.
Amélia e Raquel assinam também a dramaturgia, criada a partir de uma pesquisa que teve como fonte seis publicações sobre a vida de Malala. São elas: o livro “Eu sou Malala” e os livros infantis “Malala e o lápis mágico”, “Malala, uma menina muito corajosa”, “Todo dia é dia de Malala”, “Malala a menina que queria ir para a escola” e “The extraordinary life of Malala Yousafzai”, além do documentário “Eu, Malala”.
Além da figura da narradora, a atriz apresenta ao público outros personagens, que são montados de forma lúdica na frente das crianças, que acompanham a construção e a desconstrução destas figuras em cena: a própria Malala, a sua tia Najma, o seu pai Ziauddin e um homem do Talibã. Também compõem as cenas, áudios com trechos de entrevistas realizadas com treze crianças entre 5 e 13 anos de idade.
A encenação partiu de um processo colaborativo de direção rotativa de cenas, em que a diretora e a atriz criaram individualmente uma cena para cada uma das fontes de pesquisa. Todas estas cenas foram registradas em vídeo e foi a partir delas que se criou primeiramente um roteiro que previu a composição de quatro momentos encadeados: narração/contação, ação/personagens, interação/participação e discurso/reflexão, além de momentos lúdicos com música e dança.
A 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis abrange toda a rede municipal de ensino em um movimento inclusivo para espalhar a literatura por toda a cidade. A ação segue com extensa programação até o dia 18 abril, acesse aqui a programação completa.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço:
O quê: espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 16/04/2023 | domingo | 15h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre (tendo como público-alvo crianças de 7 a 12 anos e familiares)
Texto: redação SeCArtE/UFSC, com informações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)
O documentário Noite e Neblina será exibido nesta segunda-feira, 17 de abril, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.
O documentário
Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.
As debatedoras
Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.
Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.
Sobre o Cineclube 757
O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.
Programação
22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço
O quê: exibição do documentário Noite e Neblina (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: sexta-feira | 17/04/2023 | às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-385
Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).
O Ciné-club Lumière promove a exibição da comédia As Aventuras de Molìere, dirigida por Laurant Tirard, na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. O evento, que inclui também um debate, faz parte do projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras, que tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.
Molière é um jovem dramaturgo que zomba da nobreza em suas peças teatrais, entretendo a baixa classe francesa. O tempo passa, e, a cada dia, sua trupe se torna mais popular entre os pobres. Ele acaba sendo preso por não pagar as taxas obrigatórias ao governo. Seu destino muda quando um aristocrata, Monsieur Jourdain, paga sua dívida em troca do uso dos talentos do escritor para cortejar a bela jovem Célimène.
O Ciné-club Lumière busca criar um espaço de discussão e construção de conhecimentos a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos e formais da linguagem cinematográfica e do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. O projeto também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva e de streaming.
:: Serviço
Quê: Ciné-club Lumière exibe As Aventuras de Molìere
Quando: terça-feira | 18/04/2023 | 19h
Onde: sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Mais informações: cine_club_lumiere
Texto: Agecom/UFSC
Na próxima quarta-feira, 19 de abril, às 12h30 a artista MC Versa traz seu som para o palco do Projeto 12:30, abrindo a programação anual das apresentações. A rapper contará com a participação especial das convidadas Re Moraes, MC Clandestina e Escaley MC.
A apresentação será na Praça da Cidadania da UFSC, próxima ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis. O show é gratuito e aberto à comunidade.
MC Versa – Nome em ascensão no rap feminino do sul, MC Versa é uma artista 360 e traz letras que tratam da força e perspicácia necessária para sobreviver como MULHER ARTISTA na sociedade. Além de MC, também é compositora, produtora cultural e mestre na arte do freestyle. Com mais de 12 mil seguidores em suas redes e mais de 250 mil plays nas suas músicas, a artista, que tem uma forte presença de palco e habilidade de conduzir o público. Já foi destaque no Rap in Cena, Floripa Jazz, Maratona Cultural, Alma Festival e já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras, participando de grandes eventos. Possui três EPs lançados, “Versos Expostos” (2018), “A Confusão das Transformações Inesperadas” (2020) e “Plano Perfeito” (2022), além de diversas parcerias musicais com artistas de todo o território nacional e de diversos estilos musicais, em sua maioria mulheres. Seu último EP lançado já soma mais de 100 mil plays nas plataformas digitais.
Convidadas:
Re Moraes | MC/Cantora/Compositora – Mulher travesti, representante da Cultura Ballroom em Santa Catarina, é Mãe da casa de Vogue “Casa das Duras” e Produtora do “Baile das Duras”. Multiartista, sua performance, presença e talento ecoam na cidade e chegam em muitos lugares, sempre trazendo muita rima, beleza e representatividade.
MC Clandestina – Clandestina é mestre de cerimônia, compositora e cantora de rap e funk, abordando em suas letras vivências das mulheres, empoderamento e feminismo. Foi uma das organizadoras da “Batalha das Mina” em Florianópolis, além de outros encontros culturais, dando enfoque à representatividade e atuação de pessoas que muitas vezes se sentem excluídas em espaços do Hip Hop, em geral.
Com alguns singles lançados, Clandestina promete seu primeiro EP lançado até o final deste ano, além de parcerias com outras artistas da ilha.
Escaley MC – Escaley Alves, Rapper do Contestado, é uma mulher de etnia Cabocla, cantora, compositora, artista de rua e agente cultural, natural de Caçador – SC. Trabalhou por cinco anos desenvolvendo projetos sociais nas comunidades periféricas de sua cidade. Na música, iniciou suas composições em 2015 e até hoje utiliza suas vivências para evidenciar e denunciar opressões vividas na sociedade. No cenário cultural, apresenta-se como Escaley MC. Cantora de batalha de rimas, disponibiliza suas músicas em plataformas digitais, nas quais resgata a história cultural de sua região.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a Live 12:30 e o Talk Show 12:30. As apresentações virtuais estão disponíveis no canal do YouTube e também, disponibilizadas no formato de podcasts nas plataformas de áudio.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados na página do DAC (dac.ufsc.br), Instagram e Facebook do Projeto 12:30.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço:
O quê: apresentação musical com MC Versa e convidadas
Quando: 19/04/2023 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC – próximo ao prédio da Reitoria I
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | Coordenadora Projeto 12:30 – Bianca Kaizer: bianca.kaizer@ufsc.br | WhastApp: (48) 3721-2497
Acesse: dac.ufsc.br | instagram.com/projeto1230.ufsc | facebook.com/projeto1230.ufsc | youtube.com/Projeto1230UFSC
Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArtE / UFSC, com informações das artistas.
O filme faz parte da programação dos eventos do Abril Indígena UFSC 2023, em diálogo com o movimento de luta “Abril Indígena”, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.
Sinopse:
Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.
Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte, juntamente com o Departamento de Artes do Centro Comunicação e Expressão (CCE) e com o Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS), promovem na próxima quinta-feira, 27 de abril, o acesso livre e gratuito a oficinas que contemplam diversas linguagens da dança.
São diversas oficinas livres que serão oferecidas gratuitamente no CDS, CCE, além de espaços alternativos no campus da UFSC. A ação objetiva promover a interação e difusão de saberes e fazeres no campo da dança, buscando contribuir para o enriquecimento das experiências corporais e o compromisso com à pluralidade cultural.
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
>> 10h às 11h30min. | Introdução ao Contato Improvisação | Sala 208 Bloco D – CCE | com: Kelly Elizabeth Lincoln
>> 12h às 13h15min. | Jazz Funk| espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Letícia de Borba
>> 13h30min. às 14h45min. | Floorwork | Sala de Dança A (CDS) | com: Luisa Krakhecke Amaro
>> 14h30min. às 15h45min. | Sapateado | Sala de Dança B (CDS) | com: Aurora De Santis
>> 15h às 16h | Samba no Pé | espaço aberto – Reitoria I | com: Vanderlan da Costa Júnior
>> 16h às 17h | Forró | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Fernandes e Iana de Araújo Fonteles
>> 17h às 17h10min | Ensaio aberto | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Projeto de extensão Compondo Gestos
>> 17h15min. às 18h45min. | FrutÁfrica corpos que pulsam na conexão da dança e percussão! | Hall externo do Centro de Cultura e Eventos | com: Abou Sidibèu
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia Internacional da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
:: Serviço
O quê: Dia Internacional da Dança na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | a partir dás 10h
Onde: diversos locais da UFSC
Informações: diadadancaufsc2023@gmail.com
Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações dos organizadores e CALENDARR Brasil
Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 27 de abril, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering, o filme High Life: uma nova vida (Claire Daines, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica, a narrativa gira em torno de um grupo de criminosos que aceitam trocar suas respectivas penas pela participação em uma missão que estuda fontes de energias alternativas. Em meio à missão, no entanto, o número de tripulantes vai diminuindo, deixando um pai e sua filha isolados no espaço sideral. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre os convidados para o debate:
Cristiano dos Passos
É doutor em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-graduação em Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o grau de licenciatura em Letras pela mesma instituição. Trabalha como revisor e tradutor na Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). É baterista e cantor do grupo D’Bregas Drama Band.
George Ayres Mousinho
É professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus trabalhos como artista digital podem ser vistos no site Art Station.
:: Serviço
O quê: Cinema Mundo exibe o filme High Life: uma nova vida
Quando: quinta-feira | 27/04/2023 | 18h30
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária Central (BU)
Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br | instagram.com/cinemamundo.ufsc
O projeto Igrejinha Musical abre sua segunda temporada apresentando no dia 27 de abril (quinta-feira), o show de estreia do Duo Revoada – formado pelos músicos naturais de Florianópolis Victor Carrara (violão e voz) e Jaimes de Odilia (contrabaixo acústico/elétrico). O duo apresentará um repertório aconchegante e profundo com releituras próprias de temas da música popular brasileira. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade. O Departamento Artístico Cultural (DAC) disponibilizará 80 ingressos que começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação, a entrada será liberada por ordem de chegada.
O Duo
Unindo o som encorpado da fricção das cordas do contrabaixo com a delicadeza do dedilhado do violão, Jaimes de Odília e Victor Carrara formam o duo Revoada. Com um repertório que busca dar corpo ao fantástico da música brasileira, passando por compositores como Egberto Gismonti, Guinga, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, entre outros. Os dois músicos de formação erudita buscam dar uma forma camerística em seus arranjos do cancioneiro popular brasileiro, explorando os pontos de contato entre as expressões de música popular e erudita.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
:: Serviço
O quê: Duo Revoada no projeto Igrejinha Musical
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499