Agenda Cultural
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe nessa terça-feira, 14 de agosto, às 19h no auditório Henrique Fontes, do CCE, os filmes “Panteras Negras” e “Noites Longas e Manhãs Breves” de Agnès Varda e William Klein. Os filmes fazem parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.
Sinopse Panteras Negras
No verão de 68, os Panteras Negras, de Oakland (Califórnia), organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências negras, durante esse processo político.
Sinopse Noites Longas e Manhãs Breves
Maio de 1968 – os símbolos da autoridade são contestados por milhões de grevistas e de estudantes. William Klein filma dia a dia as assembleias, os debates improvisados, as manifestações, as barricadas, os confrontos de rua, as palavras, a utopia em marcha. As esperanças, as ilusões, a resignação e os equívocos.
Serviço
O quê: filmes Panteras Negras e Noites Longas e Manhãs Breves
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 14/08 às 19 horas (com debate após a sessão)
Redes Sociais: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla | cineclube.ufsc.br | instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
Na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, o palco do Projeto 12:30 recebe, pela primeira vez, o show da banda Ipomea Urutau. O nome da banda – integrada por alunos e ex-alunos da UFSC – vem da junção de “Ipomea“, um gênero de plantas rasteiras comuns na restinga da ilha onde se localiza Florianópolis, e “Urutau“, uma ave de hábitos noturnos com um canto melancólico que alimenta muitas lendas indígenas. O show, com músicas autorais, é gratuito, aberto à comunidade e será realizado às 12h30min. em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da USFC, em Florianópolis.
Com a proposta de inovar a cada apresentação, os integrantes sempre preparam diálogos cênicos entre algumas canções, além de um figurino específico, escolhido especialmente para cada apresentação. “A autenticidade busca ir além das composições musicais”, comentam os integrantes.
O palco sempre é preparado de forma especial com decorações orgânicas, carregando um ar de Ipomea Urutau. Com flores e folhas da redondeza, cada apresentação é entregue como um ritual único e surpreendente. Os enfeites são parte da própria natureza e resgatam a conexão com os elementos da terra tão presentes nas “canções ipoméicas”.
Sobre as influências musicais, o grupo diz que são diversas: Secos e Molhados, Alceu Valença, Banda de Pau e Corda, Alegre Corrêa, A Barca do Sol, Grupo Engenho, Nação Zumbi, Lenine, François Muleka, Curumin, Metá Metá, Novos Baianos, Elomar, Xangai, Chico Buarque, Criolo, Los Jaivas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Santana, Moacir Santos, Graveola, Cinco a Seco, entre outras.
Sobre a Banda
Formada no ano de 2016, em Florianópolis, a banda nasce de uma fusão “digna de receitas bruxólicas”, como comentam os integrantes do grupo. Ipomea Urutau é feita em um caldeirão musical que mistura Música Popular Brasileira Autoral em arranjos contemporâneos. O próprio nome já sugere os efeitos da mistura: Ipomea, gênero de plantas – algumas alucinógenas, outras, comestíveis – e que geralmente nascem na mata de Restinga, característica do cenário ilhéu no lugar onde areia e água se fundem. Urutau é uma ave, pássaro de canto fantasioso que simboliza a procura por algo inexplorado e incomum. Assim se cria o som, temperado pelo inusitado número de integrantes (são 8 no total) e pela vontade de criar, junto com o público, uma experiência poética e artística.
A ideia de fazer música autoral vem do senso artístico de todos seus integrantes. Apaixonados por música, uniram seus sentidos de investigação para compor canções que vão de letras que retomam cantigas populares até músicas com arranjos mais experimentais. Em suas composições de músicas autorais, unem influências de artistas da região (como o “Grupo Engenho”) e manifestações culturais do estado, como o Boi-de-Mamão.
O grupo apresenta ainda composições com ritmos brasileiros reconhecidos internacionalmente como Baião, Coco, Maracatu, Frevo e Alujá. A composição com instrumentos elétricos dá ainda nova cara ao som, que é moldado pelas influências de todos os integrantes que fazem parte da banda. Nas suas composições, o grupo aborda conceitualmente questões globais das sociedades humanas e questões também locais: a modernidade, os poderes institucionais, a valorização do folclore, o abandono de valores culturais.
Segundo o grupo, o show é um convite à reflexão acerca da complexidade da vida, sobre os labirintos da memória e da intensidade das paixões. O grupo une a música a um comportamento de apresentação performática que envolve a criação de figurinos e um diálogo artístico, divertido, entre artista e espectador. Buscam ao longo do espetáculo entreter o público e possibilitar uma viagem e um retorno, ambientadas pelas texturas de todos os nossos sons.IntegrantesA banda é formada a partir da união de oito amigos que se misturam com suas cargas culturais e musicais, através de instrumentos de sopro, cordas e percussão. São 3 estudantes de Medicina, 2 estudantes de Design, 1 estudante de Artes Cênicas, 1 Psicólogo e 1 Médico. São 8 amigos que se reúnem semanalmente para compor e ensaiar. São ela e eles:
Natália Minatti
Vocalista – 24 anos. Nati Minatti, vocalista e cenografista Ipomea Urutau. Cantora dos corais de escola e rodas de música improvisadas, vem se profissionalizando com esse encontro de flores e pássaros artistas. É também estudante das medicinas, pedaleira, acrobata, dançarina, jardineira permacultura, cuidadora dos animais, amante e entusiasta da linda natureza. Implode em suas emoções, gargalhando e chorando cotidianamente, radiando a gratidão de estar viva. “A Ipomea Urutau pra mim é cura, terapia, abrir a voz velada, sentir-se em casa no coração de madeira.”
Pedro Rocha
Vocalista – 27 anos. Pedro Rocha nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. É artista, educador popular e, mais recentemente, psicólogo formado pela UFSC. Brinca de ser poeta, ator, músico, dançarino, cantor e compositor. Viaja nos aromas, sabores, cores, texturas e sons que a natureza nos dá. Compõe canções há mais de 10 anos e passeia por diferentes estilos a partir de diversas influências da música brasileira. Leva a vida como obra de arte e quer viver em um sítio um dia.
Henrique Bertotto “Jacaré”
Vocalista – 24 anos. Henrique Bertotto, por alcunha Jacaré, é um dos vocalistas da Ipomea Urutau. Estudante de medicina da UFSC, aspirante a poeta, pedaleiro e amante da natureza. Ser vivente. Praticante da arte do ouvir e do sentir. Abobado e risonho de nascença. Apaixona-se diariamente pelas sutilezas e mistérios dos caminhos da vida. Nas horas vagas, “surfista e criador de galinhas no quintal”.
Sacha
Violonista – 24 anos. Sacha toca violão e compõe nessa caravana flutuante que é Ipomea Urutau. Em 2018 termina-se a faculdade de Medicina, e o futuro se divide, desconhecido, nos seguimentos do seu presente, através dos quais pretende conhecer e admirar cada vez mais a beleza e a presença do planeta terra.
Felipe Ferro
Flautista e Vocalista – 23 anos. Felipinho respira, Felipinho sopra. Felipinho vem de um lugar onde, toda vez que venta, as palmeiras cantam. Felipinho sente. Escuta dos passarinhos segredos que faz palavras. Das árvores descobre cores, sabe que quem é vivo traz frutos preciosos. Distribui do seu, lambuza-se com o dos outros, troca, combina, junta, azeda, adocica, mata e é morto pelos sabores, pelos desejos. Assim aprendeu a viver, lá, bem pertinho de uma encantada Lagoa. Dessa mistura, suas histórias; desse tudo ou nada, seus versos; desse encontro Ipoméico, seu cantar mais íntimo.
Artur Paz
Baixista – 25 anos. Artur Paz, baixista da banda Ipomea Urutau. Estuda Design na UFSC, mas se dedica à Arte e trabalha com ilustração. Já participou de alguns projetos de música autoral durante a adolescência e estuda seu instrumento faz mais de dez anos. Foi aluno do guitarrista Eduardo Pimentel (Brasil Papaya) e do baixista Carlos Lamarque.
Leo Saconatto
Baterista – 22 anos. Nascido no centro da cidade, mas criado na roça, Leo Saconatto faz desse amplo contraste cultural uma chave para sua música. Aos 12 anos de idade começou a estudar cordas, aos 13 foi para o sopro, e aos 14 entrou para o mundo da percussão e lá fez sua morada. Junto a um bloco de música brasileira desenvolveu sua gramática musical através dos ritmos afro-brasileiros e assim segue até hoje em sua pesquisa musical e espiritual – ainda vive a sua disposição dúbia: a calma e o agito.
Murilo Leandro Marcos “Muca”
Trompetista e Percussionista – 30 anos. Murilo Leandro Marcos, três seres que habitam um só corpo, nascido pernambucano, encarnado em Tubarão (SC), começou a tocar na fanfarra do Colégio Normal São José. Iniciou seus estudos musicais na percussão, passou pelo trompete e aprofundou nas cordas. Com sua sacola de instrumentos pelos bosques da UFSC, respirava poesias e organizava rodas de conversa e de música livre e espontânea. Vivenciou a força da música ancestral e a potência artística do coletivo durante cinco carnavais com o maracatu Arrasta Ilha de Florianópolis. Experimentou diversas medicinas, o que lhe faz acreditar que as possibilidades de curar são infinitas. Na caminhada da vida, também se entende médico de família comunitarista, educador popular e pai do Rodrigo, filho das flores e das nuvens, a mais sábia e divertida inspiração.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:
Serviço:
Q quê: apresentação da banda Ipomea Urutau
Quando: quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quando: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br /
Para contato com a banda: Produtora Ana Clara Neves: Telefones: (48) 99990-9559 (whatsapp) ;
Redes sociais:
facebook.com/ipomeaurutau
youtube.com/channel/UCRwdApRg7-bXYFPdPx6j86A/videos
Paulo Marcos de Assis/ Estagiário de Jornalismo / DAC / SeCArte / UFSC / com texto e informações do grupo
O Espaço Cultural Gênero e Diversidades – ECGD recebe nesta quarta-feira, 15 de agosto, o espetáculo Medeacústica, com a atriz e pesquisadora Luciana Lira e convidadas. A apresentação teatral terá início às 19h30. Após a apresentação haverá um espaço para debates.
Sinopse
Releitura da peça curta Medea que tomou parte do espetáculo Um Berço de Pedra (2016), tendo Luciana Lyra como atriz, dramaturgia de Newton Moreno e direção de William Pereira. Neste solo revisitado, a cena ganha contornos mais épicos, a Medea de Eurípedes transmuta-se na presidiária de Moreno, arquétipo da brasileira excluída, condenada por infanticídio e confrontada com a tragédia da maternidade.
Ficha técnica
Medeacústica I cena: 20 minutos às 19h30
I debate: 2 horas
Artista-pesquisadora: Luciana Lyra
Direção: William Pereira
Texto: Newton Moreno
Mediadora: Cacá Aiyra Safi
Debatedoras: Priscila Genara Padilha, Marinês da Rosa, Elisana De Carli e Alexandra Alencar
Serviço
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidades – IEG (ECGD)
Quando: 15/08 das 19h30 às 22h00
Espetáculo: Medeacústica, teatro seguido de debate
Artista: Luciana Lyra e convidadas
Organização e Produção: Simone Schmidt e Regina Celia da Silva do ECGD e do Instituto de Estudos de Gênero – IEG
Retornando das férias para mais um semestre de exibições comentadas e continuando com a temática “Distopias“, o Projeto Cinema Mundo/UFSC irá exibir na próxima quinta-feira, dia 16/08, a ficção cientifica “RoboCop: o policial do futuro’’ (RoboCop, Estados Unidos, 1987), dirigido por Paul Verhoeven.
A sessão, de entrada franca, acontecerá às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Peterson Silva e Rafaela Elaine Barbosa.
Sinopse:
Na Detroit do futuro, dominada por sádicos criminosos, a polícia foi privatizada e não consegue deter a alta criminalidade. A multinacional ‘’OCP’’ pretende substituir os policiais humanos por ciborgues, e aproveita o cadáver do policial Murphy, executado por uma quadrilha, para criar ‘’RoboCop’’ – um misto de máquina e homem a serviço da justiça. Mas as memórias de Murphy, que deveriam ter sido apagadas, ressurgem, e com elas o desejo de vingar-se de seus assassinos.
Sobre os comentaristas:
Doutorando em Sociologia Política pela UFSC, estuda teoria política anarquista e é também tradutor e autor independente de ficção, com “A Aliança dos Castelos Ocultos” (2013) e “A Guerra da União” (2015).
Licenciada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP/PR, possui especialização em Educação a Distância pela Faculdade Senac de Tecnologia – Florianópolis/SC e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o doutorado em Literatura (PPGLIT) também na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa sobre as representações femininas na Literatura e nos videogames. É integrante do núcleo de pesquisa ‘’Literatual’’. Atua como professora e designer educacional.
Serviço
O quê: exibição do filme “RoboCop: o policial do futuro”
Onde: Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC
Quando: quinta-feira – 16/08
Horário: 18h30
Contato: facebook.com/cinemamundo
Trechos comentados do filme O Valor de um Homem: muito além do valor de mercado.
A sessão será dia 17-08-2018, sexta-feira, de 16:00 às 18:00 no auditório do CSE. Comentários do prof. Wagner Arienti.
Filme francês contemporâneo que conta a história de Thierry, trabalhador industrial desempregado e sua luta para encontrar um novo emprego para manter a dignidade de sua família. Passa por vários cursos de reciclagem e de entrevistas totalmente inúteis, pois revela que o governo também não sabe o que fazer para revitalizar o emprego industrial. Finalmente, Thierry encontra emprego no setor de serviços, como segurança em loja de departamentos. De trabalhador industrial gerador de valor de uso e de troca de produtos passa a ser um vigia e repressor para garantir o valor de troca das mercadorias. Felizmente, ao contar uma história sobre um trabalhador contemporâneo, o filme revela que o valor de um homem é muito maior do que seu valor no mercado
É oferecido certificado de 2 horas.
O Cine Paredão exibe nesta sexta-feira, dia 17/08, o filme Scarface, de Howard Hawks, no gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH. O filme faz parte da Mostra Noir, que está sendo exibida durante o mês de agosto.
Sinopse
Na Chicago dos anos 20, um gângster rapidamente atinge o sucesso dentro da máfia. Imerso em um mundo de intrigas, poder e violência, ele terá que provar a si mesmo seus valores.
Ficha técnica
Direção: Howard Hawks, Richard Rosson
Roteiro: Ben Hecht, Armitage Trail, Howard Hawks,
Elenco: Paul Muni, Ann Dvorak, Karen Morley, Osgood Perkins, George Raft, Boris Karloff
Ano: 1932
Duração: 1h33
Classificação indicativa: 12
Sobre o Projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no gramado da parte externa do CED (ou no Auditório do Bloco E, em caso de chuva).
Serviço
O quê: exibição do filme “Scarface”
Onde: Gramado do CED
Quando: Sexta-feira – 17/08
Horário: 20 horas
Mais informações: Evento no Facebook
Contato: facebook.com/cineparedao | cineparedao.tumblr.com | instagram.com/cineparedao
A atriz Margarida Baird apresenta o monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, nos dias 17 e 18 de agosto, sexta e sábado, às 20 horas, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). O espetáculo tem direção de Brígida Miranda, teve sua estreia em março deste ano e é uma produção do Círculo Artístico Teodora, de Florianópolis, co-produção da Bapho Cultural, com apoio do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início da apresentação. Reserva de ingressos, pelo WhatsApp (48) 99941-1101.
Sobre o espetáculo “Maria, a Madalena”
Baseada em um dos nove contos do livro “Fogos”, de Marguerite Yourcenar, a peça é fundamentada no desespero e na busca de Madalena pela redenção. “São cenas de muito peso emocional, onde ela destila toda sua mágoa causada pelo estigma de serconsiderada uma prostituta e também ao lembrar seu amor por um homem que aabandonou por Deus,” detalha Margarida.
Nos 50 minutos do espetáculo comandado pela diretora teatral Brígida Miranda,o público poderá conferir toda a força cênica que a história de Maria Madalena exige.
“Representarei o arquétipo de uma mulher relegada ao exílio no inconsciente coletivoe, mesmo assim, sobrevivendo, se fazendo presente, resistente”, acrescenta Margarida.
Uma mistura de sensações e acontecimentos marcaram Margarida em uma viagem feita à região de Avalon (Inglaterra) no ano de 2017, o que despertou o desejo de levar a vida de Maria Madalena aos palcos. “Tudo surgiu por conta de uma vontade de eu estar em cena novamente, de dois sonhos muito significativos que tive, de um papo estimulante com um amigo e da viagem que fiz em 2017 para Glastonbury, Avalon. Lá, encontrei resíduos muito fortes da presença de Maria Madalena e de José de Arimatéia, que me levaram a um mergulho nas inúmeras versões sobre a vida dessamulher,” relembra.
Sobre Margarida Baird
Atriz veterana em grupos icônicos do cenário teatral brasileiro, Teatro Opinião,Teatro de Arena e Teatro Oficina, ao longo dos seus 55 anos de carreira, Margarida Baird trabalhou como atriz, diretora, artista plástica, dramaturga, contadora de histórias epesquisadora no Brasil e na França.
Em 2004 fundou, em Florianópolis, o Círculo Artístico Teodora, que agrupa artistas de diferentes áreas. A associação atua também na produção e realização de peças teatrais e eventos culturais nacionais e internacionais. Em seu currículo constam espetáculos teatrais e de narrativa de contos como “Urano quer mudar”, “La BellaPolenta”, “Contos que a Vovó conta”, além do Projeto Curupira, que visa formar plateias e fomentar arte e cultura para crianças e adolescentes da Capital.
Sobre Brígida Miranda
Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre (Master of Arts) pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de interpretação e direção teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Austrália 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Doque te lembras Maria? (2017) e Guerreiras Donzelas (2018). Editora da Revista deEstudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).
Sinopse
Monólogo estrelado por Margarida Baird, inspirado no conto poético “Maria Madalena ou A Salvação” (1936), da premiada autora francesa Marguerite Yourcenar (1903-1987), cujo texto dá voz à figura mítica de Maria Madalena como protagonista: uma mulher que teria sido uma das discípulas mais próximas de Jesus, que teve uma vida considerada controversa.
O espetáculo teatral “Maria, a Madalena” propõe uma abordagem feminista para repensar a figura dessa mulher que foi o equilíbrio do masculino e do feminino, tanto na representação do amor quanto na devoção.
Projeto Cena Aberta
Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC na área artística e cultural junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.
Serviço:
O quê: Apresentações do monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, estrelado por Margarida Baird (Grupo Círculo Artístico Teodora), com direção de Brígida Miranda.
Quando: dia 17 de agosto de 2018 (sexta), às 20 horas. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início do espetáculo.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Ingressos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Para reserva de ingressos, contatar a produção do espetáculo WhatsApp (48) 99941-1101
Contato: Bapho Cultural: Thomas Anthony (48) 99941-1101
Duração: 50 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Mais:
Bapho Cultural: facebook.com/baphocultural
Espetáculo Teatral Maria a Madalena: facebook.com/espetaculoteatralmariaamadalena
Círculo Artístico Teodora: facebook.com/circuloartisticoteodora
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações do grupo e texto de Fabi Henrique.
A solenidade de apresentação da Gestão 2018-2022 da UFSC será realizada neste sábado, 18 de agosto, às 10h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Também está programado o ato de descerramento da placa relativa à designação do Centro de Cultura e Eventos como “Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo”.
A atriz Margarida Baird apresenta o monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, nos dias 17 e 18 de agosto, sexta e sábado, às 20 horas, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). O espetáculo tem direção de Brígida Miranda, teve sua estreia em março deste ano e é uma produção do Círculo Artístico Teodora, de Florianópolis, co-produção da Bapho Cultural, com apoio do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início da apresentação. Reserva de ingressos, pelo WhatsApp (48) 99941-1101.
Sobre o espetáculo “Maria, a Madalena”
Baseada em um dos nove contos do livro “Fogos”, de Marguerite Yourcenar, a peça é fundamentada no desespero e na busca de Madalena pela redenção. “São cenas de muito peso emocional, onde ela destila toda sua mágoa causada pelo estigma de serconsiderada uma prostituta e também ao lembrar seu amor por um homem que aabandonou por Deus,” detalha Margarida.
Nos 50 minutos do espetáculo comandado pela diretora teatral Brígida Miranda,o público poderá conferir toda a força cênica que a história de Maria Madalena exige.
“Representarei o arquétipo de uma mulher relegada ao exílio no inconsciente coletivoe, mesmo assim, sobrevivendo, se fazendo presente, resistente”, acrescenta Margarida.
Uma mistura de sensações e acontecimentos marcaram Margarida em uma viagem feita à região de Avalon (Inglaterra) no ano de 2017, o que despertou o desejo de levar a vida de Maria Madalena aos palcos. “Tudo surgiu por conta de uma vontade de eu estar em cena novamente, de dois sonhos muito significativos que tive, de um papo estimulante com um amigo e da viagem que fiz em 2017 para Glastonbury, Avalon. Lá, encontrei resíduos muito fortes da presença de Maria Madalena e de José de Arimatéia, que me levaram a um mergulho nas inúmeras versões sobre a vida dessamulher,” relembra.
Sobre Margarida Baird
Atriz veterana em grupos icônicos do cenário teatral brasileiro, Teatro Opinião,Teatro de Arena e Teatro Oficina, ao longo dos seus 55 anos de carreira, Margarida Baird trabalhou como atriz, diretora, artista plástica, dramaturga, contadora de histórias epesquisadora no Brasil e na França.
Em 2004 fundou, em Florianópolis, o Círculo Artístico Teodora, que agrupa artistas de diferentes áreas. A associação atua também na produção e realização de peças teatrais e eventos culturais nacionais e internacionais. Em seu currículo constam espetáculos teatrais e de narrativa de contos como “Urano quer mudar”, “La BellaPolenta”, “Contos que a Vovó conta”, além do Projeto Curupira, que visa formar plateias e fomentar arte e cultura para crianças e adolescentes da Capital.
Sobre Brígida Miranda
Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre (Master of Arts) pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de interpretação e direção teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Austrália 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Doque te lembras Maria? (2017) e Guerreiras Donzelas (2018). Editora da Revista deEstudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).
Sinopse
Monólogo estrelado por Margarida Baird, inspirado no conto poético “Maria Madalena ou A Salvação” (1936), da premiada autora francesa Marguerite Yourcenar (1903-1987), cujo texto dá voz à figura mítica de Maria Madalena como protagonista: uma mulher que teria sido uma das discípulas mais próximas de Jesus, que teve uma vida considerada controversa.
O espetáculo teatral “Maria, a Madalena” propõe uma abordagem feminista para repensar a figura dessa mulher que foi o equilíbrio do masculino e do feminino, tanto na representação do amor quanto na devoção.
Projeto Cena Aberta
Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC na área artística e cultural junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.
Serviço:
O quê: Apresentações do monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, estrelado por Margarida Baird (Grupo Círculo Artístico Teodora), com direção de Brígida Miranda.
Quando: dia 18 de agosto de 2018 (sábado), às 20 horas. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início do espetáculo.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Ingressos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Para reserva de ingressos, contatar a produção do espetáculo WhatsApp (48) 99941-1101
Contato: Bapho Cultural: Thomas Anthony (48) 99941-1101
Duração: 50 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Mais:
Bapho Cultural: facebook.com/baphocultural
Espetáculo Teatral Maria a Madalena: facebook.com/espetaculoteatralmariaamadalena
Círculo Artístico Teodora: facebook.com/circuloartisticoteodora
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações do grupo e texto de Fabi Henrique.
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, 21 de agosto, às 19h no auditório Henrique Fontes, do CCE, o filme Memórias Do Subdesenvolvimento de Tomás Gutiérrez Alea. Os filme faz parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.
Sinopse
Cuba, início dos anos 1960. Logo após a revolução, os pais, os amigos e a esposa de Sergio (Sergio Corrieri) abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos. Subitamente sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados).
Ficha técnica
Direção: Tomás Gutiérrez Alea
Roteiro: Tomás Gutiérrez Alea
Elenco: Sergio Corrieri, Omar Valdés, Rene de la Cruz.
Ano: 1968
Duração: 1h 50mn
Serviço
O quê: filme Memórias Do Subdesenvolvimento
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 21/08 às 19 horas (com debate após a sessão)
Redes Sociais: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla | cineclube.ufsc.br | instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
O Cine Paredão exibe nesta sexta-feira, dia 24/08, o filme Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle, no gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH. O filme faz parte da Mostra Noir, que está sendo exibida durante o mês de agosto.
Sinopse
Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.
Ficha técnica
Direção: Louis Malle
Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef
Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall
Ano: 1958
Duração: 1h31
Classificação indicativa: Livre
Sobre o Projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no gramado da parte externa do CED (ou no Auditório do Bloco E, em caso de chuva).
Serviço
O quê: exibição do filme “Ascensor para o Cadafalso”
Onde: Gramado do CED
Quando: Sexta-feira – 24/08
Horário: 20 horas
Mais informações: Evento no Facebook
Contato: facebook.com/cineparedao | cineparedao.tumblr.com | instagram.com/cineparedao
Dia 24 de agosto – sexta-feira, ocorre a primeira apresentação do show de Carlos Trilha que será realizado no Teatro da UFSC. O horário de início do espetáculo é às 21 horas, com uma hora e meia de duração. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada), e podem ser comprados no site https://www.sympla.com.br/carlostrilha até o dia da apresentação, ou na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início do show.
A apresentação na Universidade integra o ‘Projeto Cena Aberta’ do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa.
O show
Carlos Trilha chega a Florianópolis com o “Concerto nº1 para sintetizadores” para compartilhar o recém-lançado álbum ‘MOOGBEAT – Nação Zumbi para Minimoog’.
Além das releituras da Nação Zumbi de ‘Meu maracatu pesa uma tonelada’, ‘Bala perdida’, ‘Quando a maré encher’ e a linda ‘Prato de flores’; o músico executará ao vivo, a bordo de seu impressionante “cockpit” de sintetizadores, sequencers e drummachines, composições próprias e versões retro-futuristas de Vangelis, Villa-Lobos, Jean-Michel Jarre e Carlos Gomes.
Uma imersiva, orgânica e vibrante performance musical eletrônica, comentam os produtores.
Carlos Trilha
Nascido em Florianópolis, Carlos Trilha é músico profissional desde 1986. Interessou-se pelo universo físico e eletrônico envolvido na geração dos sons desde seus primeiros anos na música, a partir do seu primeiro contato com um sintetizador aos dez anos. Em 1989, radicou-se no Rio de Janeiro onde tornou-se um dos tecladistas mais respeitados do Brasil, atuando com grandes artistas como Renato Russo e Marisa Monte.
Em 1992 foi convidado para participar da Legião Urbana. Sua afinidade musical com o grupo despertou o interesse de Renato Russo que o convidou para arranjar e produzir seus álbuns “The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”, que tiveram grande alcance chamando a atenção para o jovem produtor.
Desde então, Trilha vêm trabalhando incessantemente como produtor musical, arranjador, programador e tecladista, participando de gravações de centenas de faixas de artistas do cenário nacional, como Renato Russo, Lobão, Jerry Adriani, Legião Urbana, Ana Carolina, Erasmo Carlos e Gal Costa, além de participações especiais nas turnês internacionais de Marisa Monte.
Serviço:
O quê: show de Carlos Trilha
Quando: dia 24 de agosto de 2018
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) – (48) 3721-3853 e 3721-6493
Quanto: Ingressos no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da produção.
Dia 25 de agosto – sábado, ocorre a segunda apresentação do show de Carlos Trilha que será realizado no Teatro da UFSC. O horário de início do espetáculo é às 21 horas, com uma hora e meia de duração. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada), e podem ser comprados no site https://www.sympla.com.br/carlostrilha até o dia da apresentação, ou na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início do show.
A apresentação na Universidade integra o ‘Projeto Cena Aberta’ do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa.
O show
Carlos Trilha chega a Florianópolis com o “Concerto nº1 para sintetizadores” para compartilhar o recém-lançado álbum ‘MOOGBEAT – Nação Zumbi para Minimoog’.
Além das releituras da Nação Zumbi de ‘Meu maracatu pesa uma tonelada’, ‘Bala perdida’, ‘Quando a maré encher’ e a linda ‘Prato de flores’; o músico executará ao vivo, a bordo de seu impressionante “cockpit” de sintetizadores, sequencers e drummachines, composições próprias e versões retro-futuristas de Vangelis, Villa-Lobos, Jean-Michel Jarre e Carlos Gomes.
Uma imersiva, orgânica e vibrante performance musical eletrônica, comentam os produtores.
Carlos Trilha
Nascido em Florianópolis, Carlos Trilha é músico profissional desde 1986. Interessou-se pelo universo físico e eletrônico envolvido na geração dos sons desde seus primeiros anos na música, a partir do seu primeiro contato com um sintetizador aos dez anos. Em 1989, radicou-se no Rio de Janeiro onde tornou-se um dos tecladistas mais respeitados do Brasil, atuando com grandes artistas como Renato Russo e Marisa Monte.
Em 1992 foi convidado para participar da Legião Urbana. Sua afinidade musical com o grupo despertou o interesse de Renato Russo que o convidou para arranjar e produzir seus álbuns “The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”, que tiveram grande alcance chamando a atenção para o jovem produtor.
Desde então, Trilha vêm trabalhando incessantemente como produtor musical, arranjador, programador e tecladista, participando de gravações de centenas de faixas de artistas do cenário nacional, como Renato Russo, Lobão, Jerry Adriani, Legião Urbana, Ana Carolina, Erasmo Carlos e Gal Costa, além de participações especiais nas turnês internacionais de Marisa Monte.
Serviço:
O quê: show de Carlos Trilha
Quando: dia 25 de agosto de 2018
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) – (48) 3721-3853 e 3721-6493
Quanto: Ingressos no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da produção.
Dia 26 de agosto – domingo, ocorre a terceira e última apresentação do show de Carlos Trilha que será realizado no Teatro da UFSC. O horário de início do espetáculo é às 20 horas, com uma hora e meia de duração. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada), e podem ser comprados no site https://www.sympla.com.br/carlostrilha até o dia da apresentação, ou na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início do show.
A apresentação na Universidade integra o ‘Projeto Cena Aberta’ do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa.
O show
Carlos Trilha chega a Florianópolis com o “Concerto nº1 para sintetizadores” para compartilhar o recém-lançado álbum ‘MOOGBEAT – Nação Zumbi para Minimoog’.
Além das releituras da Nação Zumbi de ‘Meu maracatu pesa uma tonelada’, ‘Bala perdida’, ‘Quando a maré encher’ e a linda ‘Prato de flores’; o músico executará ao vivo, a bordo de seu impressionante “cockpit” de sintetizadores, sequencers e drummachines, composições próprias e versões retro-futuristas de Vangelis, Villa-Lobos, Jean-Michel Jarre e Carlos Gomes.
Uma imersiva, orgânica e vibrante performance musical eletrônica, comentam os produtores.
Carlos Trilha
Nascido em Florianópolis, Carlos Trilha é músico profissional desde 1986. Interessou-se pelo universo físico e eletrônico envolvido na geração dos sons desde seus primeiros anos na música, a partir do seu primeiro contato com um sintetizador aos dez anos. Em 1989, radicou-se no Rio de Janeiro onde tornou-se um dos tecladistas mais respeitados do Brasil, atuando com grandes artistas como Renato Russo e Marisa Monte.
Em 1992 foi convidado para participar da Legião Urbana. Sua afinidade musical com o grupo despertou o interesse de Renato Russo que o convidou para arranjar e produzir seus álbuns “The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”, que tiveram grande alcance chamando a atenção para o jovem produtor.
Desde então, Trilha vêm trabalhando incessantemente como produtor musical, arranjador, programador e tecladista, participando de gravações de centenas de faixas de artistas do cenário nacional, como Renato Russo, Lobão, Jerry Adriani, Legião Urbana, Ana Carolina, Erasmo Carlos e Gal Costa, além de participações especiais nas turnês internacionais de Marisa Monte.
Serviço:
O quê: show de Carlos Trilha
Quando: dia 26 de agosto de 2018
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) – (48) 3721-3853 e 3721-6493
Quanto: Ingressos no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da produção.
Abre nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h30min., no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição fotográfica “Abandono IV”, do fotógrafo e professor aposentado da UFSC Milton Muniz, com imagens de fachadas de edifícios do centro da cidade Florianópolis. A mostra, que estará aberta ao público até o dia 13 de setembro, é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Esta exposição contém cerca de 50 fotografias, parte das mais de 400 que registram fachadas de edificações do centro de Florianópolis. O conjunto de fotografias gerou quatro exposições “Abandono” que foram ou estão sendo mostradas na cidade, três delas agora na UFSC. Embora a maioria das construções ainda esteja em uso, o termo abandono também é utilizado para chamar a atenção para o estado de conservação da edificação. As fotos, de propósito, não têm legenda de identificação, apenas a indicação do endereço, para provocar uma visita do publico às ruas da cidade, num exercício de olhar com atenção para as fachadas das edificações históricas da cidade, comenta o professor Muniz.
As fotos foram feitas com uma câmera Nikon D3200, usando, quando necessário, lentes 18/55mm, 55/200mm, 55/300mm e, principalmente, 10/24mm evitando pessoas e carros no campo fotográfico, nos formatos JPEG e RAW. A revelação dos arquivos foi feita com o aplicativo Lightroom preservando o formato original da câmera. A impressão dos arquivos está nas dimensões (45×30)cm e foram aplicadas sobre recorte de papelão com as dimensões (50 x 35)cm., afixadas em painéis como um varal de fotografias.
Esta exposição no Hall da Reitoria tem o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.
Texto do Professor
Percorrendo as ruas de Florianópolis, observando a fachada do seu casario verifica-se uma sobreposição de estilos, de tempo, de poder econômico representando variáveis culturais. Não é fácil analisar essas variáveis pela simples observação: é necessário isolar cada fachada do seu entorno, avaliando valores intrínseco e extrínseco, histórico, estético e de relevância cultural. Em algumas ruas, essas casas formam conjuntos contínuos de fácil observação e caracterização, em outras, elas são unidades circundadas por prédios modernos que torna imperceptível sua presença pela imposição do porte e do desenho.
Verifica-se em vários autores que há uma preocupação constante nessa aparente contradição em relação a onde morar, trabalhar, espairecer tendo uma vida digna, confortável, prazerosa seja em uma casa, apartamento, oficina ou escritório.
A preocupação é dar minha despretensiosa contribuição à discussão como preservar, conservar ou demolir o casario antigo, histórico ou não, dando significado a sua existência, se houver. A casa é transformada de residência em local comercial, de serviço ou industrial, quando não, abandonada. Quando a casa deixa de ser uma residência, para o qual foi projetada e construída, assumindo uma outra função, pode estar preservada sua existência, ou encaminhada a demolição, dando lugar a outra construção, Abandonada, sua existência torna incerta.
Milton Muniz
Nascido em 1939, na fazenda Pouso Alto, Distrito Patrimônio de São Jerônimo, município de Ituiutaba, hoje, Gurinhatã (MG). Em 1971 concluiu o Cursou de História Natural na Universidade Católica de Goiás e mestrado, em 1978, no Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Em 1977 ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina como professor de Genética no Departamento de Biologia. Concluiu Doutorado em Engenharia de Produção na UFSC, em 2006, e se aposentou em julho de 2009. De1988 a 2016 participou ativamente do Movimento Docente (APUFSC-Sindical). Sua última atividade foi como representante do Sindicato junto ao Foro Estadual de Educação de Santa Catarina, encerrada em 2016.
Experiências com a fotografia
Diz o fotógrafo:
“O meu contato com a fotografia se deu a partir de 1959, em Ituiutaba, quando comprei uma máquina fotográfica, no formato caixote, conhecida, genericamente, como KODAK. Coincidindo com minha mudança da fazenda para cidade. Ela participou da minha introdução no processo de urbanização;
Em 1961, eu consegui meu primeiro emprego formal, fui trabalhar na Televisão, iniciando como operador de áudio, onde passei pelas atividades de operador de cabo, operador boom, operador de vídeo, operador de câmera, onde estive até 1967;
Na década de 1970 comprei uma câmera Yashica eletra 135;
Em 2010 comprei uma câmera Nikon colpix 100, digital. Com ela fiz o curso de fotografia do SENAC, com o Prof. André Sielski, em 2011;
Em 2012 comprei uma câmera Nikon D3200”.
Professor Milton Muniz cita a sua atuação com a fotografia em trabalhos acadêmicos da época do mestrado na UFPR, em Curitiba, quando praticou a fotomicrografia para obtenção de cromossomos humanos e de insetos, utilizando microscópio para produzir as fotografias para a sua pesquisa.
Comenta que mais tarde, em Florianópolis, surgiram outros interesses:
“Em 2012, procurava um tema para um trabalho efetivo na produção de fotografia. Lembrei-me de uma experiência, em férias em Goiânia, fotografando pessoas em situação de rua, à noite, imaginando em repeti-la aqui, em Florianópolis. Verifiquei que é um trabalho necessário, mas as dificuldades imaginadas, fizeram com que eu desistisse.
Percorrendo as ruas de Florianópolis, a pé, verifiquei que existia o abandono das edificações. Encontrando uma pessoa amiga, fantasiado de fotógrafo narrei-lhe meu objetivo, fotografar fachadas de edificações. Ela me informou da casa do Ton Wildi, na Rua Presidente Coutinho estava para ser demolida. Eu já conhecia o acervo que a família dele doou ao Museu Universitário da UFSC. Através de informação com a vizinhança, identifiquei o local. O terreno estava cercado, indicando que ali seria feita uma construção, com alguém explorava um estacionamento ali instalado, entrei e fotografei a residência abandonada. Em uma placa que encontrei no TAC, verifiquei que o Ton Wildi era do ramo da construção civil. A ideia tomou corpo de um projeto. Levantei uma pequena bibliografia e fui a campo, fotografando o Centro Histórico de Florianópolis.”
A Exposição “Abandono IV” abre dia 28 de agosto, às 18h30min. no Hall da Reitoria da UFSC onde permanece até 13 de setembro, aberta à visitação de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas.
O ciclo de exposições “Abandono” iniciou em junho deste ano na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) com a montagem de “Abandono I”, e agora percorre o campus da UFSC, na Trindade: até o dia 30 de agosto “Abandono II” poder ser vista no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.; “Abandono III”, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), visitação de 28/8 a 28/9, de terça a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e no primeiro sábado do mês, das 13 às 17 horas.
Serviço
O quê: Exposição Fotográfica “Abandono IV”, fotos de fachadas de edificações de Florianópolis, de autoria de Milton Muniz, professor aposentado da UFSC
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Campus da UFSC Florianópolis (SC).
Quando: Abertura: dia 28 de agosto de 2018, terça-feira, às 18h30min. Visitação: até dia 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC – (48) 3721-7233 e 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
Fotógrafo Milton Muniz: miltonmuniz2008@gmail.com
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com textos e fotos de Milton Muniz.
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, 28 de agosto, às 19h no auditório Henrique Fontes, do CCE, os filmes “Oratório para praga” e “A piada” de Jan Nemec e Jaromil Jires. Os filmes fazem parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.
Sinopse Oratório para praga
Um documento único da invasão soviética na Tchecoslováquia em 1968, o filme começa como um documentário sobre a liberação da Tchecoslováquia e torna-se o registro da entrada dos tanques russos em Praga. O único material filmado da invasão soviética, sendo visto por mais de 600 milhões de pessoas quando exibido na televisão, e foi a primeira informação de que o exército soviético não tinha sido “convidado a entrar”. O filme também inclui cenas nunca antes vistas da Primavera de Praga antes da invasão.
Ficha técnica
Direção: Jan Nemec
Elenco: Gene Moskowitz.
Ano: 1968
Duração: 29min
Sinopse A piada
O filme trata a respeito de um homem, Ludvik, que resolve voltar à cidade natal para vingar-se de amigos que, quinze anos antes, o expulsaram da faculdade e do partido comunista por causa de uma piada envolvendo o nome de Trotsky. O filme foi completado logo depois que os tanques Soviéticos adentraram as ruas de Praga em 1968.
Ficha técnica
Direção: Jaromil Jires
Roteiro: Jaromil Jires
Elenco: Josef Somr, Jana Dítetová, Ludek Munzar, Jaromír Hanzlík, Jaroslava Obermaierová, Vera Kresadlová, Jirí Cimický, Emil Haluska, Jaromír Hanzlík, Josef Hruby, Michal Knapcik, Stanislav Litera, Jaroslava Obermaierová, Michal Pavlata, Milos Rejchrt, Václav Sverák.
Ano: 1969
Duração: 1h 20min
Serviço
O quê: filmes Oratório para praga e A piada
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 28/08 às 19 horas (com debate após a sessão)
Redes Sociais: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla | cineclube.ufsc.br | instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
Na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, o palco do Projeto 12:30 recebe, pela primeira vez, o show da banda “Triple Frontera”, banda de rock brasileira/uruguaia/argentina composta por Sibha – baixo, Hugo Gonzalez – guitarra e Juan Pablo – na bateria. O show, com músicas autorais, é gratuito, aberto à comunidade e será realizado às 12h30min., em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
A banda
Fundada em abril de 2017, Triple Frontera é uma banda com uma formação um tanto inusitada. O nome sugestivo refere-se ao Power Trio Clássico de Rock, composto por três músicos de nacionalidades diferentes: Argentina, Uruguai e Brasil. O som da banda consiste numa fusão de elementos culturais e arranjos bem colocados, somados ao Rock and Roll, criando uma massa sonora, contemporânea e divertida. As composições da banda são diversificadas, cantando as ruas, o amor e o desamor, gritando palavras de ordem contra as fronteiras que os cercam, e as dualidades da vida cotidiana do ser humano, comentam os integrantes. Dentre as várias apresentações em bares e casas noturnas de Porto Alegre, Pelotas, Montevidéu e em algumas cidades da Argentina, a mais importante aconteceu no Festival Internacional de Las Artes, realizado na cidade de Pando, no Uruguai, em outubro de 2017. Aquele evento tem por objetivo criar um espaço promovendo o intercâmbio cultural entre países vizinhos e artistas locais da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.
Os integrantes
Sibha (baixo)
Sibha é um “ex-carioca” radicado em Florianópolis (SC) que, como um amor à primeira vista, após cruzar a ponte em direção à ilha, apaixonou-se e por aqui se aportou, segundo o baixista. Entre tantos trabalhos musicais, Sibha já formou e tocou em diversas bandas da capital de Santa Catarina e região. Uma delas foi muito importante para o cenário musical catarinense na década de 1990: a “Primavera nos Dentes”, onde foi baixista. Com novas visões artísticas resolveu migrar do baixo para o violão e experimentar novas possibilidades, oportunidades e viver outras histórias, além de que todas as experiências e aprendizados tornam Sibha um músico de certa forma independente, pois canta, compõe letras e músicas, toca violão e contrabaixo. A música criada por Sibha é um mix do urbano com o ambiental, do elétrico com o cotidiano, do POP com o regional, do lixo com a tecnologia, das ideias com o criar, e entre temperos dissonantes, o pulsar do bit funde-se com o ritmo numa linguagem moderna, onde se pode ouvir a rua, o amor, a ilha, o cotidiano, a fome, o mundo e a globalização. Sem ecletismo exagerado, as músicas têm personalidade, coesão, peso, fundamento e muita diversão.
Hugo Gonzalez (guitarra)
Hugo Gonzalez – músico, nasceu no Uruguai, em Pando, cidade considerada o berço do rock uruguaio. Iniciou seus estudos no contrabaixo aos 14 anos, aprendendo com amigos músicos e, mais tarde, concluiu seus estudos na escola Yamaha, em pedagogia musical. Participou de diferentes bandas e projetos, entre eles os que mais se destacaram é a banda Toxicola (fusion candombe funk), o grupo de humoristas Los Tamberitos, tendo a oportunidade de ganhar o primeiro lugar no carnaval uruguaio, e a lendária banda Intifada (rock/punk, hardcore), comprometida moral e socialmente com a causa dos direitos humanos. Em 2003, mudou-se para Florianópolis, para continuar sua carreira musical, ingressando na banda Sibha Terreiro e a esquina (rock fusion manguebeat). Pouco tempo depois, uma nova banda veio: a Mundaka Libre (rock surfmusic). Muitos shows e anos de estrada levam o guitarrista até o projeto Triple Frontera (rock punk hard core) uma banda explosiva, sem papas na língua, com a raiva dos oprimidos da sociedade.
Juan Pablo Ferrelli (baterista)
O baterista Juan Pablo Ferrelli, nascido em Buenos Aires, Argentina, começou a estudar bateria com oito anos de idade, passando por várias escolas de música da região. Além disso, foi aluno de grandes bateristas argentinos como Mario Fuentes, histórico baterista de “Jazz Ensamble”, Adolfo Matar, e o mundialmente conhecido baterista de jazz Daniel “Pipi” Piazolla. Gravou seu primeiro trabalho em estúdio aos 14 anos, com a banda Thrash Metal “Arkanas”. Juan participou e gravou com bandas de diversos estilos musicais, partindo do metal, passando pelo rock, reggae, ska, rock progressivo e grunge. Atualmente encontra-se em Florianópolis, estudando, dando aulas e focado no projeto “Triple Frontera”.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail: projeto
Serviço:
O quê: apresentação da banda Triple Frontera
Quando: dia 29 de agosto de 2018, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 | www.dac.ufsc.br | E-mail:
Contato com a banda: Sibha (baixista) | Telefone: +55 (48) 98462-0814 | E-mail: | Facebook: facebook.com/triplefronteraoficial
Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC/ com texto e foto da banda
A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo exibirá “Gattaca: experiência genética” (Gattaca, Estados Unidos, 1997), ficção científica dirigida por Andrew Niccol. Na época, o filme foi eleito pela NASA como ficção científica mais plausível, e foi premiado em quatro festivais europeus. O filme é uma distopia sobre eugenia em um tempo não tão distante do nosso. A sessão, de entrada franca, acontecerá no dia 30/08 (quinta-feira), às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários Luiza Mazzola e Rafael Muniz.
Sinopse:
E se você pudesse ser controlado por sua genética? Se para arrumar emprego você precisasse ter um certo genótipo? Para entrar em Gattaca, uma corporação que desenvolve pesquisa e tecnologia avançada em astronomia, é necessário uma propensão genética favorável à saúde física e psíquica de um indivíduo. Para aqueles que não possuem dados genéticos favoráveis, sobram os empregos dados a classe social mais baixa nessa nova estratificação social, a classe daqueles que não possuem um genótipo saudável e produtivo intelectualmente. Vincent Freeman foi concebido biologicamente, isto é, não se escolheram os “melhores” genes para sua concepção dentro de um laboratório. Destinado a viver como um faxineiro, Vincent faz uma escolha perigosa para viver seu sonho de trabalhar como astronauta, por meios ilegais finge ser quem ele não é, um membro da elite.
Sobre os comentaristas:
Luiza Salgado Mazzola
Bacharela em Letras Francês pela UFSC, possui mestrado em Literatura e é, atualmente, doutoranda na mesma área, no PPGLit (UFSC). Estuda Crítica Genética e Estudos de Processos Criativo, com enfoque na criação literária, sobretudo, mas também na criação musical e fílmica. É integrante do NUPROC, Núcleo de Estudo de Processos Criativos (UFSC). Atua como professora de francês, tradutora e revisora.
Rafael Muniz de Moura
Graduado em Museologia pela Unirio, em 2007, atuou como museólogo no Projeto Ciência Móvel, vinculado ao Museu da Vida, Fiocruz, entre 2007 e 2008, e no Ecomuseu de Itaipu, de 2008 a 2010. Desde então é Técnico em Assuntos Culturais no Museu Victor Meirelles, Ibram. Tem experiência no setor de Museus e Patrimônio, com ênfase em gestão, comunicação e documentação museológica. Graduando em Letras-Português na Ufsc desde 2016.
Você já se perguntou o que é Feminismo? Na Inglaterra do século XVIII, Mary Wollstonecraft escreveu: “Em defesa dos direitos da mulher”, publicando uma das primeiras obras sobre filosofia feminista. Nele, Wollstonecraft responde aos teóricos da educação e políticas que não acreditavam que as mulheres devem ter direitos iguais. Marcia Tiburi, filósofa e, atualmente candidata ao governo do RJ, tem um livro que tenta responder à questão. Angela Davis, mulher negra, intelectual, norte americana, também dá uma resposta quando em sua obra fala do movimento negro, destacando a mulher.
Essas escritoras não são autoras de Literatura, falam de forma conceitual, teórico sobre o tema. E será que a Literatura fala sobre o feminismo? Em todas as épocas? Mesmo antes dele existir? Para surpresa de muitos: sim. Antígona (Sófocles), uma tragédia, escrita em 442 A.C., conta a história de Antígona, uma mulher que desafiou as autoridades patriarcais. Juana Inés de La Cruz, uma importante poetisa mexicana e freira, no século XVII escreveu sobre os desejos que sentia por um amor proibido. Charlotte Brontë, que deu vida à Jane Eyre, e com a imagem de mulher submissa, deixou em evidência o locus social feminino; a mulher deveria estar à margem. Ou seja, através dos séculos a Literatura deu voz e vez às questões que hoje conceituamos como feministas.
A Confraria convida todos para (re)conhecer 3 autoras sob o viés do Feminismo. Elas serão apresentadas pelas professoras da UFSC, Janyne Sattler do curso de Filosofia da UFSC e Arlyse Ditter e Maristela Campos, do Colégio de Aplicação.
Serviço:
Data: 31 de agosto de 2018
Hora: 18h30
Local: Laboratório de Linguagens – Colégio de Aplicação
Informações: Colégio de Aplicação
Rede social: facebook.com/confrarialiterariadoca
Traga algo para o café comunitário.
Participamos do LIXO ZERO, traga sua caneca sustentável.
Se você não conhece o CA use o mapa do link: http://confrarialiteraria.wixsite.com/confraria-literaria/mapa
O projeto CineARQ exibe nessa sexta-feira, 31 de agosto, às 18h30, na arquibancada do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, o filme “O Céu de Lisboa”, dirigido por Wim Wenders. Após a apresentação do filme o espaço será aberto para debate.
Sinopse:
Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme, mas quando chega percebe que Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens e, fascinado com a beleza do lugar, resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Mas novas surpresas o aguardam com o repentino reaparecimento de Friedrich.
Sobre o CineARQ 2018:
Em 2017, o CineARQ exibiu e debateu filmes produzidos na América do Sul, alternando títulos brasileiros e dos países vizinhos. Em comum, as produções permitiram olhares sobre os modos de habitar, as lutas de classes, as disputas territoriais e a riqueza cultural sul-americana. Em 2018, o CineARQ propõe como eixo estruturador dos debates os olhares estrangeiros, nas suas mais variadas acepções e possibilidades, abrangendo das diferenças étnicas em escalas continentais à segregação espacial dentro de uma mesma cidade. Num período de intolerância exacerbada, queremos discutir os choques culturais, as diferenças de pontos de vista, os preconceitos étnicos, a xenofobia e a colonização, trazendo à luz os clichês do cinema mainstream e confrontando-os com produções que ousam quebrar esses padrões de interpretação. Em suma, o CineARQ propõe uma discussão sobre o que se considera estranho ou estrangeiro e como isso se reflete no campo da arquitetura e do urbanismo.
As reuniões de debate acontecem todas as quartas-feiras, às 18h30, no hall da maquetaria, e são abertas a todos. No final de cada mês, acontece a exibição de um dos filmes debatidos nas reuniões.
Serviço:
O quê: exibição do filme O Céu de Lisboa, seguida de debate.
Quando: sexta-feira (31/08) às 18h30
Onde: Arquibancada do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC
Quanto: Gratuito
Rede Sociais:
Facebook: facebook.com/cinearq.ufsc | Evento no Facebook
Instagram: instagram.com/cinearq.ufsc
O Cine Paredão exibe na sexta-feira, dia 31/08, o filme Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, no gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH. O filme faz parte da Mostra Noir, que está sendo exibida durante o mês de agosto.
Sinopse
Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela.
Ficha técnica
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson
Ano: 1950
Duração: 1h50
Classificação indicativa: Livre
Sobre o Projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no gramado da parte externa do CED (ou no Auditório do Bloco E, em caso de chuva).
Serviço
O quê: exibição do filme “Crepúsculo dos Deuses”
Onde: Gramado do CED
Quando: Sexta-feira – 31/08
Horário: 20h00
Mais informações: Evento no Facebook
Contato: facebook.com/cineparedao | cineparedao.tumblr.com | instagram.com/cineparedao
O espetáculo “Suspeitos” será apresentado pela companhia teatral N.A.F.T. no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), nos dias 31 de agosto (sexta) e 02 de setembro (domingo), às 20 horas – não haverá sessão no sábado. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), e começam a ser vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da sessão. A apresentação na Universidade integra o projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), SeCArte da UFSC.
Suspeitos – O espetáculo Long Form do N.A.F.T.
O espetáculo “Suspeitos” é a única peça de improviso do estado de Santa Catarina em formato Long Form — toda a história vem da relação, transformação e improvisação entre os atores/personagens. Na entrada do espetáculo, a plateia é convidada a dar dicas de lugares, nomes e objetos para a construção da história. Durante a apresentação, os atores conectam essas indicações e seguem as orientações que se encontram em caixas colocadas estrategicamente no palco. A peça é construída em tempo real, onde o detetive deverá investigar três suspeitos de assassinato, cujas personalidades são completamente improvisadas no ato. Assim, através da conexão entre os personagens em cena, narrativas são criadas, dando origem a uma história completa e coerente — com início, meio e fim. Desde a sua criação, em 2016, a peça “Suspeitos” esteve em teatros como o Teatro Armação e o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Além disso, participou de eventos como o Jantar de Aniversário do Jornal de Forquilhinha, em São José (SC), e de festividades do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina (CIB).
N.A.F.T. – Nós Amamos Fazer Teatro
Um grupo que anuncia ao que veio em seu próprio nome: Nós Amamos Fazer Teatro. Criado pela atriz, diretora e professora Fabiana Franzosi, em 2012, o N.A.F.T. cresce e expande suas fronteiras e parcerias a cada dia. Além de ser uma escola de teatro com várias turmas espalhadas por Florianópolis, o N.A.F.T. oferece oficinas de teatro em diversos espaços e atua com projetos de teatro corporativo e eventos. O espetáculo “Suspeitos” é um projeto desenvolvido no interior do grupo de estudo e pesquisa, o Laboratório N.A.F.T.
Direção
Fabiana Franzosi é atriz, professora e diretora de teatro, preparadora de elenco, e fundadora da escola N.A.F.T. – Nós Amamos Fazer Teatro, grupo que possui um repertório de espetáculos e projetos diversos em Florianópolis, Santa Catarina. Fabiana participou de filmes curta e longa metragem como atriz e preparadora de elenco e de várias montagens teatrais como atriz e também como diretora. No cinema atuou em produções como Oração do Amor Selvagem e Nuvem, entre outros. No âmbito teatral, foi diretora de peças como Galileu, de Bertolt Brecht; Macbeth, de William Shakespeare; Os Construtores do Império, de Boris Vian.
Projeto Cena Aberta
Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa, que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.
Serviço
O quê: apresentação do espetáculo “Suspeitos”, do Grupo Teatral N.A.F.T.
Quando: dia 31 de agosto (sexta) às 20 horas – não haverá sessão no sábado.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis – SC.
Quanto: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: 10 anos.
Contato: Cena Aberta: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2383 | 3721-3853 ou 3721-9447 | www.dac.ufsc.br
Contato com a companhia: Direção geral – Fabiana Franzosi.
Telefone: +55 (48) 98442-7473 | E-mail:
Site:www.naft.com.br
Facebook:facebook.com/nosamamosfazerteatro
Matheus Bonfim | Estagiário de Jornalismo | DAC/SeCArte/UFSC/ com informações e fotos do grupo
O espetáculo “Suspeitos” será apresentado pela companhia teatral N.A.F.T. no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), nos dias 31 de agosto (sexta) e 02 de setembro (domingo), às 20 horas – não haverá sessão no sábado. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), e começam a ser vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da sessão. A apresentação na Universidade integra o projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), SeCArte da UFSC.
Suspeitos – O espetáculo Long Form do N.A.F.T.
O espetáculo “Suspeitos” é a única peça de improviso do estado de Santa Catarina em formato Long Form — toda a história vem da relação, transformação e improvisação entre os atores/personagens. Na entrada do espetáculo, a plateia é convidada a dar dicas de lugares, nomes e objetos para a construção da história. Durante a apresentação, os atores conectam essas indicações e seguem as orientações que se encontram em caixas colocadas estrategicamente no palco. A peça é construída em tempo real, onde o detetive deverá investigar três suspeitos de assassinato, cujas personalidades são completamente improvisadas no ato. Assim, através da conexão entre os personagens em cena, narrativas são criadas, dando origem a uma história completa e coerente — com início, meio e fim. Desde a sua criação, em 2016, a peça “Suspeitos” esteve em teatros como o Teatro Armação e o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Além disso, participou de eventos como o Jantar de Aniversário do Jornal de Forquilhinha, em São José (SC), e de festividades do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina (CIB).
N.A.F.T. – Nós Amamos Fazer Teatro
Um grupo que anuncia ao que veio em seu próprio nome: Nós Amamos Fazer Teatro. Criado pela atriz, diretora e professora Fabiana Franzosi, em 2012, o N.A.F.T. cresce e expande suas fronteiras e parcerias a cada dia. Além de ser uma escola de teatro com várias turmas espalhadas por Florianópolis, o N.A.F.T. oferece oficinas de teatro em diversos espaços e atua com projetos de teatro corporativo e eventos. O espetáculo “Suspeitos” é um projeto desenvolvido no interior do grupo de estudo e pesquisa, o Laboratório N.A.F.T.
Direção
Fabiana Franzosi é atriz, professora e diretora de teatro, preparadora de elenco, e fundadora da escola N.A.F.T. – Nós Amamos Fazer Teatro, grupo que possui um repertório de espetáculos e projetos diversos em Florianópolis, Santa Catarina. Fabiana participou de filmes curta e longa metragem como atriz e preparadora de elenco e de várias montagens teatrais como atriz e também como diretora. No cinema atuou em produções como Oração do Amor Selvagem e Nuvem, entre outros. No âmbito teatral, foi diretora de peças como Galileu, de Bertolt Brecht; Macbeth, de William Shakespeare; Os Construtores do Império, de Boris Vian.
Projeto Cena Aberta
Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa, que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.
Serviço
O quê: apresentação do espetáculo “Suspeitos”, do Grupo Teatral N.A.F.T.
Quando: 02 de setembro (domingo) de 2018, às 20 horas – não haverá sessão no sábado.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis – SC.
Quanto: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: 10 anos.
Contato: Cena Aberta: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2383 | 3721-3853 ou 3721-9447 | www.dac.ufsc.br
Contato com a companhia: Direção geral – Fabiana Franzosi.
Telefone: +55 (48) 98442-7473 | E-mail:
Site:www.naft.com.br
Facebook:facebook.com/nosamamosfazerteatro
Matheus Bonfim | Estagiário de Jornalismo | DAC/SeCArte/UFSC/ com informações e fotos do grupo
O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte’ apresenta o making of do filme ‘Moulin Rouge’ de Baz Luhrmann, dia 04 de setembro, às 14h30, na sala de projeção do cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Haverá também uma conversa sobre o processo de confecção dos figurinos, indumentárias e cenários com o professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Artes, responsável pelas disciplinas Direção de Arte Para Cinema de Ficção, Direção de Arte I e Direção de Arte II.
Sinopse do Filme
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.
Quando: 04 de setembro, às 14h30
Onde: sala de projeção do cinema, no primeiro andar do bloco D do CCE
Quanto: gratuito
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe nessa terça-feira, 04 de setembro, às 19h o filme “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman no auditório Henrique Fontes, do CCE, o filme.
Sinopse
Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
Ficha Técnica
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Bibi Andersson, Inga Gill, Maud Hansson.
Ano: 1957
Duração: 01 hs 40 min
Sobre o Projeto
O Cineclube Rogério Sganzerla apresenta exibições de filmes e conversa após as sessões, que acontecem semanalmente às terças-feiras no Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B, Campus Trindade, UFSC), às 19 horas. O CRS surgiu da urgência sentida pelos alunos do então recém-criado Curso de Cinema da UFSC (2005) em discutir de forma mais sistemática, através da exibição de filmes e em seguida com um debate, questões ligadas à história e teoria do cinema dentro da comunidade universitária e local. Atualmente o projeto conta com o apoio da equipe do Cine Paredão e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Curso de Cinema.
Serviço
O quê: O Sétimo Selo de Ingmar Bergman
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 04/09 às 19 horas (com debate após a sessão)
Mais Informações: Evento no facebook
Redes Sociais: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla | cineclube.ufsc.br | instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
Estão abertas, a partir do dia 5 de setembro, as inscrições para a Oficina de Cerâmica Artística, a ser ministrada pela ceramista Aionara Preis. As inscrições são presenciais, das 8 às 12 ou das 13 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas, e podem ser feitas até o primeiro dia de aula. Vagas reduzidas. Não haverá mensalidade, apenas uma taxa única de matricula. A oficina integra o projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, do Departamento Artístico Cultual (DAC)/SeCArte da UFSC.
Ministrante: Aionara Preis Gabriel
Carga Horária: 30 horas
Período de realização da oficina: 13/09/2018 a 22/11/2018
Horário da Oficina: Quintas-feiras, das 9 às 12 horas
Número de alunos: 10 alunos por turma – mínimo 8
Matrícula: De 5 a 13/09/2018, das 8 às 12 ou das 13 às 17 horas
Taxa de Inscrição: R$ 250,00 (sem mensalidade)
Requisito: aberta a todos os interessados (jovens e adultos), iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.
Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento; a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.
Procedimentos para matrícula:
Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la nas datas e horários definidos para matrícula na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.
Sobre a Oficina:
Através de procedimentos práticos e teóricos da modelagem cerâmica, o aluno desenvolverá projetos enfatizando as técnicas e os conteúdos formais, processos e procedimentos relacionados à produção criativa, conhecendo também a transformação da argila em cerâmica pela ação do fogo e os diferentes tipos de fornos.
Objetivos Gerais
Apresentar aos alunos os diferentes tipos de massas cerâmicas e as possibilidades de alteração da argila com outros elementos, as diversas modalidades de conformação dos objetos cerâmicos utilizados no ateliê, as técnicas de acabamento e os tipos de revestimentos. Indo além da parte prática, técnica e criativa, os alunos poderão acompanhar as etapas da cerâmica desde a manipulação da massa aos resultados das queimas e assim conhecer e identificar os efeitos e eventuais problemas.
Metodologia
Sendo este um curso de curta duração e com caráter prático, a vivência no atelier é o principal. Durante o curso, cada aluno deverá realizar vários projetos usando as técnicas estudadas, partindo da elaboração da ideia, seguindo-se a execução do projeto, secagem e a queima final do objeto. O conteúdo teórico será apresentado simultaneamente com a prática, seguindo as etapas da cerâmica e o interesse do grupo.
Ementa:
A oficina tem característica eminentemente prática que pretende provocar e desenvolver a modelagem manual, a sensibilidade estética, a valorização da arte, a produção de objetos artísticos e utilitários a partir do contato com a argila. Para isso é preciso ter conhecimento prático de técnicas, processos de manipulação e consolidação das massas cerâmicas. O conhecimento teórico da conformação da cerâmica pela modelagem a mão, modelagem por prensagem, uso de tornos e máquinas, técnicas de acabamento, possibilitam o resgate a tradições culturais fadadas ao esquecimento e a inovação decorrente da presença tecnológica. O conhecimento teórico de diferentes tipos de queimas, fugindo da tradicional queima em forno elétrico, amplia as possibilidades de consolidação da cerâmica pelo fogo e dos resultados. Além destas etapas indispensáveis, existem os cuidados durante a produção e secagem da peça; as soluções para acidentes; os tipos de revestimentos; as técnicas de acabamentos e as diferenciações pela temperatura de queima. Todas estas etapas são importantes para que uma peça consiga passar por todas as transformações físicas e químicas sem acidentes. Com estes conhecimentos básicos de cada etapa da cerâmica, é possível que qualquer iniciante possa se desenvolver e aperfeiçoar sua prática e pesquisas com esta linguagem.
Sobre a ministrante:
Aionara Preis Gabriel possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017), bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição (2014) e curso técnico em Cerâmica Artística Artesanal pela escola técnica SATC (2007). Atualmente trabalha com projetos de restauração de arte sacra; projetos educacionais e oficinas de cerâmica. Sua pesquisa perpassa por teorias artísticas e produção plástica em cerâmica. Portfólio online.
Serviço:
O quê: Inscrições para Oficina de Cerâmica Artística com a ceramista Aionara Preis, no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC
Quando: Inscrições: de 05 a 13 de setembro de 2018, das 8 às 12 ou das 13 às 17 horas
Onde: Inscrição Presencial: Coordenação das Oficinas de Arte: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) / Departamento Artístico Cultural (DAC), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
Quanto: Taxa de inscrição única (R$ 250,00). Sem mensalidade.
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48) 3721-2498 | 3721-9447 | 3721-6493 – Veja a relação de oficinas oferecidas pelo DAC no link Cursos e Oficinas de Arte do site www.dac.ufsc.br
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da coordenação da oficina
Na próxima quarta-feira, dia 05 de setembro, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda “Baga-Pirata”, composta por Adriano “Baga” Rotini, no baixo, e Leandro “Pirata” Rosa, na bateria. O show, com músicas autorais, é gratuito, aberto a comunidade e será realizado às 12h30min., em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
A banda
Fundada em 2012, “Baga-Pirata” é uma banda de rock que soa como um Power Trio Clássico de Rock, porém composta por apenas dois músicos. Adriano “Baga” Rotini e Leandro “Pirata” Rosa são pesquisadores apaixonados pela música dos anos 1970. Inicialmente, tocavam descontraidamente e sem maiores pretensões, até que perceberam que o trabalho poderia se tornar algo sério. A partir desse momento, intensificaram um processo natural de composições autorais, o que proporcionou à banda a gravação de um EP com três músicas lançadas virtualmente, em 2014. Suas composições têm influências do rock, blues, jazz, reggae, rock progressivo, funk, soul, heavy metal, samba choro, bossa nova, bossa jazz, samba rock, entre outros.
“Nossos sons e ideias, nossa filosofia musical e metafísica é bem espiritual, retratando amizade, verdade, e, acima de tudo, simplicidade, com toques de todas as vertentes musicais possíveis que ouvimos. Nossa busca é a permanência na história da qualidade de um cânone possível, em qualquer rótulo em que nos encaixarem, apesar de duvidarmos de rótulos. É futuro de música. É o duo-caos sonoro. A organização permanente”, comentam os integrantes.
Em 2016, a banda foi obrigada a fazer uma pausa devido à construção de um novo estúdio, o que proporcionaria uma melhor continuidade ao projeto. Com o estúdio pronto, “Baga-Pirata” retorna para uma nova etapa com novas composições e a gravação de um novo disco com quatro músicas que serão lançadas ainda este ano.
Os integrantes
Adriano “Baga” Rotini (baixo)
Nascido em Concórdia (SC), iniciou seus estudos no baixo em 1990. Em 1995 ingressou na banda instrumental Brasil Papaya, com a qual tocou por todo estado durante 15 anos, registrando com os mesmos dois discos e três coletâneas. Em 2007 participou da tour de 30 anos da histórica banda de rock paulista Patrulha do Espaço, que percorreu o País naquele mesmo ano tocando em grandes festivais, como o Goiânia Noise. No ano de 2009, participou de um disco com a banda autoral Bodoque de rock progressivo, e ainda neste mesmo ano transfere-se para a Itália. Por lá, entre 2009 e 2012, participou da banda Smogmagica de música autoral, acompanhando o compositor Luca Porcelluzzi.
Leandro “Pirata” Rosa (bateria)
Nascido em Sombrio (SC) iniciou os estudos na bateria ainda muito jovem, com apenas 11 anos de idade, profissionalizando-se e acompanhando diversas bandas de baile pela Região Sul do País. Atualmente tem outros projetos autorais paralelos, que desenvolve com o Leite de Velha e o compositor e guitarrista PeVê, tendo acabado de gravar os seus respectivos álbuns.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 | www.dac.ufsc.br – pelo e-mail: projeto1230@contato.ufsc.br
Serviço:
O quê: apresentação da banda “Baga-Pirata”
Quando: dia 05 de setembro de 2018, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 | www.dac.ufsc.br | E-mail: projeto1230@contato.ufsc.br
Contato com a banda: Telefone: +55 (48) 99922-9558 | E-mail: bagarotini@yahoo.com.br | baudopiratadiscos@gmail.com |Facebook: Baga-Pirata | Youtube: Baga-Pirata
O Projeto de Extensão Cantos de Gaia, vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do Departamento de Artes da UFSC (ART) organiza a atividade – vivências de canto e música para gestantes e mães de bebês e crianças pequenas da comunidade universitária. As atividades do semestre 2018.2 iniciam em 10 de setembro e se estendem até 30 de novembro. São três grupos de vivência com um encontro semanal com duração entre 1h e 1h30, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE), conforme descrição abaixo:
Gestantes:
Todas as quartas-feiras, das 15h às 16:30 (turma em andamento, aberta para entrada de novas gestantes)
Mães com crianças de colo e engatinhantes:
Todas as sextas-feiras, das das 10h às 11h (início dia 14 de setembro de 2018);
Mães com crianças pequenas (cerca de 2 anos de idade):
Todas as segundas-feiras, das 9:30 às 11h (início dia 10 de setembro de 2018).
Sobre as vivências
O projeto de extensão Cantos de Gaia realiza vivências sonoras desde 2015. Com o grupo de gestantes, as vivências sonoras visam à cantar o ciclo da gestação e celebrar a vida, além de vivências em musicoterapia para trabalhar a consciência corporal na gestação, a preparação para o parto e para a maternidade, e o empoderamento feminino, a comunicação afetiva com o bebê no ventre e a sororidade entre as mulheres na gestação.
Nos grupos de mães com bebês e crianças pequenas, as vivências buscam o compartilhamento de sonoridades que explorem corpo e voz de mães e seus filhos, em um espaço de liberdade, amoroso e musical.
Serviço
O quê: Projeto de Extensão Cantos de Gaia
Quando: 10/09 à 30/11
Onde: Centro de Comunicação e Expressão da UFSC
Quanto: gratuito
Mais Informações: www.cantosdegaia.com |
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe nesta terça-feira 11/09 o filme Morangos Silvestre, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será apresentada durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco.
Sinopse:
Morangos Silvestres é a viagem de um velho num único dia entre Estocolmo e Lund. E, ao mesmo tempo, conta os sonhos que ele tem durante a viagem. A volta à infância. Sua história. A história de um bacteriologista envolto numa tradição que é apresentada pelo diretor como fúnebre, morta, de um país que já não mais existe. Entre a infância e a coroação de sua história de vida, medeia a amada que não se casou com Isak. Enfim, entre a história acabada e a infância nostálgica, um amor perdido para sempre.
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Victor Sjöström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin.
Ano: 1957
Duração: 1h 28min
Serviço:
O quê: Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 11/09
Horário: 19 horas
Com debate após a sessão.
Redes sociais:
Facebook: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla
Instagram: instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
Localização
Sobre o projeto:
O Cineclube Rogério Sganzerla convida a todxs para participar das exibições e da conversa após as sessões que acontecem semanalmente às terças-feiras no Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B, Campus Trindade, UFSC), às 19 horas. O CRS surgiu da urgência sentida pelos alunos do então recém-criado Curso de Cinema da UFSC (2005) em discutir de forma mais sistemática, através da exibição de filmes e em seguida com um debate, questões ligadas à história e teoria do cinema dentro da comunidade universitária e local. Atualmente o projeto conta com o apoio da equipe do Cine Paredão e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Curso de Cinema.