Agenda Cultural
O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia de 11 a 29 de abril. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016.
O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11 de abril, às 16h, no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e, no dia 19, Dia do Índio, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público.
A Exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistas por milhares de pessoas.
Serviço
O quê: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia
Artista: Jaider Esbell Makuxi, de Roraima
Local: MArquE – UFSC – Hall
Abertura: Terça-feira, 11 de abril – 16h
Período: 11 a 29 de abril
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, dia 29/04, das 13h às 17h.
Contato com o artista:
No dia 19 de abril, o “Café com Dança” faz a apresentação e exibição do documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense por sua autora – Jussara Xavier. Após o filme, segue conversa com ex-integrantes do grupo, sobre os modos de pensar e fazer dança nas décadas de 80 e 90 em Florianópolis, Santa Catarina e no Brasil.
Serviço:
O que: Café com Dança – apresentação e exibição documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense;
Quando: 19 de abril, quarta-feira, às 14h30;
Onde: sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC;
Quanto: gratuito e aberto a comunidade;
A partir do dia 19/04 a comunidade UFSC terá um novo ponto de encontro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Espaço Expositivo do CCEven, um novo espaço que pretende divulgar as atividades culturais da Universidade. O projeto foi idealizado pela atual diretora do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC – DCEven, Rosemar da Silva. A abertura ficará por conta da artista plástica Albertina Prates, com exposição intitulada “Silêncio”, e na sequência mais três artistas catarinenses irão expor.
Albertina Prates é uma artista plástica catarinense conhecida pelas suas obras de arte figurativa em telas de grandes formatos. Já expôs em prestigiados espaços culturais como Carrousel Du Louvre – Paris; Nádor Galéria – Budapeste; Museum Night – Serbia e Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, entre outros. Participou de vários salões de arte e da Bienal de Arte Contemporânea da Argentina. Simultaneamente a artista esta com a exposição “A Pele” no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, que propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e traz exemplares de pele humana.
SERVIÇOS:
Local: Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Universitário – Trindade – Florianópolis – SC
Abertura: 19 de abril de 2017 as 17:30 horas
Período: 19 de abril a 24 de junho de 2017 – 2ª a 6ª feiras das 8 às 20 horas
Promoção: UFSC/SeCArte/DCEven
Contatos: Albertina.prates@hotmail.com ou telefone 48 3721.8718
Exibição do filme Laranja Mecânica (1971), dirigido por Stanley Kubrick. Café Cinematográfico apresentado pelo professor do CA George França, com discussão sobre violência, vingança, dramas humanos, polêmica, manipulação e música clássica, temas recorrentes no filme.
Mais informações no evento no Facebook: Café Cinematográfico – Laranja Mecânica
O projeto Cine Buñuel exibe na próxima terça-feira, 25 de abril, às 14h, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), “O Banheiro do Papa”, de Cesar Charlone e Enrique Fernández. O filme é uma coprodução entre França, Uruguai e Brasil. Ambientado na cidade de Melo, em 1988, trata da saga de um contrabandista uruguaio fronteiriço que vislumbra, na visita que o Papa fará ao Uruguai, uma possibilidade de mudar de vida. Esta será a segunda exibição do ciclo “Para poder falar”, que o Cine Buñuel promove ao longo deste primeiro semestre de 2017 e que trata de temas considerados tabus. Após a exibição do filme acontecerá um bate-papo com o público presente.
O filme
A trama aborda também da vida familiar e social dos personagens que circundam o protagonista. Não sendo um filme que pode ser definido como “pesado”, ainda assim contém as características que acompanham boas obras cinematográficas: abordagem de questões humanas profundas, fotografia primorosa, elenco muito competente, ritmo, montagem e roteiro impecáveis. Entre muitos outros prêmios, recebeu o de Melhor Filme no Festival de Gramado e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral que busca promover a reflexão do cinema espanhol e latino-americano, a partir da exibição de filmes e do bate-papo gerado na sequência. Os filmes são exibidos em língua original, com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam assistir e participar dos debates dos temas apresentados. A cada semestre é proposto um ciclo de filmes de temática variada.
O quê: Exibição do filme “El Baño del Papa”
Quando: 25 de abril de 2017, às 14h
Onde: Auditório Elke Hering, localizado na Biblioteca Universitária da UFSC
Mais informações: no site do projeto.
Na terça-feira, 25 de abril, ocorre a 3º edição do Cine PET Odonto-Fono, com a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2015). A atividade ocorre às 18h30, no auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Após a exibição, haverá uma conversa sobre saúde mental e interdisciplinaridade, mediada pelos integrantes do PET Odonto-Fono e por profissionais e docentes da área da saúde.
O evento fornece certificado de participação e pipoca gratuita.
Mais informações pelo Facebook.
Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o Projeto 12:30 recebe o som do blues de Mustache Maia. O cantor e baixista é acompanhado de Luis Mega, no teclado, Wilson Souza, na bateria e Juliano Rosa, na guitarra. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
Nos dias 27 e 28 de abril, o Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da UFSC promove a 13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE, Bloco B).
A conferência é um evento internacional itinerante de Literatura e Teatro Irlandês e nesta edição terá como tema o Teatro Irlandês e a América Latina. Haverá apresentação gratuita de duas peças no Teatro da UFSC.
Mais informações podem ser encontradas no evento do Facebook e na matéria publicada no site da UFSC.
Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 12h30, no laguinho da UFSC, acontece a primeira apresentação do Música no Lago de 2017. Nesta edição, o projeto recebe Jéferson Dantas e Pablo Mizraji. A dupla, que começou a parceria em 2010, fará uma apresentação com canções consagradas da MPB e algumas canções autorais.
A portuguesa Florbela Espanca é a nossa protagonista da Sobremesa Literária de abril, advogada, esposa, poetisa e atuou como jornalista, escreveu obras como Livro de Mágoas, Charneca em Flor e Livro de Soror Saudade sua obra é vasta.Ela inovou no início do século XX abordando o erotismo feminino de forma a lançar luz sobre o movimento feminista. Seu legado é feminista. Sua poesia é, na maioria, confessional, a poetisa escreve sobre sua vida, seus dilemas e o amor. Venha conhecer um pouco mais sobre Florbela Espanca e sua obra.
Se quiser, traga sua sobremesa, e não esqueça da caneca sustentável.
“Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente”.
Serviço:
Data: 27 de abril
Hora: 12:20
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC
Para a abertura do ciclo 2017, o projeto CineARQ iniciará suas atividades com a exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” [Glauber Rocha, 1964]. A sessão acontecerá na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo, na quinta-feira, às 18h30. #VemVaiTerPipoca
Sinopse: Ambientado no sertão nordestino, o filme explora as relações sociais entre latifundiários e camponeses. A opressão à qual são submetidos os sertanejos leva-os a atitudes extremas em busca de um ideal de prosperidade e libertação.
Clássico do cinema brasileiro, o filme é um marco do Cinema Novo, movimento que se consolidou num momento em que a ditadura militar hostilizava a recepção de filmes com seu caráter de denúncia e provocação. Ocupa a 2º posição na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, feita pela Abraccine, e foi indicado ao prêmio Palma de Ouro, do Festival de Cannes, em 1964.
Texto retirado do evento do facebook
Na quinta-feira, dia 27 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “Expressões do Horror”, apresentando a co-produção do Quatar, Jornânia e Reino Unido, Sob a Sombra (2016), escrito e dirigido pelo estreante Babak Anvari.
A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Marcia Mendonça e Iur Gomez.
O projeto de extensão “CineClub Italiano” reinicia suas atividades no dia 28 de abril, sexta-feira. A comédia dramática La Pazza Gioia, de Paolo Virzì, será exibida às 18h, na Sala Hassis, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A atividade é aberta a todos e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para toda a comunidade. O filme terá legendas em português.
O projeto Música no Lago recebe o Samba Café Livre, dia 25 de maio, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe o Tombo Trio, dia 22 de junho, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Plant Amor, dia 06 de julho, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe FKK, dia 24 de agosto, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Marco Audrino, dia 21 de setembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe a Banda Projet ÔnyX, dia 28 de setembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Banana Orgânica, dia 19 de outubro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe a Banda Subleve, dia 23 de novembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
Dando seguimento a temática de filmes distópicos do Projeto Cinema Mundo para esse semestre, o próximo filme a ser exibido é “Blade Runner” (1982, Estados Unidos/Hong Kong), dirigido por Ridley Scott e baseado na obra “Androides sonham com velhas elétricas?” de
A sessão, com entrada franca, acontecerá na quinta feira do dia 07/06 às 18h30 no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Sandro Livramento e Rafaella Machado.Serviço
O quê: exibição comentada do filme “Blade Runer”
Onde: Auditório Elke Hering
Quando: 07/06 – quinta-feira às 18:30
Quanto: gratuito
Mais informações: evento no facebook
Contato: cinemamundo.cce.ufsc.br | facebook.com/cinemamundo
O cinema do CIC exibe, em parceria com Cine Paredão, Cineclube Rogério Sganzerla e Cineclube Cinema da Unisul, a Mostra Eduardo Nunes. A mostra contará com dois longas, sendo um deles pré-estreia com a presença de Eduardo, e um workshop, ministrado por ele, de direção cinematográfica. As atividades ocorrerão sempre no Cinema do CIC.
Programação
7 e 9 de junho, às 20h, exibição do filme Unicórnio, no Cinema do CIC SUDOESTE (128 minutos, 2012, p&b)
Numa vila isolada, onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durando um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como um outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta, num tempo circular que assombra e desorienta. O filme estreou na competição do Festival de Rotterdam e ganhou mais de 20 prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.
8 de junho, às 20h, no Cinema do CIC UNICÓRNIO (123 minutos, 2017, cor)
*Pré-estreia do filme Sudoeste com a presença de Eduardo Nunes e bate-papo após a sessão
Baseado na obra de Hilda Hist. Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles tem ali, conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe, e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem. O filme estreou no Festival de Berlim deste ano e já ganhou vários prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.
8 de junho, às 17h, no Cinema do CIC Workshop de direção cinematográfica
No dia 8 de junho, Eduardo Nunes ministrará um workshop de direção cinematográfica. Estão sujeitos à inscrição apenas estudantes de cursos de cinema e audiovisual e pessoas relacionadas a qualquer instituição de cinema. O workshop conta com 25 vagas e acontecerá das 17h às 19h, dando sequência, às 20h, à exibição de Unicórnio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email: cineparedao.cinema@contato.ufsc.br.
Sobre o projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH/UFSC (ou no Auditório do CFH, em caso de chuva).
Serviço
Evento: https://www.facebook.com/events/265489914190123/
Redes sociais: facebook.com/cineparedao | cineparedao.tumblr.com | instagram.com/cineparedao
Se você fosse escolher uma metáfora para representar a imagem da Adolescência, qual escolheria? Em qual linguagem? Seria uma música? Um filme? Um livro?
Os alunos confrades do 9º ano e a profa Arlyse Ditter junto à psicóloga Juliana Lopes e seus estagiários, Roberta Madruga e André Lopes, do Colégio de Aplicação escolheram o filme “As Vantagens de Ser Invisível” para discutir e refletir sobre as questões que envolvem o tema adolescência: dúvidas, curiosidades, angústias e toda a transição da infância para a vida adulta que o adolescente vive.
Retire seu convite na inspetoria e descubra como a adolescência tem sido tema de objeto de muitas formas de linguagem.
Serviço:
O quê: Café Cinematográfico – As Vantagens de ser Invisível
Quando: 08/06 – sexta-feira – 18h
Onde: Laboratório de Linguagens do Colégio de Aplicação – UFSC.
Se você não conhece o CA use o mapa do link abaixo e encontre nosso espaço. http://confrarialiteraria.wixsite.com/confraria-literaria/mapa
Redes sociais: @confrarialiteraria e facebook.com/confrarialiterariadoca
Traga algo para o café comunitário.
Participamos do lixo zero, traga sua caneca sustentável.
O ciclo de palestras e debates Café com Dança recebe nesta sexta-feira, 08 de junho, às 18h30 na Caixa Preta, o bailarino, diretor coreográfico, criador, professor e pesquisador em dança Tuca Pinheiro. O artista se propõe a compartilhar a pesquisa que vem desenvolvendo desde 2013 com o objetivo de investigar novos dispositivos que auxiliem o bailarino intérprete/criador em seus processos de criação/composição coreográfica em dança contemporânea. Tuca Pinheiro parte do que ele denomina “esburacamento” dos repertórios de movimentos, dos arquivos e dos códigos individuais já existentes. Esburacamento enquanto conceito de possibilidade de abrir frestas e deixar que ideias outras circulem. A instabilidade é assumida como suporte para a investigação em um entendimento de criação artística enquanto uma prática não assertiva.
Serviço:
O quê: Conversa e algo mais com o bailarino Tuca Pinheiro: A Urgência da Ineficiência
Quando: 08 de junho de 2018 – 18h30
Onde: Caixa Preta, bloco D, CCE, UFSC.
Entrada gratuita
O 3º Colóquio Internacional FITA acontecerá de 11 a 14 de junho em Florianópolis. A programação é composta por espetáculos e um cronograma de atividades formativas, que compreendem palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação com publicação de anais e oficinas. O evento é dedicado à área do Teatro de Animação e tem como propósito disseminar as técnicas e pesquisas realizadas na temática, reforçando a discussão e o aprendizado de elementos que compõem o universo desta linguagem teatral.
Nesta terceira edição, o Colóquio adota como proposta temática “O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos” e tem como foco potencializar o espaço de troca de conhecimentos, proporcionando o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e comunidade em geral.
Cinco companhias teatrais da Espanha, França e Brasil participam de dez apresentações artísticas que exploram às sombras e os objetos. Além disso, os artistas e pesquisadores também dividirão seus processos em mesas de conversas que acontecem durante os quatro dias do Colóquio. Soma-se ainda às atividades, oficinas e palestras com importantes teóricos da área, como a diretora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento/SP) e os professores doutores Felisberto Sabino da Costa (ECA – USP/SP), Gilson Moraes (UFRJ), Fabiana Lazzari e Valmor Nini Beltrame (UDESC).
O Colóquio Internacional nasceu a partir do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação. Com onze edições realizadas, o FITA foi idealizado para que o público catarinense pudesse prestigiar espetáculos de formas animadas e, ao mesmo tempo, para atender aos anseios dos grupos teatrais, pesquisadores e estudantes, propiciando a eles um espaço de formação e visibilidade. A 12ª edição do Festival não acontecerá em junho deste ano, como previsto no cronograma de execução, mas a coordenação do evento segue na busca de recursos financeiros que possam viabilizá-lo para o segundo semestre deste ano.
Espetáculos Programados:
11 de junho
“SóFridas” – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
20h, no SESC Prainha – Gratuito
“Tudo Vira Dança” – Essaé Cia. (Joinville/SC)
13h até 14h / 15h até 16h – Sala Laranjeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Espetáculo com 5 min, de duração (Gratuito)
12 de junho
“Años Luz” – Cia. Luz, Micro y Punto (Espanha)
20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).
Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
“Tudo Vira Dança” – Essaé Cia. (Joinville/SC)
13h até 14h / 15h até 16h – Sala Laranjeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Espetáculo com 5 min. de duração (Gratuito)
13 de junho
“E.N.T.R.E.” – Cie Théâtre d’images (França)
16h e 20h, no Auditório Guarapuvu (Centro de Cultura e Eventos UFSC) – Gratuito.
14 de junho
“O Príncipe Feliz” – Cia. Libélulas (Florianópolis/SC)
16h, no SESC Prainha – Gratuito
“E.N.T.R.E.” – Cie Théâtre d’images (França)
20h, CEART / UDESC – Gratuito
Acontecerão ainda apresentações paralelas de caixinhas de lambe-lambe de Jaraguá do Sul e Florianópolis ao longo da programação.
Mais informações no blog do evento.
Comunicações:
12 e 13 de junho – das 9 às 12h
(realizadas por pesquisadores, constarão dos anais)
(Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Oficinas:
14 de junho – das 8h30 às 12h30 (Gratuita)
Sala Pitangueira(Centro de Cultura e Eventos UFSC)
“Objet(ação)! – Interações com objetos para cena”
Com Alex de Souza (IFSC – Cia. Cênica Espiral)
16 Vagas – Inscrições no blog do Colóquio.
Apresentação de Livro e Revista:
13 de junho – 14h
Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Apresentação do Nrº 18 da MÓIN-MÓIN – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas.
Com o Profº Drº Valmor Nini Beltrame
14 de junho – 10h30
Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Apresentação do livro Teatro Feito a Mão, com Sérgio Tastaldi (Turma do Papum)
Em breve programação completa no link: coloquiofita2018.blogspot.com
Realização e Apoio:
O Colóquio tem coordenação geral de Maria de Fátima de Souza Moretti (Sassá Moretti) do Departamento de Artes/CCE/UFSC, coordenação executiva de Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC e produção executiva de Gustavo Bieberbach, doutorando do CCE/UFSC.
Realização: Fazendo FITA Cia. Artística
Apoio: FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), SESC Florianópolis e FECESC.
Apoio Institucional: UFSC: SeCArte/Departamento Artístico Cultural (DAC), PROEX, CCE/Departamento de Artes (ART) e NELOOL // UDESC/CEART, ABTB/UNIMA, Embaixada da Espanha no Brasil, Ministério da Cultura da França, La Région Occitanie, Cena em Trânsito, Governo do Estado de Santa Catarina/FCC/TAC 8emPonto.
Serviço:
O quê: 3º Colóquio Internacional FITA
Quando: 11 a 14 de junho de 2018
Onde: Florianópolis (SC) (atividades em diversos lugares; confira no blog do evento)
Quanto: Gratuito (exceção para o espetáculo Años Luz)
Contato: coloquio.fita@gmail.com
Blog: coloquiofita2018.blogspot.com.br
[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com texto da coordenação e do blog do evento.
O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) apresenta o filme O preço do perdão (Senegal, 2001), de Mansour Sora Wade, o evento ocorrerá na terça-feira dia 12 de junho às 19:00 na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público mediado pelo coordenador do LEHAf, o professor Doutor Sílvio Marcus de Souza Correa. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. O filme de maio é uma produção do Senegal.
Sinopse
História mítica, baseada na tradição oral, sobre uma vila de pescadores na costa sul do Senegal. Um espesso nevoeiro cobre há vários dias a aldeia e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Dois homens da vila se apaixonam pela mesma bela garota.
Filme vencedor doTanit d’Or no Festival de Cártago, em 2002, e ganhador do prêmio de Melhor Música, composta por Wasis Diop, no Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO), em 2003.
Projeto
O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa a difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África ou em temáticas afins.
Ficha técnica
Filme: O Preço do Perdão[2001]
Duração: 87min.
Idioma: Wolof
Direção: Mansour Sora Wade
Informações: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc
UMA MULHER FANTÁSTICA
SINOPSE:
Marina é uma garçonete transexual que ocupa seus dias trabalhando como garçonete e ao canto de música lírica. Seu sonho é ser uma cantora lírica de sucesso com isso ela se apresenta nos clubes noturnos da cidade. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele sem ter o direito de se despedir de seu amado.
Direção: Sebastián Lelio
Roteiro: Sebastián Lelio, Gonzalo Maza
Elenco: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco, Aline Küppenheim, Amparo Noguera, Néstor Cantillana, Alejandro Goic.
Ano: 2017
Duração: 1h44
Classificação indicativa: 14
O QUÊ : UMA MULHER FANTÁSTICA de Sebastián Lelio
ONDE : Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
QUANDO : Terça-feira – 12/06
HORÁRIO : 19 horas
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/cinecluberogeriosganzerla
http://www.cineclube.ufsc.br
https://www.instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
https://goo.gl/maps/y91USmnMBVG2
SOBRE O PROJETO:
O Cineclube Rogério Sganzerla convida a todxs para participar das exibições e da conversa após as sessões que acontecem semanalmente às terças-feiras no Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B, Campus Trindade, UFSC), às 19 horas. O CRS surgiu da urgência sentida pelos alunos do então recém-criado Curso de Cinema da UFSC (2005) em discutir de forma mais sistemática, através da exibição de filmes e em seguida com um debate, questões ligadas à história e teoria do cinema dentro da comunidade universitária e local. Atualmente o projeto conta com o apoio da equipe do Cine Paredão e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Curso de Cinema.