Agenda Cultural
O quê: Feira do Livro da Editora da UFSC
Local: Centro de Eventos da UFSC
Quando: de 06 de março a 07 de abril de 2017 – dias úteis
Horário: 09h às 19h
Livros com até 70% de desconto
O Colóquio Arte e Estética terá discussões diversas acerca dos temas que ligam arte, filosofia e estética. Os encontros terão sessões de comunicações e palestras ministradas por professores da universidade e convidados de instituições externas.
O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia de 11 a 29 de abril. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016.
O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11 de abril, às 16h, no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e, no dia 19, Dia do Índio, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público.
A Exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistas por milhares de pessoas.
Serviço
O quê: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia
Artista: Jaider Esbell Makuxi, de Roraima
Local: MArquE – UFSC – Hall
Abertura: Terça-feira, 11 de abril – 16h
Período: 11 a 29 de abril
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, dia 29/04, das 13h às 17h.
Contato com o artista:
Formada por Cecia Lara (vocal), Jonas Benedet (baixo, violões, teclado e vocal) e Luis Guilherme (guitarra, violões e vocal) a banda apresenta um repertório musical autoral. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30min., em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
O Grupo
Buracos de Minhoca (Wormholes) são atalhos hipotéticos pelo espaço-tempo, também conhecidos como Pontes de Einstein-Rosen, assim chamados em homenagem a Albert Einstein e Nathan Rosen, que os previram em 1935. Através deles estaria a possibilidade da viagem no tempo…
O Buraco de Minhoca surgiu no final de 2015, numa parceria entre os amigos Jonas Benedet, Cécia Lara e Luis Guilherme.
As escolas musicais dos integrantes variam, mas as afinidades entre os mesmos são muitas. Pelo conteúdo essencialmente experimental e pela forte influência do rock progressivo e psicodélico, se fosse possível sintetizar toda a influência do Grupo em uma única banda de referência, essa banda seria Os Mutantes.
As letras, em geral, buscam uma reflexão de ordem existencial.
Cécia, com sua voz, desenvoltura e expressão corporal expressivos, confere uma veia teatral ao Grupo, além de contribuir nas composições.
Jonas, baixista de origem e multi-instrumentista de natureza, traz um toque mutante às vozes das canções e, ao mesmo tempo, cria uma atmosfera quântica nos arranjos instrumentais.
Luis Guilherme, por sua vez, lança ideias criadas basicamente no violão, a partir das quais é germinado aquilo que pode se chamar de Música.
O Buraco de Minhoca tem se apresentado em eventos que valorizam a cultura e a arte, em especial, saraus. Suas músicas apresentam um teor de poesia numa atmosfera lúdica, o que tem repercutido numa boa aceitação para um público de todas as idades.
Não há uma regra para o processo de composição. Algumas músicas remetem ao rock progressivo, psicodélico, MPB e até mesmo, música infantil. Algumas vezes as letras são em inglês, mas na maioria, em português.
Atualmente a banda possui um repertório de 10 músicas; outras encontram-se em processo de composição.
O QUÊ: Show da banda O Buraco de Minhoca, no Projeto 12:30
QUANDO: 12 de abril de 2017, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
Mídia Social:
O projeto Cinema Mundo lança oficialmente no próximo dia 13 de abril o segundo volume da coleção Cadernos de Crítica, série dedicada à discussão de obras cinematográficas.
Composto por um conjunto de cinco textos, a coletânea Cinema de culto discute certa fruição religiosa na apreciação de filmes como El Topo, Donnie Darko, Laranja Mecânica, Violência Gratuita e Akira. O prefácio é assinado pelo professor e realizador Alexandre Linck Vargas e o livro tem organização de Leonardo Ripoll e Marcio Markendorf.
Em formato e-book e inteiramente gratuita, a publicação tem o intuito de socializar conhecimentos produzidos na ação extensionista. O intuito é afirmar o comprometimento da atividade com as facetas da pesquisa e do ensino, bem como estreitar laços entre universidade e comunidade externa.
O quê: Lançamento do e-book Cinema de culto
Quando: 13 de abril de 2017, às 18h00
Onde: Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: gratuito
Na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “expressões do horror”, apresentando o filme “Trabalhar cansa” (2011, Brasil), escrito e dirigido pela dupla Marco Dutra e Juliana Rojas.
A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. E conta com os comentários de Marta Machado e Gabriel Daros.
Sobre o filme:
Helena(Helena Albergaria) é uma dona de casa que abre um mercado para ajudar a família. Ela então contrata Paula (Naloana Lima) para cuidar da filha. Tudo vai bem até que Otávio (Marat Descartes) é demitido. A partir daí a relação entre os três começa a se deteriorar, enquanto o mercado de Helena é palco para estranhos acontecimentos.
Sobre os comentaristas:
Professora do curso de Cinema da UFSC, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Produção Executiva, Animação e Indústria Criativa.
Gabriel Daros:
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ex-graduando em Design Gráfico pela Faculdade SATC. Estuda narrativas experimentais de jornalismo e intersecções com a literatura ficcional. Selecionado no I Prêmio IFSC de Literatura e na 10ª Bienal da UNE na categoria Literatura.
No dia 19 de abril, o “Café com Dança” faz a apresentação e exibição do documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense por sua autora – Jussara Xavier. Após o filme, segue conversa com ex-integrantes do grupo, sobre os modos de pensar e fazer dança nas décadas de 80 e 90 em Florianópolis, Santa Catarina e no Brasil.
Serviço:
O que: Café com Dança – apresentação e exibição documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense;
Quando: 19 de abril, quarta-feira, às 14h30;
Onde: sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC;
Quanto: gratuito e aberto a comunidade;
A partir do dia 19/04 a comunidade UFSC terá um novo ponto de encontro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Espaço Expositivo do CCEven, um novo espaço que pretende divulgar as atividades culturais da Universidade. O projeto foi idealizado pela atual diretora do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC – DCEven, Rosemar da Silva. A abertura ficará por conta da artista plástica Albertina Prates, com exposição intitulada “Silêncio”, e na sequência mais três artistas catarinenses irão expor.
Albertina Prates é uma artista plástica catarinense conhecida pelas suas obras de arte figurativa em telas de grandes formatos. Já expôs em prestigiados espaços culturais como Carrousel Du Louvre – Paris; Nádor Galéria – Budapeste; Museum Night – Serbia e Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, entre outros. Participou de vários salões de arte e da Bienal de Arte Contemporânea da Argentina. Simultaneamente a artista esta com a exposição “A Pele” no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, que propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e traz exemplares de pele humana.
SERVIÇOS:
Local: Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Universitário – Trindade – Florianópolis – SC
Abertura: 19 de abril de 2017 as 17:30 horas
Período: 19 de abril a 24 de junho de 2017 – 2ª a 6ª feiras das 8 às 20 horas
Promoção: UFSC/SeCArte/DCEven
Contatos: Albertina.prates@hotmail.com ou telefone 48 3721.8718
Exibição do filme Laranja Mecânica (1971), dirigido por Stanley Kubrick. Café Cinematográfico apresentado pelo professor do CA George França, com discussão sobre violência, vingança, dramas humanos, polêmica, manipulação e música clássica, temas recorrentes no filme.
Mais informações no evento no Facebook: Café Cinematográfico – Laranja Mecânica
O projeto Cine Buñuel exibe na próxima terça-feira, 25 de abril, às 14h, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), “O Banheiro do Papa”, de Cesar Charlone e Enrique Fernández. O filme é uma coprodução entre França, Uruguai e Brasil. Ambientado na cidade de Melo, em 1988, trata da saga de um contrabandista uruguaio fronteiriço que vislumbra, na visita que o Papa fará ao Uruguai, uma possibilidade de mudar de vida. Esta será a segunda exibição do ciclo “Para poder falar”, que o Cine Buñuel promove ao longo deste primeiro semestre de 2017 e que trata de temas considerados tabus. Após a exibição do filme acontecerá um bate-papo com o público presente.
O filme
A trama aborda também da vida familiar e social dos personagens que circundam o protagonista. Não sendo um filme que pode ser definido como “pesado”, ainda assim contém as características que acompanham boas obras cinematográficas: abordagem de questões humanas profundas, fotografia primorosa, elenco muito competente, ritmo, montagem e roteiro impecáveis. Entre muitos outros prêmios, recebeu o de Melhor Filme no Festival de Gramado e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral que busca promover a reflexão do cinema espanhol e latino-americano, a partir da exibição de filmes e do bate-papo gerado na sequência. Os filmes são exibidos em língua original, com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam assistir e participar dos debates dos temas apresentados. A cada semestre é proposto um ciclo de filmes de temática variada.
O quê: Exibição do filme “El Baño del Papa”
Quando: 25 de abril de 2017, às 14h
Onde: Auditório Elke Hering, localizado na Biblioteca Universitária da UFSC
Mais informações: no site do projeto.
Na terça-feira, 25 de abril, ocorre a 3º edição do Cine PET Odonto-Fono, com a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2015). A atividade ocorre às 18h30, no auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Após a exibição, haverá uma conversa sobre saúde mental e interdisciplinaridade, mediada pelos integrantes do PET Odonto-Fono e por profissionais e docentes da área da saúde.
O evento fornece certificado de participação e pipoca gratuita.
Mais informações pelo Facebook.
Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o Projeto 12:30 recebe o som do blues de Mustache Maia. O cantor e baixista é acompanhado de Luis Mega, no teclado, Wilson Souza, na bateria e Juliano Rosa, na guitarra. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
Nos dias 27 e 28 de abril, o Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da UFSC promove a 13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE, Bloco B).
A conferência é um evento internacional itinerante de Literatura e Teatro Irlandês e nesta edição terá como tema o Teatro Irlandês e a América Latina. Haverá apresentação gratuita de duas peças no Teatro da UFSC.
Mais informações podem ser encontradas no evento do Facebook e na matéria publicada no site da UFSC.
Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 12h30, no laguinho da UFSC, acontece a primeira apresentação do Música no Lago de 2017. Nesta edição, o projeto recebe Jéferson Dantas e Pablo Mizraji. A dupla, que começou a parceria em 2010, fará uma apresentação com canções consagradas da MPB e algumas canções autorais.
A portuguesa Florbela Espanca é a nossa protagonista da Sobremesa Literária de abril, advogada, esposa, poetisa e atuou como jornalista, escreveu obras como Livro de Mágoas, Charneca em Flor e Livro de Soror Saudade sua obra é vasta.Ela inovou no início do século XX abordando o erotismo feminino de forma a lançar luz sobre o movimento feminista. Seu legado é feminista. Sua poesia é, na maioria, confessional, a poetisa escreve sobre sua vida, seus dilemas e o amor. Venha conhecer um pouco mais sobre Florbela Espanca e sua obra.
Se quiser, traga sua sobremesa, e não esqueça da caneca sustentável.
“Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente”.
Serviço:
Data: 27 de abril
Hora: 12:20
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC
Para a abertura do ciclo 2017, o projeto CineARQ iniciará suas atividades com a exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” [Glauber Rocha, 1964]. A sessão acontecerá na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo, na quinta-feira, às 18h30. #VemVaiTerPipoca
Sinopse: Ambientado no sertão nordestino, o filme explora as relações sociais entre latifundiários e camponeses. A opressão à qual são submetidos os sertanejos leva-os a atitudes extremas em busca de um ideal de prosperidade e libertação.
Clássico do cinema brasileiro, o filme é um marco do Cinema Novo, movimento que se consolidou num momento em que a ditadura militar hostilizava a recepção de filmes com seu caráter de denúncia e provocação. Ocupa a 2º posição na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, feita pela Abraccine, e foi indicado ao prêmio Palma de Ouro, do Festival de Cannes, em 1964.
Texto retirado do evento do facebook
Na quinta-feira, dia 27 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “Expressões do Horror”, apresentando a co-produção do Quatar, Jornânia e Reino Unido, Sob a Sombra (2016), escrito e dirigido pelo estreante Babak Anvari.
A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Marcia Mendonça e Iur Gomez.
O projeto de extensão “CineClub Italiano” reinicia suas atividades no dia 28 de abril, sexta-feira. A comédia dramática La Pazza Gioia, de Paolo Virzì, será exibida às 18h, na Sala Hassis, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A atividade é aberta a todos e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para toda a comunidade. O filme terá legendas em português.
O projeto Música no Lago recebe o Samba Café Livre, dia 25 de maio, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe o Tombo Trio, dia 22 de junho, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Plant Amor, dia 06 de julho, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe FKK, dia 24 de agosto, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Marco Audrino, dia 21 de setembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe a Banda Projet ÔnyX, dia 28 de setembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe Banana Orgânica, dia 19 de outubro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
O projeto Música no Lago recebe a Banda Subleve, dia 23 de novembro, das 12h30 às 13h30. Não perca!
Dando seguimento a temática de filmes distópicos do Projeto Cinema Mundo para esse semestre, o próximo filme a ser exibido é “Blade Runner” (1982, Estados Unidos/Hong Kong), dirigido por Ridley Scott e baseado na obra “Androides sonham com velhas elétricas?” de
A sessão, com entrada franca, acontecerá na quinta feira do dia 07/06 às 18h30 no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Sandro Livramento e Rafaella Machado.Serviço
O quê: exibição comentada do filme “Blade Runer”
Onde: Auditório Elke Hering
Quando: 07/06 – quinta-feira às 18:30
Quanto: gratuito
Mais informações: evento no facebook
Contato: cinemamundo.cce.ufsc.br | facebook.com/cinemamundo
O cinema do CIC exibe, em parceria com Cine Paredão, Cineclube Rogério Sganzerla e Cineclube Cinema da Unisul, a Mostra Eduardo Nunes. A mostra contará com dois longas, sendo um deles pré-estreia com a presença de Eduardo, e um workshop, ministrado por ele, de direção cinematográfica. As atividades ocorrerão sempre no Cinema do CIC.
Programação
7 e 9 de junho, às 20h, exibição do filme Unicórnio, no Cinema do CIC SUDOESTE (128 minutos, 2012, p&b)
Numa vila isolada, onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durando um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como um outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta, num tempo circular que assombra e desorienta. O filme estreou na competição do Festival de Rotterdam e ganhou mais de 20 prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.
8 de junho, às 20h, no Cinema do CIC UNICÓRNIO (123 minutos, 2017, cor)
*Pré-estreia do filme Sudoeste com a presença de Eduardo Nunes e bate-papo após a sessão
Baseado na obra de Hilda Hist. Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles tem ali, conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe, e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem. O filme estreou no Festival de Berlim deste ano e já ganhou vários prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.
8 de junho, às 17h, no Cinema do CIC Workshop de direção cinematográfica
No dia 8 de junho, Eduardo Nunes ministrará um workshop de direção cinematográfica. Estão sujeitos à inscrição apenas estudantes de cursos de cinema e audiovisual e pessoas relacionadas a qualquer instituição de cinema. O workshop conta com 25 vagas e acontecerá das 17h às 19h, dando sequência, às 20h, à exibição de Unicórnio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email: cineparedao.cinema@contato.ufsc.br.
Sobre o projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH/UFSC (ou no Auditório do CFH, em caso de chuva).
Serviço
Evento: https://www.facebook.com/events/265489914190123/
Redes sociais: facebook.com/cineparedao | cineparedao.tumblr.com | instagram.com/cineparedao