Agenda Cultural
Utilizando violão, voz e percussão, o músico e compositor catarinense Chiqueti apresenta nesta quarta-feira, 29 de junho, suas canções autorais entre releituras do melhor do rock nacional e internacional. O show, gratuito e aberto à comunidade, será realizado às 12h30min no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, em Florianópolis.
O Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina foi selecionado pelo Projeto Circuito Difusão, como ponto de exibição para a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo de 2016. Por meio dessa iniciativa, pontos de exibição de todo o país se inscreveram para receber os filmes elaborados pela produção da Mostra que buscam trazer o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. É necessário fazer inscrição.
O sarau, que acontece no dia 29 de Junho ( quarta – feira) a partir das 18h , é resultado da disciplina História da MPB II oferecida pelo curso de Letras Português. Como trabalho final os alunos e alunas organizam um sarau onde cantam músicas marcantes da carreira da cantora, tais como: “Festa do interior”, “Os mais doces bárbaros” e várias outras.
Quarta-feira, 29 de junho, é dia de Circula e a sessão, que começa às 18h e 30min, no Auditório do CSE, traz o filme mexicano “A Ditadura Perfeita” que conta como se monta e desmonta uma notícia para favorecer esse ou aquele interesse. É engraçado, triste e didático. Vale conferir.
A 5ª edição do Projeto CineBuñuel, que neste semestre trouxe o tema do universo escolar no cinema hispânico e latino-americano, encerra seu ciclo com a exibição de “Machuca” (Chile, 2004), de Andrés Wood, nesta quinta-feira, 30 de junho, na sala 233, bloco A, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a partir das 13h30. A sessão será seguida de bate-papo. A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio original é em espanhol, com legendas em português.
Na quinta-feira, dia 30 de junho, o Projeto Cinema Mundo continua a seleção de filmes com o tema “cinema de culto” apresentando o filme “Laranja mecânica” (A clockwork orange, 1971, Reino Unido), direção de Stanley Kubrick. A sessão será às 18h30 contará com os comentários de Filipe Avila.
Em setembro de 1987 os tripulantes do navio Solano Star, após saber de denuncias e que estava na cola do DEA (a polícia anti-tráfico americana), lançam em alto mar sua carga total de 20.000 latas cheias de maconha, um total de 22 toneladas prensadas a lacradas a vácuo vinda de Cingapura.
As latas boiaram em direção à costa e desembocaram nas praias de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e durante o verão de 1988 e por muito tempo chegavam as latas nas praias, a quantidade era tão grande, que a policia recolheu menos que 10% da carga que fora arremessada, 90% da carga ficou pra Iemanja e pros Loks que tiveram sorte ao longo das praias. Muitos saíram em direção às praias em busca do tesouro que eram aquelas latas. Surfistas que encontraram o paraíso.. pescadores que fumaram sem miséria e até tiraram uma grana com a história.
Dizem que era uma erva de primeira, na época Lata virou adjetivo pra coisa boa, “é bom.. é da lata”.
“Foi o melhor verão da minha vida! maconha não cai do céu, mas vem do mar!”
“No primeiro dia peguei 38 latas” cada lata tinha em média 1.2Kg de maconha cada.
“Havia a sensação dos usuários de ter escapado da polícia e dos traficantes. A maconha vinha do mar, como dádiva de Deus”, Marcelo Dantas.
Naufragado em 1994, Solano Star (Tunamar) se encontra a 8 milhas de Arraial do Cabo, e repousa aos 65 metros de profundidade.
Atentados é um espetáculo teatral que será levado ao palco por alunos das disciplinas Encenação III e Atuação III do Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC. A direção geral de “Atentados” é assinada por Fabio Salvatti. A preparação de elenco e a cenografia são de Márcio Cabral. O espetáculo representa o processo criativo desenvolvido em parceria entre as duas disciplinas.
O espetáculo estreia em 02, 03 e 04 de julho no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC às 20h. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do espetáculo. Venha prestigiar!
Site: http://cenicasufsc.wix.com/atentados
Espetáculo não recomendado para menores de 16 anos.
No dia 4 de Julho o museu MArquE promove mais uma edição do “Museu em Curso”. O tema será “Guarda e conservação de acervos arqueológicos” e terá a presença de Adriana Maria Pereira dos Santos, do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. O Evento acontecerá no Auditório do próprio MArquE a partir das 16h.
Na palestra será abordada a especificidade dos acervos arqueológicos enquanto propriedade da União, o processo de guarda junto aos arqueólogos e ao IPHAN, o acondicionamento, a conservação e os acessos aos pesquisadores.
O QUE: Palestra “Museu em Curso” – Guarda e conservação de acervos arqueológicos
QUANDO: 4 de Julho – 16h
ONDE: MArquE – R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, Trindade
EVENTO: Museu em Curso – Adriana Maria Pereira dos Santos
A exposição “Diásporas Açorianas” traz ao público uma pequena mostra desses objetos, que compõem o acervo da Casa dos Açores de Santa Catarina, oriundos dessas trocas de presentes, evidenciando os diálogos travados entre as Casas. Vislumbra-se assim uma pequena parte da riqueza cultural do Arquipélago e de sua diáspora. Trata-se de um exercício de utilização de objetos como fonte de conhecimento histórico com intuito de demonstrar que as fontes históricas vão além de documentos escritos.
Essa é uma exposição elaborada pelos discentes da disciplina Cultura Histórica e Fontes Documentais do semestre 2016/1, do Departamento de História, ofertada no curso de Museologia. O professor responsável pela disciplina foi Sérgio Luiz Ferreira. Trata-se de um exercício de utilização de objetos como fonte de conhecimento histórico com intuito de demonstrar que as fontes históricas vão além de documentos escritos.
Serviços:
Exposição Diásporas Açorianas Representadas pela Rede de Casas dos Açores
Local: Espaço Cultural do NEA/UFSC – Campus Universitário- Trindade- Florianópolis- SC- Brasil
Abertura: 7 de julho às 18:30 horas – Na abertura Apresentação da Tocata da Casa dos Açores de Santa Catarina
Período: 08 de julho a 12 de agosto das 9h às 12h e das 14h às 17h
Realização: Universidade Federal de Santa Catarina – Casa dos Açores de santa Catarina – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – Acadêmicos da disciplina Cultura e Historia (turma 2016-1)
Apoio cultural:
Governo Regional dos Açores – Museologia Universidade Federal de Santa Catarina – Museu Victor Meirelles
Na sexta – feira, dia 08, acontece a última Confraria Literária do semestre no Colégio de Aplicação da UFSC. O tema será “Drácula e outros vampiros”, os convidados serão o professor de português George França e a professora de história Karen Rechia e o filme será Drácula de Bram Stoker, com Gary Oldman, mas o debate incluirá outros vampiros.
Você não vai perder esse Café, não é mesmo? Então anote na sua agenda!
O QUE: Confraria Literária – Drácula e outros vampiros
QUANDO: Sexta – feira, 8 de Julho, 14h
ONDE: Laboratório de Linguagem – Colégio de Aplicação/UFSC
O Culto ao Espírito Santo é uma das maiores expressões da Cultura popular Açoriana no Estado de Santa Catarina. Esta herança é demonstrada através das Festas do Divino onde o sagrado e o profano convivem lado a lado e foi esta temática que Joi Cletison escolheu para esta exposição.
Local:
Casa da Memória de Florianópolis
Rua: Padre Miguelino, 58
Florianópolis – SC- Brasil
Período:
11/07/2016 a 31/08/2016 das 13 às 19 horas.
Mais informações: SeCArte
No dia 12 de julho, o projeto “Mostra de Filmes Japoneses” exibirá Ran, dirigido por Akira Kurosawa e produzido em 1985, em uma coparticipação entre Japão e França. A atividade dará continuidade à exibição de obras cinematográficas japonesas, com seleções que incluem desde longas de animação a clássicos. Ran é um drama de guerra, com roteiro baseado na peça Rei Lear, de William Shakespeare. Após o filme, haverá debate. A sessão ocorrerá às 18h30, na sala Hassis, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é franca.
Sinopse:
No Japão, século XVI, Hidetora, o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos. Os mais velhos se tornam rivais e começam a lutar pelo controle total das terras, o que ameaça arruinar os domínios da família. O filho mais novo, que tenta se manter fiel ao pai, é banido pelos irmãos e é o único com coragem para lhe contar o que está acontecendo. Como Shakespeare, Kurosawa centraliza seu interesse sobre a responsabilidade do líder e as hipocrisias e ironias de um sistema autocrático. A mais óbvia, nesta obra, é o tema central da guerra, a qual Kurosawa explora em toda sua extensão ao longo do filme. Um clássico do cinema japonês, com imagens belas e detalhadas, batalhas grandiosas e sangrentas e com a destreza de um dos maiores cineastas japoneses em lidar com a linguagem cinematográfica.
Ran foi indicado ao Oscar em quatro categorias em 1986: melhor direção de arte; fotografia; diretor; e figurino. Venceu o BAFTA como melhor filme e maquiagem (1987); e foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro (1986).
A banda mineira Mauê apresenta o som do xote, coco, baião e maracatu para o Projeto 12:30 desta quarta-feira, 13 de julho. Com músicas autorais do álbum Elevar, a banda faz um resgate dos ritmos nordestinos por meio de uma linguagem bem contemporânea.
O curso de extensão “Quem tem medo de ópera?” irá estudar Rigoletto, da ária La donna è mobile, do compositor Giuseppe Verdi, nesta sexta-feira, 15 de julho, e em 1º de agosto, às 18h30. Os encontros ocorrerão na sala na sala Hassis, no Centro de Comunicação e Expressã0 (CCE).
O evento é gratuito, e mais informações podem ser encontradas no site oficial.
Serviço
O quê: curso de extensão “Quem tem medo de Ópera?”.
Onde: sala Hassis, CCE, Bloco B, UFSC.
Quando: 15 de julho
Horário: 18h30 às 20h30.
Ópera: Rigoletto, de Giuseppe Verdi.
Contato: E-mail ou pelo telefone (48) 8819-7428.
Quanto: gratuito.
O primeiro encontro da série de debates “Construindo Pontes”, promovida pela Rede Minha Floripa para discutir mobilidade urbana. O evento terá a participação do professor do departamento de Automação e Sistemas (DAS/UFSC), Werner Kraus, fundador doObservatório da Mobilidade Urbana.
O curso de extensão “Quem tem medo de ópera?” irá estudar Rigoletto, da ária La donna è mobile, do compositor Giuseppe Verdi, nesta sexta-feira, 15 de julho, e em 1º de agosto, às 18h30. Os encontros ocorrerão na sala na sala Hassis, no Centro de Comunicação e Expressã0 (CCE).
O evento é gratuito, e mais informações podem ser encontradas no site oficial.
Serviço
O quê: curso de extensão “Quem tem medo de Ópera?”.
Onde: sala Hassis, CCE, Bloco B, UFSC.
Quando: 1º de agosto
Horário: 18h30 às 20h30.
Ópera: Rigoletto, de Giuseppe Verdi.
Contato: E-mail ou pelo telefone (48) 8819-7428.
Quanto: gratuito.
A Confraria Literária do Colégio de Aplicação da UFSC fará quatro eventos nesse mês. Para abrir o semestre, o primeiro encontro será um Café Cinematográfico sobre o cineasta Tim Burton – diretor de filmes como Edward Mãos de Tesoura e A Noiva Cadáver. O evento conta com a colaboração dos participantes para o café coletivo e a eco caneca.
Retornando das férias, o Projeto 12:30 apresenta a Banda Rock Family, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, às 12h30, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Formada por um quarteto de músicos profissionais e experientes, a banda “Rock Family” tem como objetivo reviver clássicos do rock’n’roll, que vão dos anos 60 aos 90, numa nova proposta sonora, com sons próprios e sofisticados sem perder a característica e o feeling das composições originais. Explora os vocais e os arranjos de baixo, guitarra, bateria e violão de uma forma bem particular, tornando o trabalho interessante e diferenciado, resgatando a essência do blues e do rock com uma linguagem moderna e contemporânea.
SERVIÇO:
O QUÊ: Show da Banda Rock Family
QUANDO: 10 de agosto de 2016, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
O Dia do Curinga é uma obra que conta a história de um menino de 12 anos acompanha o pai em uma jornada para encontrar sua mãe, que os abandonou quando ele tinha apenas 4 anos. Durante a viagem, um misterioso livro é descoberto pelo garoto. No enredo mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida se misturam, levando Hans a uma nova jornada: a busca pela conhecimento.
O primeiro encontro do Ciclo 2 do Café com Dança, dia 17 de Agosto, será uma apresentação do livro Grupo Cena 11. Dançar é Conhecer(Annablume, 2015), junto a um debate com a participação da própria autora do livro Jussara Xavier e seus convidados.
Mais informações no site da SeCArte.
O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera – CIRCULA, organizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA-UFSC), apresenta na quarta-feira (17/08) às 18:30, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, o filme argentino “El Estudiante”. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme e a importância do movimento estudantil.
Confira a sinopse:
Dirigido pelo argentino Santiago Mitre, “El estudiante” é uma produção independente que conta a história de Roque, “el estudiante”, um jovem de 30 anos que está em sua terceira tentativa de terminar a universidade. Sem vocação e sem rumo, ele se dedica a conhecer garotas até que uma delas o introduz no mundo da militância política, e a partir daí Roque começa a encontrar seus verdadeiros talentos.
O QUE? Exibição de “El Estudiante” (Argentina)
QUANDO? Quarta-feira, 17/08, às 18:30
ONDE? Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Entrada livre.
O encontro sobre HQs terá a presença do professor Mario Cesar Coelho, do Design, como um dos convidados. O objetivo do evento é promover um debate sobre a criação das histórias em quadrinho e o como elas conquistaram o público.
Wilson Souza apresenta seu show “Se é nesse mundo” no Projeto 12:30 desta quarta-feira, 24 de agosto, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Acompanhado por Mateus Romero no baixo, George de Farias no trompete e Flora Houderbaum no violino, Wilson revive seus três discos solo (Vitamina de sons e ideias, Contas a pagar e Se é nesse mundo) e outras canções que fazem parte da sua vida e estrada musical. A apresentação acontece às 12h30min, é gratuita e aberta à comunidade.
SERVIÇO:
O QUÊ: Show de Wilson Souza no Projeto 12:30
QUANDO: 24 de agosto de 2016, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
Colóquio Emoções: intersecções em filosofia moral e política é um evento dedicado ao estudo das emoções e seu papel dentro dos debates atuais em filosofia.
Quando: 25 e 26 de agosto de 2016
Onde: Auditório do CFH, UFSC – Campus Trindade
Informações:
– Site –
– No Face –
Para quem adora poesias, romances, contos, quadrinhos e tudo mais que envolva leitura, está convidado a fazer parte deste Manifesto Literário. Objetivo é ter discussões e debates.
A Noiva é um espetáculo solo de palhaça, com a atriz Lidiane Mandarina sob direção da atriz Vanderleia Will. Criado a partir do Prêmio Edital Elisabete Anderle 2014. A temática inspirou a ambas para desenvolverem e explorarem um trabalho sobre a comicidade feminina e o jogo na cena. As situações se desenrolam em torno da rotina de uma cerimônia de casamento tradicional, e o jogo cômico se estabelece, e uma palhaça muito atrapalhada nos faz rir de um dos ritos mais importantes da sociedade que é o casamento.
Em apresentação única no Teatro da UFSC, o espetáculo começa às 20h, é gratuito e livre para todos os públicos. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro da UFSC.
SERVIÇO:
O QUÊ: Espetáculo “A Noiva”
QUANDO: 26 de agosto de 2016, sexta-feira, às 20h.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro da UFSC.
FAIXA ETÁRIA: Classificação Livre (indicado a partir de 10 anos)
CONTATO: Lidiane Cunha – lidianemandarina@gmail.com / facebook.com/espetaculoanoiva / (48) 9900-2528