Confraria Literária recebe escritores catarinenses

Colegio de Aplicação
Contato:
Cofraria Literária

A Confraria Literária do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) promove o evento “Prosa com o Autor: Tensões Subtropicais”, no dia 23 de novembro, sexta-feira, às 18h. O evento, que ocorre no Laboratório de Linguagens do CA, terá a participação de três escritores catarinenses: Demétrio Panarotto (professor, escritor que transita em vários gêneros e roteirista), Marcelo Labes (poeta) e Gustavo Matte (ensaísta e romancista).

Além dos três autores convidados, serão apresentados sete novos autores relevantes para a produção literária de Santa Catarina: Camila Hasckel, Emyllyn Ferreira, Elsa Sierra, Gabriela Vaz, George França (Professor do CA), Mariah Lima, Theo Bonifácio, e Yasmin Vieira — que lançará o livro “livres somos versos”. A obra é fruto de uma oficina de escrita literária, oferecida pelo projeto Confraria Literária e ministrada por Demétrio Panarotto, em setembro de 2017.

A temática do evento

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, qual será a premissa que determina o reconhecimento e o “status” das diferentes produções artísticas em cada uma das cinco regiões? Por que há estados brasileiros em que a produção literária é diversa? Sabe-se que existem autores contemporâneos com trânsito e reconhecimento cuja importância da obra dialoga com a dos autores canônicos. Determinadas regiões do país têm uma cultura leitora mais consistente pois há políticas públicas na área da cultura mais includentes. Temos ainda uma diferença econômica relevante entre essas regiões que influencia o consumo de Arte.

À parte disso, ou por causa de todas essas questões, perguntas surgem: Quais são os autores contemporâneos de Santa Catarina que você já leu? Desses, quais você vê nas vitrines das livrarias do estado ou nacionais? Nas ementas escolares é possível encontrá-los? Em nível estadual ou municipal, Santa Catarina tem programas consistentes de leitura para fomentar a produção do estado?

Mais informações pelo e-mail