Violas que atravessam o mundo: Tuna de Medicina do Porto chega a Florianópolis

25/08/2011 23:41
 Florinópolis recebe, de 24 e 27 de agosto a música alegre e nostálgica do famoso concerto da Tuna Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Dom Porto, de Portugal. Tuna é um agrupamento tradicional de rapazes que organizam concertos musicais usando instrumentos cordofones.  Diretamente de Portugal, a Tuna Acadêmica da Faculdade de Medicina do Porto se apresenta no dia 24, às 18 horas, no Largo da Alfândega e no dia 25, às 12h30min, na escadaria do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC.
Vestidos de terno preto, os 25 jovens “tunos”, como eles mesmos se denominam, percorrem há uma década países da Europa, Américas, Ásia com seu repertório “inspirado nos vibrantes e saudosos anos trinta, quarenta e cinqüenta”. Organizações encorajadas pelo ideário romântico europeu, com origens na segunda metade do século XIX, as tunas se formaram em torno de diversas expressões artísticas, reunindo grupos populares ou estudantis. A Tuna do Porto traduz a consciência musical coletiva de um grupo heterogêneo e multicultural de jovens estudantes de Medicina.
Fundado em 1991, o grupo já lançou três CDs e se apresentou em mais de 30 países (incluindo o Brasil, em 1999 e 2005). Mais quatro apresentações estão previstas em Santa Catarina: no dia 25, às 19h30, na Cantina Sangiovese, em Santo Antônio de Lisboa; no dia 26, às 12 horas, no restaurante Sobrália, na Trindade e às 20 horas, no Parapizza Net, em Ingleses. No dia 27, o concerto estará em Itajaí. A visita da Tuna a Santa Catarina esta sendo organizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Consulado de Portugal, Associação Lusa Brasileira e Casa dos Açores.
“As fronteiras da nossa querida cidade e do nosso amado país se tornam demasiado claustrofóbicas e castradoras, levando-nos a percorrer, frenética e constantemente, fronteira após fronteira, ao sabor do vento, levados pela maré, escondidos pelo luar, espalhando a nossa música”, diz o panfleto do grupo.