Vida UFSC: Idésio Leal, artista que está continuando o mosaico de Rodrigo de Haro na UFSC

26/05/2022 08:00

Idésio Leal. Foto: reprodução YouTube

Passando pelo prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vemos a arte de Rodrigo de Haro, que tinha Idésio Leal como colaborador. A obra, além de marcar a vida dos artistas, faz parte da identidade da UFSC. A área total do mosaico é de 440m², um dos maiores da América Latina. O segmento da fachada se chama “Um livro aberto da América pré-Colombiana”, produzida nos anos de 1995 a 1997.

Todo esse trabalho é um orgulho para Idésio, que possui admiração por de Haro. “Comecei a trabalhar com ele em minha adolescência, moramos juntos até a passagem dele. Possuo extrema admiração pelo Rodrigo, trabalhei com ele durante 42 anos”, comenta. Dos filhos de Idésio, Rodrigo é padrinho.

Mesmo com o falecimento de Rodrigo de Haro em 2021, Idésio está continuando o seu legado. Atualmente, trabalha na obra “Folclore Popular” que começou a ser feita em 24 de março deste ano e deverá ser concluída até julho. Ela se localiza na parte de trás da Reitoria e é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC).

No mosaico, cada fragmento de azulejo é cortado a mão. Dependendo do tom da cor, o corte pode ser mais difícil, já que as escuras têm mais camadas. O artista trabalha com o seu assistente, Amilton Silvero, oito horas por dia sobre andaimes onde estão as suas ferramentas: riscadeira, esmerilho, policorte e disco. Embaixo dos andaimes há uma mesa na qual está o esboço em papel do que será feito na parede, e um livro para que os visitantes registrem sua passagem pelo local da obra.

Idésio trabalhou com Rodrigo em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Além das que estão na Reitoria, há obras no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), na Praça
dos Três Poderes em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na fachada do Clube Doze no centro da cidade, sendo que até maio de 2022 foram produzidos 56 mosaicos.

O Projeto Vida UFSC, desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), nasceu com o propósito de demonstrar um pouco da construção coletiva da Universidade: o cotidiano, a rotina, o trabalho e a percepção das pessoas que compõem a comunidade universitária.

O objetivo é retratar um pouco da realidade cotidiana desse ecossistema educacional dinâmico e pulsante, cuja soma de esforços gera resultados para toda a sociedade.

Carolina Monteiro e João Eduardo Cardoso Pinheiro/ Estagiários Agecom

Tags: ArteCulturaRodrigo de HaroUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVida UFSC