UFSC oferece curso gratuito em cultura açoriana para professores

13/03/2012 11:57

UFSC oferece curso gratuito em cultura açoriana para professores

Capacitação vai preparar professores para realizar atividades artísticas e pedagógicas com seus alunos, ajudando a fortalecer o vínculo com a cultura herdada dos colonizadores açorianos.

Professores de escolas públicas e privadas de São Francisco do Sul têm a oportunidade de participar do Curso de Capacitação que o Núcleo de Estudos Açorianos, da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, oferece nos dias 21, 22 e 23 de março, no Teatro 10 de Novembro.  O objetivo do curso é capacitar os professores a desenvolverem atividades que promovam o conhecimento sobre a cultura açoriana no litoral de Santa Catarina entre as crianças e adolescentes, envolvendo as áreas de história, artes, redação, música, dança, recreação, antropologia, sociologia e patrimônio histórico. Os trabalhos pedagógicos elaborados pelos alunos serão apresentados nos estandes das escolas durante a 19ª. Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), o maior evento do gênero do Brasil, que acontece em agosto, também em São Francisco do Sul.

As inscrições – gratuitas – para as 180 vagas estão abertas na Secretaria Municipal de Educação. Para Francisco do Vale Pereira, diretor do Núcleo de Estudos Museológicos: O conteúdo do curso envolve conhecimentos da história, do folclore açoriano e da própria Festa Açoriana, que há quase duas décadas é realizada todos os anos em um município diferente do litoral catarinense. “O objetivo central do curso é que as pessoas da cidade compreendam os contextos históricos, sociais e geográficos que modelam os costumes presentes em seu cotidiano”.

Fazem parte da programação as palestras “Açorianos em Santa Catarina e contribuições na formação do povo catarinense” e “Culto ao Espírito Santoo sagrado e o profano”, ministradas por Joi Cletison, historiador e diretor do NEA.  Francisco do Vale Pereira, historiador e diretor do Núcleo de Estudos Museológicos, explanará sobre os temas “O que é o AÇOR – festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina” eOs Açores”, enquanto Nereu do Vale Pereira, historiador e sociólogo, abordará “A Presença Açoriana no Litoral Catarinense”. Gelci José Coelho, historiador e museólogo, mais conhecido como Peninha, falará sobre a “Herança Açoriana” e “O folclore e as lendas do litoral”.

Matheus Moreira Moraes

Estagiário de Comunicação da SeCArte

passaportecultural2@gmail.com

www.secarte.ufsc.br