UFSC 60 anos: programação cultural de aniversário oferece música e arte

26/11/2020 09:20

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora seus 60 anos de fundação no próximo dia 18 de dezembro. A data será lembrada com uma programação especial, on-line, com apresentações musicais e culturais e solenidades em homenagem à Universidade, além do reconhecimento de pessoas ligadas à UFSC.

>> Conheça o site especial 60anos.ufsc.br

Desde outubro, a UFSC celebra sua história na campanha #60anos60dias, com posts diários nas redes sociais, e a TV UFSC lançou programas especiais, como o EdUFSC 40 anos, Fragmentos Filosóficos e Estação Conhecimento. Além disso, eventos como a Sepex, o Experimenta, e a Semana da Dança também estão ligados à comemoração da data especial.

A celebração também incluirá uma sessão solene do Conselho Universitário, com transmissão ao vivo, para conceder honrarias acadêmicas, além da posse dos novos Diretores dos Centro de Ensino.

Programação Cultural e Artística

Já é tradicional que a UFSC celebre seus aniversários oferecendo à comunidade universitária um espetáculo artístico. Neste ano, mesmo com a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) adaptou seus planos e criou um calendário especial.

8 de dezembro, 20h

Apresentação do Coral e Madrigal da UFSC

Coral e Madrigal da UFSC (Foto: Divulgação)

O Coral e Madrigal da UFSC apresenta no canal da UFSC no YouTube a música “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.

A maestrina do Coral, Miriam Moritz, destaca que a escolha da música está ligada ao que ela acredita representar a passagem das vidas dos estudantes pela UFSC. A apresentação dá início ao calendário de eventos culturais e artísticos em homenagem à Universidade. Vinculados ao Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC), o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC são projetos musicais permanentes, com o objetivo de fomentar e difundir a música vocal e instrumental.

15 de dezembro, 20h

Dandara Manoela

Dandara Manoela (Foto: Divulgação)

A cantora e compositora Dandara Manoela, egressa do curso de Serviço Social da UFSC, apresenta ao vivo, no canal da UFSC no YouTube, o espectáculo “Dandara Manoela Voz e Violão”. Na apresentação serão abordados, por meio das composições e canções, temas como racismo, feminismo, LGTQIA+, a fim de proporcionar reflexões, trocas e aprendizados. Canções que falam de vivências e observações da cantora, dialogando com questões estruturais que atravessam a vida de tantas pessoas.

Dandara é conhecida por sua pluralidade musical, e sua música é permeada pela resistência em manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Foi vencedora dos prêmios catarinenses de melhor cantora (2017) e melhor álbum (2018).

18 de dezembro, 20h

Rock’n Camerata

Espetáculo Rock’n Camerata (Foto: Divulgação)

A data do aniversário da UFSC será comemorada com a live Rock’n Camerata. A exibição será ao vivo, no canal da UFSC no YouTube. Com a regência do maestro Jeferson Della Rocca, nas vozes de Carla Domingues, Daniel Galvão e Rodrigo (Gnomo) Mattos, juntamente com a Brasil Papaya Instrumental, a Camerata Florianópolis homenageará a UFSC, com muito Rock’n roll Nacional e Internacional.

A comunidade universitária poderá participar da escolha do set list, com votação pelos stories do Instagram @universidadeufsc no dia 25 de novembro, quarta-feira. Acompanhe as notícias no site da UFSC e nas redes sociais para participar.

19 de dezembro, 20h

Pablo Rossi

Pablo Rossi (Foto: Vitor Jorge)

A apresentação on-line do pianista catarinense Pablo Rossi será o encerramento da programação artística. Rossi tem uma carreira internacional de destaque e apresentará um repertório escolhido especialmente para a UFSC, com obras de Beethoven, Chopin, Schumann e Liszt, Villa-Lobos e Nepomuceno.

A música de Rossi fará um diálogo com animações das obras de Franklin Cascaes, realizada pelo DesignLab da UFSC, com imagens do acervo de Cascaes gentilmente cedidas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE/UFSC). A apresentação também será harmoniosamente integrada com imagens do recém-restaurado Mural Humanidade, de Hassis. As obras de Rodrigo de Haro e Martinho de Haro também farão parte dessa obra audiovisual, orquestrada pela música de Rossi. O público poderá acompanhar o vídeo no canal da UFSC no YouTube, com reprise durante a semana seguinte, na TV UFSC.

Acesse 60anos.ufsc.br para acompanhar as notícias sobre as comemorações dos 60 anos e navegar pela história da UFSC, por meio de uma linha do tempo virtual.

Tags: UFSCUFSC 60 anosUniversidade Federal de Santa Catarina