Terceira edição do Seminário Temático Teoria de Cineastas acontece esta semana

13/09/2021 12:17

Nos dias 13 e 14 de setembro acontece a terceira edição do Encontro do Seminário Temático Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), organizado em parceria com o Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – Portugal).

O objetivo do encontro é dar continuidade às interlocuções de pesquisa que ocorrem desde 2015 a partir do Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM e do ST Teoria de Cineastas da Socine, bem como fortalecer bases conceituais e investigar novas propostas no campo da abordagem da Teoria de Cineastas. Para isso, foi pensada uma programação enxuta, mas que consideramos contundente e de grande relevância para os estudos na área de cinema.

A transmissão do encontro será pelo Canal Teoria de Cineastas no YouTube, os interessados também podem participar por meio plataforma Zoom, mediante inscrição na página: III Encontro Teoria de Cineastas. As inscrições podem ser feitas até o horário do encontro, para fins de assinatura de lista de presença e posterior certificado.

O evento é gratuito e trata-se de uma realização interinstitucional do PPGCOM/UFRGS, Curso de Cinema da UFSC, PPG Comunicação/Anhembi-Morumbi, UNESPAR, Tuiuti do Paraná e Universidade da Beira do Interior/Portugal.

Informações: instagram.com/teoriadecineastas | teoriadecineastas@gmail.com

Confira a programação:

13/09 (segunda-feira)

• 14h – Conferência de abertura: “O cinema português e o legado colonial: Teresa Villaverde, Margarida Cordeiro e Pedro Costa”
– Michelle Sales (EBA-UFRJ / PPG Multimeios-Unicamp)
– Mediação: Marcelo Carvalho (PPGCOM-UTP)

• 16h30 – Mesa “Curadoria e o pensamento de cineastas”
– Convidados: Amaranta César (CachoeiraDoc / UFRB) e Lucas Murari (Festival Dobra / RISCO Cinema / UFRJ)
– Organização do ST Teoria de Cineastas (Socine, Brasil): Patrícia Iuva (UFSC), Bruno Leites (UFRGS) e Jamer Guterres de Mello (UAM)

14/09 (terça-feira)

• 14h – Mesa “Da crítica à teoria do cinema”
– Convidados: Ricardo Vieira Lisboa (Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves) e Fábio Camarneiro (UFES)