SEPEX conta com programação cultural especial, nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022, na UFSC campus Florianópolis

09/11/2022 08:00

A Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC chega a sua 19ª edição. Após dois anos sendo realizada a distância em decorrência da pandemia da COVID-19, em 2022 a SEPEX será realizada em toda a UFSC, nas modalidades presencial e virtual.

O evento, que ocorre de 07 a 11 de novembro, contará com uma programação especial de atividades artísticas-culturais durante os dias 09, 10 e 11 de novembro, com participação de diferentes grupos no campus de Florianópolis.

Confira a programação:

Quarta-feira (09/11)


Terapeutas da Alegria.

12h30 | Terapeutas da Alegria
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) foi criado em 2010 para congregar diversos projetos de extensão voltados para o tema da Humanização em saúde. Entre os projetos constituintes do Núcleo está o Terapeutas da Alegria, que prepara estudantes e profissionais da UFSC e da comunidade extra UFSC para, caracterizados como “doutores palhaços”, visitarem hospitais e outros estabelecimentos voltados para a saúde (Ex.: asilos de idosos, programas de reabilitação de adolescentes em conflito com a lei e outros). O projeto, de natureza interdisciplinar e coordenado por professores da UFSC, é totalmente voluntário, carreando ainda participantes servidores e pessoas da comunidade e tem dado ampla visibilidade ao Núcleo e, consequentemente, à UFSC, sendo largamente reconhecido na comunidade da grande Florianópolis como uma iniciativa que traz grandes benefícios sociais, e acadêmicos, atendendo aos pilares de indissociabilidae entre ensino, pesquisa e extensão.

A apresentação trata-se de um processo de comunicação direta com o público, protagonizado por membros da equipe caracterizado como doutores palhaço. As interações favorecem o caráter lúdico, com provocação de participação da plateia. O clima é alegre, respeitoso e informativo, pois os Terapeutas passam também aos participantes informações sobre acesso ao grupo em mídias e possibilidade de se tornarem membros ativos do Núcleo e do projeto em si. O conteúdo é sempre um tema de saúde, no contexto da humanização, tratado em forma de esquetes criado pela equipe para cada apresentação.

Cantoria – Coral Infantil do Colégio de Aplicação.

16h | Cantoria – Coral Infantil do Colégio de Aplicação
Local: Auditório do Colégio de Aplicação

O “CANTORIA: Coral Infantil do Colégio de Aplicação” é um projeto de extensão que nasceu quase junto com o colégio. Atualmente é composto por 23 crianças dos Anos Iniciais e coordenado pelos professores Luciano Py de Oliveira (teclado) e Cristiane Reys (regência e violoncelo).

O repertório conta com composições dos Grupos Tiquequê e Grandes pequeninos e composições de Márcio de Camilo sobre poesias de Mário Quintana.

Além do Cantoria, os professores irão apresentar uma peça também, de Márcio de Camilo e Manoel de Barros: Bernardo.

Sobre os projetos de extensão:

O projeto de extensão “Sonoras Parcerias” nasceu do desejo dos professores em contemplar as séries do Ensino Médio em que não há aulas de Artes, além do desejo de reunir músicos para desenvolver repertório em comum, participar de eventos na UFSC e levar apresentações para outros espaços, em especial as escolas públicas no entorno da Universidade.

Na SEPEX, o grupo irá apresentar uma canção em trio e outra em parceria com o Cantoria (Canção do meio do mundo). Integrantes: Renata Cecília de Lima – voz, violão e percussão; Luciano Py de Oliveira – teclado; Cristiane Reys – violoncelo.

Grupo Renascer.

17h30: Grupo Renascer (Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC)
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

Grupo Renascer do NETI nasceu no ano 2015 nas oficinas de dança e movimento ministrado pela professora de dança e terapeuta Elsa Casalett, como uma manifestação do sagrado, poético e criativo que existe em cada um de nós. Superando preconceitos e medos, o grupo resgata o amor à dança, também sem importar a idade, a necessidade de nós solidarizar com a comunidade levando alegria, vontade de viver e ser feliz. “Não dançamos só uma coreografia, dançamos a vida”, crescendo e evoluindo interiormente em cada apresentação com muito respeito e paixão.

Quinta-feira (10/11)


Boi-de-mamão;

10h30 e 16h30 | Boi-de-mamão (Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/UFSC)
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

A brincadeira com o boi-de-mamão é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crianças que frequentam o NDI. Devido a isso já se publicou um livro com a história do boi-de-mamão onde é possível apreciar as ilustrações elaboradas por diferentes grupos; da mesma forma foi gravado um CD com as músicas que acompanham a brincadeira com arranjos feitos especialmente para e pelas crianças. O folguedo do boi-de-mamão é uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educação com diferentes linguagens que compõem o cotidiano educativo, como o teatro, a música e a dança, possibilitando, entre outras coisas, que a criança conheça e valorize as tradições culturais da região onde vive. Os personagens que compõem o boi-de-mamão foram confeccionados com material leve e adequado ao tamanho das crianças. Quando convidadas a “dançar o boi-de-mamão” as crianças não hesitam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive àqueles mais tímidos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo tão popular, querido e representativo do folclore de Florianópolis.

SCAM – Sistema de Combate e Artes Marciais Medievais Históricas.

12h30 | SCAM – Sistema de Combate e Artes Marciais Medievais Históricas
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

O grupo cultural S.C.A.M. fará uma apresentação de duelo de espadas, com uma demonstração usando espadas longas e armaduras históricas de placas de aço.

Criado em 2002, o S.C.A.M. (Sistema de Combate e Artes Marciais Medievais Históricas) estuda as técnicas e equipamentos da Idade Média, possuindo hoje três setores: Aulas de arquearia tradicional, esgrima histórica e combate medieval; Setor Acadêmico e Grupo de Pesquisa.

Com centenas de eventos nos últimos 20 anos, o grupo adquiriu uma grande experiência e hoje dispõe de uma série de atividades: exposições diversas em Universidades, Museus, demonstrações de luta, palestras, estandes de arcos e workshops temáticos.

Sexta-feira (11/11)


Kyudo, a Arte marcial japonesa do Arco.

10h30 | Kyudo, a Arte marcial japonesa do Arco
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

A Kyudo Kai Florianópolis fará uma palestra contando a história e as curiosidades sobre o Kyudo no Japão e no Brasil, com demonstração dos movimentos formais.

O Kyudo é a arte marcial japonesa que utiliza o arco e flecha típicos desse país. O yumi (arco em japonês) é extremamente longo e único em sua estética e forma de tiro, sendo que seus movimentos trabalham a consciência corporal, a concentração e também a parte muscular do corpo de uma maneira geral.

O Kyudo teve início no Brasil em 2008 e conta com grupos em várias cidades, sendo o Kyudo Kai Florianópolis o mais novo grupo filiado à “Brasil Kyudo Kai”, com práticas semanais regulares.

Coral Vozes da Ilha.

12h30 | Coral Vozes da Ilha (Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC)
Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

O Grupo Coral Vozes da Ilha vem se apresentando em eventos como a Sepex e muitos outros pelos campos da Universidade. O grupo foi fundado em 2008 no NETI, por senhoras da terceira idade que almejavam promover o bem-estar e a cultura. Hoje conta com 28 componentes que amam cantar e encantar! O grupo também conta com um Regente professor, Nilson Aguiar, que atua para o bom desempenho do coral.

Duo As Próprias Custas.

17h30: Duo As Próprias Custas (Colégio de Aplicação – CA/UFSC)
Local: Varandão Centro de Cultura e Eventos

O duo iniciou em 2012 através de um projeto musical do Colégio de Aplicação da UFSC. Desde o início, a obra de Itamar tem sido nosso maior propósito em estudo, pesquisa e formação musical. Nosso repertório traz as suas composições mais emblemáticas. Somos devotos do artista e admiradores incondicionais da Vanguarda Paulista. Buscamos contribuir para a visibilidade cada vez maior da arte desse magnífico poeta. Sandro Rosa, músico e professor de Filosofia e Maristela Campos, cantora e professora de Inglês, ambos do CA/UFSC.

Serviço:

O quê: Programação cultural da SEPEX 2022
Quando: 09, 10 e 11 de novembro de 2022
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Trindade, Florianópolis
Quanto: gratuito
Informações: sepex.ufsc.br/apresentacoes-artistico-culturais-2022
Contato: artistico.sepex@contato.ufsc.br

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira/DAC/SeCArtE/UFSC.

 

Tags: sepexUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina