Seminário Internacional Fazendo Gênero ocorre de 19 a 30 de julho em formato on-line

13/07/2021 12:40

Entre os dias 19 e 30 de julho de 2021, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina  (IEG/UFSC) realizará a 12ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Esta edição, por conta da pandemia de Covid-19, acontecerá excepcionalmente em formato on-line. Devido à ampla programação e às especificidades dos encontros mediados pelo espaço virtual, o FG12 acontecerá durante duas semanas, concentrando sua programação principal entre os dias 26 e 30 de julho, que tem como destaque as mesas-redondas, conferências e a Marcha Virtual Mundos de Mulheres. Todas as atividades serão transmitidas pelos canais do Fazendo Gênero no YouTube e poderão ser acessadas, livremente, pelas pessoas interessadas.

O Seminário acontece desde 1994, reunindo pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem gênero, mulheres, feminismos e sexualidades. O tema desta edição é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçarde silenciamento.

São mais de 2 mil trabalhos científicos distribuídos nos 160 Simpósios Temáticos, 24 sessões de Pôsteres, 34 Oficinas, 8 Minicursos e 35 Mesas-redondas. O FG12 também oferece uma programação cultural, iniciada com a Mostra Audiovisual e Mostra Fotográfica, que aconteceram em março deste ano. O Canal 1 do Fazendo Gênero transmitirá trabalhos de artistas e artivistas e sediará rodas de conversa nos dias 24 e 25 de julho.

A III Exposição Arte e Gênero acontecerá entre os dias 26 de julho a 29 de outubro, por meio da Plataforma Digital do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza. Fazem parte da programação também o já tradicional Crianças no Fazendo e a Tenda Mundos de Mulheres.

Uma das atividades de maior destaque do evento são as Conferências. Neste ano, a conferência de abertura será com a socióloga moçambicana Isabel Casimiro (19/07, segunda-feira, às 9h30). Outros destaques sãoa escritora brasileira Conceição Evaristo (26/07, segunda-feira, às 16h30), a liderança indígena Sônia Guajajara (27/07, terça-feira, às 16h30) e a antropóloga Angela Figueiredo (29/07, quinta-feira, às 16h30). A conferência de encerramento será realizada pela escritora e historiadora angolana Ana Paula Tavares (30/07, sexta-feira, às 16h30).

A programação completa pode ser acessadas no site do evento.

Mais informações pelo e-mail secretaria.fazendogenero@gmail.com, pelo site Fazendo Gênero, pelo Instagram, pelo Facebook e pelos canais no YouTube.

Tags: 12ª Seminário Internacional Fazendo GêneroIEGInstituto de Estudos de GêneroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina