Santa Catarina é a estrela da Feira do Livro em Ribeirão Preto

25/05/2011 16:42

Santa Catarina é o estado homenageado na 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 26 de maio, a 5 de junho, no Parque Maurílio Biagi, em São Paulo. A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina é o carro-chefe na mostra da produção literária do Estado, com cerca de cem títulos e um total de 1.500 livros. Além de obras versando sobre a cultura e a história de Santa Catarina, a EdUFSC expõe no seu estande 65 títulos recém-lançados no aniversário de seu 30º ano de fundação e que representam a mudança no seu projeto gráfico e editorial.
Pela primeira vez a Editora da UFSC está levando para fora do Estado um volume significativo de obras impactantes que expressam a nova política de edição. “Será uma prova de fogo para sentir a repercussão e consolidação desse projeto no mercado nesse grande evento”, aposta o diretor Sérgio Medeiros, lembrando que em novembro do ano passado a EdUFSC participou da Bienal do Livro em São Paulo, mas com uma mostra bem menor de títulos seguindo o novo padrão de qualidade.
Entre os lançamentos que representam a produção literária do Estado estão traduções de obras inéditas em língua portuguesa de autores como Mallarmé, Evaristo Carriego, Franz Kafka, Giorgio Agamben e Paul Claval. Também expõe ensaios inéditos no Brasil de Gonçalo Tavares e traduções comentadas da dramaturgia de Shakespeare, além de obras exclusivas de Linda Hutcheon e Mário Perniola e da co-edição com a Fapemig Pensar/Escrever o Animal, organizada por Maria Esther Maciel.

Para valorizar a cultura local, a editora levou para a feira os dois volumes de O Fantástico na Ilha de Santa Catarina, com as narrativas do historiador Franklin Cascaes compiladas e organizadas por Gelci Coelho (Peninha) e Franklin Cascaes, o mito vivo da Ilha, obra ensaística de Adalice Maria de Araújo. Também está expondo Folclore Catarinense, de Doralécio Soares. O maior volume de vendas, porém, sempre se concentra em torno da Série Didática, que reúne obras de diversas áreas direcionadas para estudantes universitários e pesquisadores, informa o diretor administrativo da editora, Fernando Wolff.

Reconhecida como uma das maiores mostras literárias do país, a feira homenageia todos os anos um país (Grécia), um escritor (José Saramago), um autor da terra (Saulo Gomes), uma autora (Luciana Savaget) e um patrono (Maurílio Biagi Filho), além de um estado da federação, neste caso, Santa Catarina. O Governo do Estado também participa divulgando a cultura e as festas catarinenses. “Uma feira desse porte abre oportunidade de divulgar e comercializar a produção dos autores, mas também de conhecermos as melhores práticas de venda e valorização do livro”, explica Wolff. A EdUFSC já está se programando para participar também da Bienal do Livro e da Panamazônica, que ocorrerão no segundo semestre respectivamente no Rio de Janeiro, e em Pará.

Publicações da EdUFSC na Feira de Ribeirão Preto:
·         Ética das virtudes – JOÃO HOBUSS (ORGANIZADOR)
·         A coisa perdida – AURORA FORNONI BERNARDINI (ORGANIZAÇÃO E TRADUÇÃO)
·         Breves Notas – Gonçalo Tavares
·         Fundamentação filosófica – GIOVANI LUNARDI • MÁRCIO SECCO
·         Redes locais – MARCELO RICARDO STEMMER
·         Georges Bataille – FRANCO RELLA • SUSANNA MATI
·         Desgostos; novas tendências estéticas – MARIO PERNIOLA
·         Divagações – STEPHANÉ MALLARMÉ
·         Corpo e Performances: As You Like It, de Shakespeare, no século XX – STEPHAN ARNULF BAUMGÄRTEL
·         Do jeito que você gosta, de Shakespeare, RAFAEL RAFAELI (TRAD.)
·         4 poetas da Catalúnia – LUIS SOLER (ORG.)
·         28 desaforismos –  FRANZ KAFKA –  SILVEIRA DE SOUZA (TRADUÇÃO)
·         Ecos do porão vol 1 e 2 – SILVEIRA DE SOUZA
·         Educação do corpo em ambientes educacionais – FÁBIO MACHADO PINTO • ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ – DEBORAH THOMÉ SAYÃO  (ORGANIZADORES)
·         Edifício Rogério – Textos Críticos 1 e 2 –  ROGÉRIO SGANZERLA