#QuarentenaArteUFSC: projeto de extensão incentiva a produção audiovisual na cultura indígena

17/07/2020 13:29

Imagem fotofilme documental realizado durante as oficinas de formação de cineastas guaranis na comunidade Tekoa Itaty – Foto: reprodução – A magia do encontro, de Vera Collares (2019)

O projeto de extensão “Valorizando o audiovisual indígena na UFSC” visa a realização, em comunidade indígena, de filmes dirigidos por estudantes indígenas do curso de cinema da UFSC, com o intuito de exibir as produções dentro e fora da Universidade. A motivação é fortalecer a inserção dos estudantes na UFSC e a melhor compreensão de sua riqueza cultural e modo de vida numa audiência mais ampla do que a indígena.

A produção audiovisual do projeto está disponível no site: audiovisualindigen.wixsite.com/cinemaindigenaufsc. Além dos filmes, o portal disponibiliza diversas imagens de realização das oficinas de formação de cineastas guaranis na comunidade “Tekoa Itaty”, localizada no Morro dos Cavalos no município de Palhoça em Santa Catarina.

De acordo com a proposta a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é referência no Brasil pela inclusão de estudantes indígenas. Em anos recentes, o curso de cinema da UFSC teve o ingresso de estudantes indígenas de diversas etnias como Guarani e Xokleng. O cinema e o audiovisual são poderosas ferramentas de afirmação da identidade e promoção da diversidade cultural. O presente projeto visa realizar ações de apoio à produção audiovisual nas comunidades dos estudantes, tendo os mesmos como protagonistas e realizadores de filmes que permitam revelar o cotidiano da comunidade. E ao mesmo tempo, realizar a difusão desses filmes como forma de aumentar a visibilidade desses povos no Estado de Santa Catarina e no Brasil.

Coordenado pela professora do Curso de Graduação em Cinema de UFSC, Andréa Carla Scansani, – em parceira com o professor Alfredo Manevy e a mediação frente às lideranças indígenas do aluno Eliezer Verá Antunes -, o projeto de extensão “Valorizando o audiovisual indígena na UFSC” recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura. O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação, incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes.

Além da SeCArte, o projeto recebe apoio do Departamento de Artes (ART), Curso de Graduação em Cinema,  Laboratório de Cinematografia (LABCINE), Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) e do Curso em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Ataêntica.

A #QuarentenaArteUFSC é a ação colaborativa da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte: facebook.com/secarte.ufscinstagram.com/secarte.ufsc, ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Serviço:

O quê: projeto de extensão “Valorizando o audiovisual indígena na UFSC”
Site: audiovisualindigen.wixsite.com/cinemaindigenaufsc
YouTube: Audiovisual Indígena UFSC
Contato: audiovisualindigenaufsc@gmail.com

Tags: ações afirmativascinemaGuaraniindígenaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaXokleng