#QuarentenaArte: apresenta o espetáculo “Minha pequena Irlanda”

08/04/2020 09:43

#QuarentenaArte apresenta o espetáculo “Minha pequena Irlanda”, a peça é uma adaptação do romance Finnegans Wake, de James Joyce, publicado em 1939:

Atrizes Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan no espetáculo Minha Pequena Irlanda. Foto: Dayane Ros

Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle. A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce W. do Amarante, que atua no Curso de Artes Cênicas e na Pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, por alunos de Artes Cênicas da UFSC e UDESC e alunos da Pós-graduação em Estudos da Tradução.

A produção cênica integrou a programação comemorativa do Bloomsday 2019 de Florianópolis, sendo apresentada nos dias 15 e 16 de junho de 2019 no teatro da Departamento Artístico Cultura (DAC).

Ficha técnica:

Espetáculo: Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)
Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros
Atrizes: Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan
Vozes: Marina Bento Veshagem e André Zacchi
Iluminação: JV
Cenário e figurino: Dirce Waltrick do Amarante e Fabrício Bogas Gastaldi
Gravação: Bruno Shigeo
Edição: Marina Veshagem
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos

Sobre o Bloomsday:

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do romance Ulisses – obra de James Joyce que revolucionou a prosa de ficção no século XX. No Brasil, o Bloomsday é festejado há mais de duas décadas. Em São Paulo, onde o evento é tradicional, o Dia de Bloom ocorreu pela primeira vez em 1988 e foi organizado pelo poeta Haroldo de Campos e pela professora Munira Mutran, da Universidade de São Paulo (USP). Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

As atrações da #QuarentanaArte são postadas diariamente na página da SeCArte (secarte.ufsc.br) e também nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte: DAC/ SeCArte/UFSC, com textos e fotos da coordenação do espetáculo.