Projeto “Igrejinha Musical” apresenta recital do violões com o “Duo Tomé Jara”, nesta terça-feira, 13/09

13/09/2022 08:00

O projeto “Igrejinha Musical” ação do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 13 de setembro, às 19h na Igrejinha da UFSC, o recital de violões “Concertinho” do “Duo Tomé Jara”. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.

O “Duo Tomé Jara” foi formado em 2018, ano em que participaram do programa de extensão Ponteio – Violão na Udesc, onde os violonistas desenvolveram o primeiro repertório do Duo e se apresentaram em diferentes concertos e ambientes da cidade, destacando o Jardim Botânico e a Associação Sagres. Neste programa apresentam uma seleção dos 24 Prelúdios e Fugas do Italiano Mário Castelnuovo-Tedesco, uma obra de muita expressividade e destaque no repertório duo de violões. Além de transcrições de dois conjuntos de peças para piano, escritas pelo francês Erik Satie.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Os músicos

Igor Tomé. Foto: divulgação.

Igor Tomé é natural de Florianópolis, SC, Bacharel em Música – habilitação em Violão pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Ingressou no curso de bacharelado em música em 2015, ano em que passou a dedicar-se exclusivamente ao estudo do violão como instrumento solista e camerístico. Teve a oportunidade de estudar com instrumentistas diplomados e de grande relevância no cenário nacional e internacional do Violão de Concerto. Figuram-se entre eles: Edson Lopes, Marcus Llerana, Daniel Wolff, Glauber Rocha, Thibaut Garcia (França), Tal Hurwitz (Israel), Vladislav Bláha (Rep.Checa) Gabriel Schebor (Argentina), Juan Almada (Argentina) e Marcos Pablo Dalmácio (Argentina). Fez aulas regulares com os professores: Júlio Córdoba, Luiz Mantovani, André de Moura, Marcelo Brombilla e Bruno Madeira. É professor de música no projeto cultural Arte Nas Escolas, onde ministra aulas de violão clássico para crianças e adolescentes da rede pública de ensino pertencentes à comunidade do Sul da Ilha, em Florianópolis, desde seu início em 2016. Fez parte da equipe idealizadora e realizadora do Concertinho. Onde atuou como produtor, curador, mestre de cerimônia e músico em mais de 50 concertos realizadas em espaços públicos de Florianópolis, de 2017 a 2019.

Sua atuação artística vem sendo construída através da formação de diferentes programas que incorporam a estética da música do Violão de Concerto. Tem apresentado um repertório solista que permeia compositores espanhóis, latino-americanos e brasileiros, além de programas que contemplam as formações de duo – duo de violões. Atualmente tem apresentado La guitarra encantada, dividindo palco com o violonista Victor Carrara em um resgate do repertório do violão solista na América Latina dos últimos 100 anos.

Alejandro Aladino Astudillo Jara. Foto: divulgação.

Alejandro Aladino Astudillo Jara é natural do Chile e mora no Brasil desde o ano 2016. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Chile em 2013 e Bacharelado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc, em 2021. Atualmente é aluno do mestrado na linha de pesquisa “Processos Criativos” no Programa de Pós-Graduação em Música, PPGMUS, na
Udesc. O título da dissertação é “Entre Categorias: traçando uma ponte entre a textura e o tempo na peça Triadic Memories de Morton Feldman”, e é supervisada pelo professor Dr. Luigi Antonio Irlandini.

Durante o Bacharelado teve orientação instrumental dos professores Marcelo Brombilla, André de Moura, Bruno Madeira e Luiz Mantovani. Participou de masterclasses com importantes violonistas de nível nacional, com Edson Lopes e Glauber Rocha, internacional, com Danilo Cabaluz (Chile), José Antonio Escobar (Chile), Romilio Orellana (Chile) e Vladislav Bláha (República Tcheca). Desempenhou-se como bolsista do projeto “Ponteio – Violão na Udesc” entre os anos 2018 e 2019, e atualmente é bolsista PROMOP do PPGMUS na UDESC. É membro fundador da equipe Concertinho, grupo de violonistas que leva à comunidade de Florianópolis o fazer violonístico desde 2017, organizando recitais de violão e música de câmara, de forma periódica e em diferentes pontos de aceso gratuito na cidade.

Atualmente, desempenha-se no meio artístico como violonista, arranjador, compositor e produtor musical. Como violonista apresentou-se em Florianópolis, Laguna, Tubarão, Criciúma e Lages, além de participações internacionais em Santiago e Chillán do Chile. Como arranjador tem preparado um repertório para solo, duo de violões e quarteto de violões do compositor francês Erik Satie, repertório que apresenta junto com o violonista Igor Tomé no ciclo Concertinho 2022.

Recitáis solo

II. Prélude et fugue no. 13 en Sol majeur

O quê: recital de violões “Concertinho” – Duo Tomé Jara
Quando: 13/09 | terça-feira | 19h