Projeto “Igrejinha Musical” apresenta concerto em parceria com Departamento de Música da Udesc

28/11/2022 07:00

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, um concerto em parceria com o Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O concerto apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Nesta primeira apresentação, os músicos João Titton, Hans Twitchell, Luís Cláudio Barros e Maurício Zamith realizam o espetáculo. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O objetivo desta parceria é levar ao público a produção artística do renomado corpo docente do Departamento de Música da Udesc, utilizando o espaço e acústica privilegiados da recém-reformada Igrejinha da UFSC, dentro do Projeto Igrejinha Musical. A programação tem a curadoria do Prof. Luiz Mantovani (DMU-Udesc) e apresenta grandes obras do repertório brasileiro e universal, nas mais diversas formações instrumentais e vocais, e deve conter mais uma apresentação com novos músicos no dia 08 de dezembro.

Os músicos

João Titton

João Titton. Foto: divulgação.

Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith, apresentando obras de compositores brasileiros. Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical, no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc, tendo produzido dois CDs (Música Brasileira, 2010 e Instrumental da Casa, 2015), e participa do Duo Titton-Barros. Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” de Robert Gerle, publicado pela UFPR em 2016. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista na Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.

Hans Twitchell

Hans Twitchell. Foto: divulgação.

O violoncelista e gambista Hans Twitchell atua em quatro continentes como solista e camerista, expondo uma variedade de estilos. Destaca-se por suas esplêndidas interpretações tanto de obras pós-modernas quanto de barrocas. Foi convidado do Emerson String Quartet, é um integrante fundador do versátil conjunto de câmara norte-americano Avery Ensemble e foi premiado por sua apresentação com Adriana Jarvis no Concurso Internacional de Piano Liszt ­– Garrison em Baltimore, nos EUA em 2011 – Divisão de Artistas Colaboradores. Foi gravado pelos selos New England Viola da Gamba Society, CRI, Zephyr, Ablaze e Navona Records. Entre suas atividades recentes destacam-se a estreia sul-americana da Segunda Sonata para Violoncelo e Piano de Alfred Schnittke, em Porto Alegre com Adriana Jarvis, a estreia de Thirteen Moons on Turtle’s Back, de Luigi Irlandini na sala Cecília Meireles em Rio de Janeiro, o lançamento de um disco novo de Avery Ensemble destacando obras de Biber, Mozart, Creston e Schoenfield, uma apresentação de Verklarte Nacht, Op. 4 de Schoenberg, com o Avery Ensemble em Hartford, EUA, e seu concerto em Hamburgo, Alemanha com o pianista Stepan Simonian. É Doutor em violoncelo pela University of Connecticut e é professor efetivo na Udesc em Florianópolis, onde serviu como chefe do Departamento de Música de 2020 a 2022.

Luís Cláudio Barros

Luís Cláudio Barros. Foto: divulgação.

Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music (NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detêm inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná. Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.

Maurício Zamith

Maurício Zamith. Foto: divulgação.

Maurício Zamith é professor efetivo do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel pela Universidade de São Paulo. Durante sua formação, foi premiado em diversos concursos nacionais de piano e de música de câmara, tendo sido orientado por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte, Mauricy Martin e Ney Fialkow. Até 2019, integrou com o violinista e professor João Eduardo Titton (UDESC) o Duo Titton-Zamith, projeto de extensão universitária vinculado à UDESC, com apresentações no Brasil e no exterior. Em 2008, ao lado da Profa. Maria Bernardete Castelan Póvoas (UDESC), produziu e gravou o CD Tempo Composto, com obras para piano compostas por professores do Departamento de Música da Udesc. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produção artística vinculadas ao tema.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Serviço:

O quê: Concerto com Departamento de Música da Udesc
Quando: 29/11/2022 | terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499

Texto: Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina

Tags: dacIgrejinha da UFSCIgrejinha MusicalUdesc