Projeto 12:30 lança na quarta-feira, dia 17 de agosto, terceiro episódio da série “Arquivo 12:30” para relembrar shows musicais dos anos 90

15/08/2022 10:04

O Projeto 12:30 lança na quarta-feira, dia 17 de agosto, o terceiro episódio da série de vídeos intitulada “Arquivo 12:30”, para relembrar apresentações musicais que aconteceram nos anos de 1990, na Concha Acústica da UFSC.

A série conta com quatro episódios que estão indo ao ar quinzenalmente, nas quartas-feiras, às 12h30, pelo canal do Youtube do projeto.

O terceiro episódio é com o Grupo Engenho, que se apresentou na UFSC pelo Projeto 12:30 em 1999. A gravação do show foi realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), em parceria com a TV UFSC.

A série “Arquivo 12:30” tem como objetivo apresentar ao público um pouco da memória do Projeto 12:30 que, desde sua criação em 1986, promove apresentações culturais, principalmente de música, no cotidiano da vida universitária. Os quatro episódios da série contam parte da história do projeto, o qual segue ativo e se reinventando após o período de pandemia, com realizações de atividades virtuais pelo Youtube e redes sociais.

Grupo Engenho

Criado em 1979 em Florianópolis, ficou conhecido através de seu trabalho baseado na música regional, valorizando principalmente a cultura da Ilha de Santa Catarina, mas dentro de um contexto social e político.

No ano de 2011, depois de alguns anos inativos, o grupo retoma as suas atividades relembrando os sucessos da formação com a qual se tornou conhecido no final dos anos 70 e início dos 80. Desta formação, reuniram-se, novamente, os músicos Alisson Mota, Marcelo Muniz, Chico Thives e Claudio Frazê tendo como convidados especiais Marcelo Besen na sanfona e Carlos Augusto Vieira no violino, assim como Manoella Vieira nos vocais.

No show realizado no Festival de Música da UFSC, em 28 de agosto de 2011, 2.000 pessoas, entre fãs e novos entusiastas, vibraram por mais de 1 hora, com “o espírito mergulhado em nostalgia e afeto histórico”.

Em 2012, o Grupo Engenho realizou o show “De Trés Ont‘onte a dijáoji” no palco do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

A apresentação foi uma antologia do trabalho do Grupo que embalou a mobilização universitária catarinense desde os tempos pré-redemocratização. Por isso, é uma das bandas que até hoje seguem na memória afetiva de pelo menos duas gerações.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” durante 2021. Agora em 2022, no formato semipresencial, segue promovendo atividades online.

As apresentações virtuais ficaram disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e foram, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

Acesse o canal do Youtube do Projeto 12:30 através do link:

Serviço:

O quê: Terceiro episódio da série “Arquivo 12:30” com o Grupo Engenho.
Quando: 17 de agosto, quarta-feira, às 12h30.
Onde: Canal do Youtube – Projeto 12:30 UFSC – https://www.youtube.com/c/Projeto1230UFSC
Quanto: Gratuito.
Contato:  ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:

WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC, com informações da banda.