Pesquisa de satisfação sobre a Fortaleza de São José da Ponto Grossa vira artigo científico

18/02/2021 19:45
Foto: Salvador Gomes

Guias de turismo atendem visitantes na Fortaleza.Foto: Salvador Gomes

No ano de 2019, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram uma pesquisa de satisfação na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Como resultado foi produzido o artigo Análise da Qualidade de Serviços Turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, Utilizando o Tourqual, elaborado por Tiago Savi Mondo, Maria Helena Alemany Soares e Fabiana Calçada de Lamare Leite, do IFSC, e Roberto Tonera, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. Os resultados da pesquisa foram  publicados na Revista Turismo em Análise da Universidade de São Paulo (USP) em fevereiro de 2021.

O levantamento feito entre maio e novembro de 2019,  teve a participação de 398 turistas que visitaram a fortaleza. Os resultados obtidos tiveram  como principais pontos: a beleza do local, a possibilidade de fugir da rotina vivendo novas experiências e no serviço de guiamento oferecido ao visitante.  Além disso, a percepção geral de satisfação dos visitantes que participaram da pesquisa foi quantificado em 9,55, de um total de 10.

Além disso foi solicitado aos entrevistados que atribuíssem conceitos a indicadores de qualidade, tais como limpeza, conforto, beleza, percepção de segurança, acesso, entre outros. Em média, esses indicadores receberam avaliação 4,24 – índice situado entre os conceitos “bom” e “ótimo”, já que o máximo por indicador é 5.

De acordo com o estudo, se transformada em uma escala de até 10 pontos, a nota para qualidade do atrativo ficaria em 8,48. Esse número, embora diferente da percepção geral do turista (9,55), corrobora com a hipótese levantada pelos autores da análise que “a percepção de qualidade dos visitantes da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, possui alta influência na construção da satisfação destes visitantes”.

Projeto de Guiamento

A pesquisa sobre percepção do turista na fortaleza é resultado da parceria entre IFSC e UFSC nos últimos anos. A aproximação das instituições ganhou força  com o Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, iniciado em 2018. Neste projeto,  alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC passam por uma capacitação sobre a história das fortificações ministrada por servidores técnicos-administrativos em educação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. Após a capacitação os alunos passam a  atender gratuitamente os visitantes na Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19 as fortalezas foram fechadas para visitação.

Para saber mais sobre a Fortaleza de São José da Ponta Grossa acesse aqui.