Orquestra Filarmônica SCAR performará a ópera infantil Bastiana e Bastião na UFSC, dia 20 de outubro

15/10/2019 09:30

Parceria entre a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e a Orquestra Filarmônica SCAR traz para a UFSC a ópera cômica Bastiana e Bastião, a ser performada em 20 de outubro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da UFSC. A obra é uma adaptação de Bastien und Bastienne, composta por Wolfgang Amadeus Mozart quando criança, e é a grande atração de outubro da temporada 2019 da Orquestra. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para serem retirados na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC a partir desta segunda-feira, dia 14 de outubro, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Serão liberados 2 (dois) ingressos por pessoa.

Bastien und Bastienne

Composta em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos, a ópera cômica de apenas um ato conta a história de uma jovem camponesa que acredita estar sendo traída por seu amado e precisa da ajuda de um mago meio charlatão para encontrar um final feliz. “Adaptamos o original francês para o português e procuramos dar ainda mais leveza e graça na montagem das cenas e na direção geral da ópera, mas sem perder o foco na música de Mozart, que até hoje encanta e desafia qualquer orquestra do mundo”, explica o Coordenador Artístico da SCAR, André Dos Santos.

Com encenação de Maykon Junkes e Fabrícia Silva e coreografia de Edson Nascimento, a ópera leva ao palco 12 bailarinos do Grupo de Jazz da SCAR, três cantores líricos convidados e dois atores da Escola de Teatro da SCAR. “Apesar do original não ter sido criado para ser uma obra infantil, fomos em direção a uma apresentação que agrade a toda família, que seja leve, divertida e de qualidade técnica impecável”, comenta Junkes.

Pela primeira vez na temporada, a Orquestra Filarmônica terá a regência de um maestro convidado. A responsabilidade ficará a cargo de Pedro Messias, maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém/PA. Envolvido com os ensaios e a apresentação da ópera L’Etoile, de Emmanuel Chabrier no Theatro São Pedro, em São Paulo, André Dos Santos confia na qualidade técnica de Messias e na parceria que os dois mantém há anos na montagem de óperas do FEMUSC.

Serviço

O que: Bastião e Bastiana Adaptação de “Bastien und Bastienne”, de W.A. Mozart
Quando: 20 de outubro | domingo | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Classificação: livre

Ingressos gratuitos disponíveis para serem retirados na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos a partir desta segunda-feira dia 14/10 das 09h às 12h e das 14h às 17h. Serão liberados 2 (dois) ingressos por pessoa.