Orquestra de Câmara da UFSC apresenta canção de Chiquinha Gonzaga

05/07/2021 08:00

Orquestra de Câmara da UFSC. Foto: Reprodução (YouTube)

A Orquestra de Câmara da UFSC sob a regência da maestrina Miriam Moritz, apresenta a canção Gaúcho “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga e arranjo de Lucas Madeira.

Apesar das restrições sociais impostas pela pandemia do Covid, as atividades do Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC continuam. Os estudantes permanecem ensaiando individualmente e, de maneira remota, fazem reuniões virtuais em grupo e ensaios coletivos. Na avaliação de Miriam Moritz “O trabalho tem sido de total adaptação, visto que a experiência de um coro esta calcada em uma grande convivência entre seus membros”.

Para a realização dos ensaios e da gravação do vídeo com a música, a regente gravou a parte instrumental e coordenou os ensaios pela plataforma zoom, além de realizar  reuniões para detalhamento dos trabalhos. A maestrina também realizou a edição de todos os áudios gravados e o vídeo foi editado por Claudio Felippio Junior, bolsista do Coral, DAC/SeCArte/UFSC.

Veja o vídeo da canção: Gaúcho “Corta-jaca”:

 >> Assista mais vídeos produzidos pelo do Coral da UFSC na playlist do YouTube

Ficha Técnica:

Música: Gaúcho “Corta-jaca” – Autora: Chiquinha GonzagaArranjo: Lucas Madeira
Violino: Nuran Pereira
Viola: Júlia Possari
Flautas: David da Silva e Miriam Moritz
Contrabaixo: Rafael Wasem
Violão: Lui Barbosa
Bateria: Jhonata da Rosa
Percussão: Guilherme Nascimento
Idealização e regência: Miriam Moritz
Bolsista administrativa: Sherlyn de Vasconcelos
Edição de áudio: Miriam Moritz
Edição de vídeo: Claudio Felippio Junior

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Criados em 2009, o Madrigal da UFSC e a Orquestra de Câmara da UFSC, projetos musicais permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.