Núcleo divulga literatura italiana por meio da leitura de trechos de obras no YouTube

12/01/2021 11:27

O Núcleo de Estudos Contemporâneos Literatura Italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (Neclit-UFSC) está transformando poesia e conhecimento em conteúdos do YouTube. Com cerca de 470 inscritos no canal, o grupo promove a divulgação de textos e autores da literatura italiana.

Os vídeos são compostos por leituras de pequenos textos ou fragmentos já traduzidos ou ainda inéditos em português, realizadas por alunos de graduação, pós-graduação, professores e também interessados em literatura italiana. O Leituras Italianas é um projeto integrado organizado pela UFSC, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A playlist do projeto já conta com 14 vídeos, contendo diferentes fragmentos e autores, lidos por pesquisadores. A professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Patrícia Peterle, foi responsável pela leitura de estreia, uma homenagem ao Premio Nobel Eugenio Montele.