‘Noite de Palhaçaria’ no Teatro da UFSC neste fim de semana, 26 a 28/7

22/07/2019 08:00

Noite de Palhaçaria. Foto: Mhirley Lopes.

O Teatro da UFSC recebe a peça “Noite de Palhaçaria”, espetáculo da companhia Traço, de Florianópolis, nos dias 26, 27 (sexta-feira e sábado, às 20h) e 28 (domingo, às 19h). A peça promete noites de um entusiasmado show cômico regado de risos e muita palhaçaria. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. A apresentação integra a programação do Projeta Cena Aberta, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Sinopse

Neste espetáculo formado por esquetes teatrais e números cômicos na linguagem da palhaçaria, as figuras construídas ao longo dos anos de pesquisa pelos integrantes da Traço – Esmeralda, Gretta Panschetta e Jubi – revelam sua comicidade particular convocando o público para um único compromisso: a diversão.

Um espetáculo versátil, interativo e que integra o repertório da Cia. desde o ano de 2011. Com uma estrutura aberta e disponível ao improviso, o trabalho já recebeu muitos convidados, palhaços e artistas de outras áreas ao longo dos anos. Até que, a partir do ano de 2017, os integrantes da Traço, munidos de sua prática e experiência, compilaram seus materiais para uma dramaturgia própria, mais uma vez buscando a intimidade e a cumplicidade no encontro com o público.

As apresentações no projeto Cena Aberta marcarão o início da comemoração de 18 anos da Traço Cia. de Teatro, a serem completados no mês de agosto de 2019.

Noite de Palhaçaria. Foto: Mhirley Lopes.

Realização e concepção: Traço Cia. de Teatro.
Palhaços: Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello.
Técnica e operação de luz e som: Gabriela Leite.
Classificação: Livre (indicado para jovens e adultos).
Duração: 60 minutos.

Sobre o grupo

ATraço Cia. de Teatro é uma companhia teatral profissional de Florianópolis (criada no ano de 2001). Sua principal linha investigativa é a Palhaçaria, experimentada em diferentes territórios de atuação: teatros, praças, ruas, hospitais, comunidades, empresas, escolas, campos de refugiados, áreas de conflito e outros. Assim, a Cia. desenvolveu uma linguagem artística própria, sustentada no encontro entre artistas e público, edificando uma relação horizontal, afetiva e transformadora. Circulou por 18 estados brasileiros e diferentes países, como Portugal, Espanha, Itália, Cisjordânia, Colômbia e Costa Rica. Recebeu 07 premiações artísticas em diferentes festivais e, atualmente, possui um repertório formado por espetáculos teatrais, contações de histórias, intervenções artísticas e projetos humanitários como o (A)Gentes do Riso e as ações que realiza junto à organização internacional Pallasos en Rebeldía.

A Traço Cia. de Teatro também ministra oficinas de formação na linguagem da Palhaçaria, gere e coordena projetos junto às leis de incentivo à Cultura nas esferas municipal, estadual e federal.

Projeto Cena Aberta

Durante este ano, o Projeto Cena Aberta realiza uma programação comemorativa dos 40 anos do Teatro da UFSC (1979-2019). O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas quatro décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.

O Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) está situado no conjunto arquitetônico de edifícios históricos do bairro da Trindade que foram adquiridos pela Universidade na década de 1970. Conjunto esse que abriga a sede do DAC, onde há quatro décadas são realizados diversos projetos artístico-cultuais abertos à comunidade.

O quê: Noite de Palhaçaria, da Traço Cia. de Teatro
Quando: 26 (sexta-feira) e 27 (sábado), às 20 horas, e 28/07 (domingo), às 19 horas.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início das apresentações.

Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Teatro da UFSC (durante a semana) (48) 3721-6493 – www.dac.ufsc.br. Para entrar em contato com a Traço Cia Teatral: Página virtual: tracoteatro.blogspot.com.br | Facebook: facebook.com/tracoteatro |Instagram: instragram.com/tracoteatro – @tracoteatro | E-mail: | Fone: (48) 98412-5624

O show tem classificação livre, mas é indicado para jovens e adultos.

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da produção (fotos de Mhirley Lopes).