Mais três dias para se inscrever no Festival de Música da UFSC

31/05/2011 16:17

As inscrições para a segunda edição do Festival de Música da UFSC foram prorrogadas do dia 31 de maio para o dia 3 de junho. Embora tenha ultrapassado o número de participantes da edição passada, com 40 composições inscritas, a comissão organizadora do evento decidiu prorrogar até sexta-feira as inscrições para estender a oportunidade de participação a mais pessoas. Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte e Departamento Artístico-Cultural da UFSC, o Festival vai repetir na UFSC, em agosto, a experiência dos grandes festivais universitários.

Cada proponente poderá inscrever até três músicas de composição própria, sem nenhuma restrição de estilo, mas apenas uma poderá ser selecionada. Dentre as inscritas, 20 composições serão escolhidas e irão ao palco do festival nos dias 27 e 28 de agosto, no horário das 18 às 22 horas, na Praça da Cidadania, quando vão participar de uma grande mostra não-competitiva. A seleção será feita de 1 a 17 de junho por uma comissão de cinco integrantes, todos músicos e produtores. A secretária de Cultura e Arte da UFSC Maria de Lourdes Borges se disse muito satisfeita com o número de participantes que não param de trazer suas composições ao prédio da Secretaria.

Os músicos premiados receberão troféu e terão suas composições gravadas em CD e DVD com produção profissional. Primeiro festival de música na UFSC desde a década de 80, o evento é aberto à participação de estudantes universitários, professores e servidores técnico-administrativos dos Campi de Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá. Também podem participar compositores, músicos, intérpretes e comunidade em geral da grande Florianópolis.

Para fazer a inscrição é preciso entregar preenchido o formulário que se encontra disponível para download no site www.secarte.ufsc.br; um CD contendo a gravação de até três composições. Neste site serão divulgados os nomes dos eleitos pela comissão de seleção. O material deve ser entregue no horário das 14 às 18 horas, na SeCarte, que fica no prédio da Editora – 2º andar ou pelo endereço: Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Prédio da Editora Universitária, 2° andar, Florianópolis, SC, CEP: 88040970. E-mail para contato: festivaldemusica@reitoria.ufsc.br.

Um mês antes da realização do II Festival, no dia 13 de julho, a SeCArte e o DAC farão um show de pré-lançamento no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos. Nesse dia, o Cd e o DVD que estão sendo finalizados com a gravação do evento anterior serão apresentados ao público e distribuídos às bandas participantes do último festival. “Pretendemos que o festival seja um laboratório referencial no Estado de experimentação e produção de música”, salienta a secretária.

Prometendo reunir um público superior ao do ano passado, o festival iniciará com a apresentação dos grupos selecionados e será encerrado pelo show de duas bandas consagradas de Florianópolis: no dia 27, a banda John Bala Jones (pop) e no dia 28, o Grupo Engenho (rock regional que fez muito sucesso nos anos 70 e 80). Presidida pelo músico Marco Valente, coordenador do Projeto 12:30, do Departamento Artístico-Cultural, a comissão de organização decidiu manter o caráter regional da mostra, com a perspectiva de estadualizar o evento a partir do próximo ano. “O objetivo do festival é incentivar a pesquisa e a produção musical com excelência”, lembra Valente. Valente aposta na qualidade e ousadia estética, pontos marcantes da edição anterior, que teve saldo de público de 15 mil pessoas.

Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)
Contatos: (48) 99110524 – 37219459
raquelwandelli@yahoo.com.br