Live marca o lançamento de livro que reúne fotos de flores e paisagens da UFSC durante a pandemia

16/03/2021 08:30

O livro ‘A UFSC continua linda’, de autoria da professora do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Graziela de Luca Canto, será lançado nesta quarta-feira, 17 de março, às 20h. A obra começou a ser produzida em março de 2020 e reúne fotos de paisagens e árvores que a docente encontrou em seus passeios pelo campus da Trindade durante a pandemia. O evento, que será transmitido pelo YouTube, contará também com a participação da professora do Campus de Joinville Cátia Carvalho Pinto.

Graziela aos poucos reuniu um acervo de fotos com as quase 100 espécies de flores que descobriu, catalogando cada uma delas com nome científico, designação popular e localização. O e-book, compartilha a experiência com toda a comunidade. Além de ter acesso à obra com 100 páginas, as pessoas também podem fazer um passeio virtual pelo jardim, apreciando toda a beleza existente no local, que durante a pandemia ficou praticamente vazio.

Foto: Graziela Canto

“Este livro traz imagens registradas durante minhas caminhadas rotineiras no campus universitário, nos meses da pandemia. São fotos capturadas com uma câmera de celular, por uma professora totalmente amadora no campo da fotografia e da botânica. Para fazê-las utilizei apenas duas ferramentas: meu amor pela UFSC e minha sensibilidade”, conta Graziela. O objetivo do projeto é provocar reflexões sobre o que aprendemos nesse período que ficamos “distanciados da nossa ‘verdadeira vida’ ou da vida que conhecíamos como verdadeira”.

Participaram na produção, além de Graziela de Luca Canto, responsável pelos textos, fotos e catalogação, Júlio Cancellier (criação, arte e diagramação), Beatriz Valio Weiss (catalogação das espécies), Enio Luiz Pedrotti (revisão da catalogação das espécies) e Suzana Kilpp da Silva (revisão dos textos).

Sobre a autora

Catarinense, de Criciúma, Graziela de Luca Canto sempre foi observadora, detalhista e muito curiosa. Quando criança, escrevia poesias e gostava de desenhar, mas foi nos passeios pelas ruas da praia do Rincão, no sul do estado, que aprendeu a observar as flores com a sua mãe. O fascínio pelos detalhes desenhou o seu caminho profissional. Graduou-se em Odontologia pela UFSC, instituição na qual trilhou a sua carreira docente. Percorreu diferentes caminhos, foi professora da graduação e da pós, coordenadora do curso de Odontologia e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET). Encantou-se pela pesquisa durante o pós-doutorado no Canadá, e seu instinto curioso de pesquisadora a levou até Harvard, onde, em 2020, completou o Global Clinical Scholars Research Training. Além da Odontologia e da pesquisa, possui outras paixões profissionais. Orgulha-se em contribuir para a formação de pesquisadores éticos, comprometidos e responsáveis, coordenando o Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências. Ao assumir o desafio de ser diretora administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tomou gosto pela gestão universitária. Foi durante a pandemia que o seu espírito observador, detalhista e curioso encantou-se pela fotografia.

Serviço:

O quê: lançamento do livro ‘A UFSC continua linda’