LITERAR inicia série de publicações da exposição virtual “Distopias de hoje: 1984”

09/06/2020 12:06

O Grupo de Estudos Sobre Direito e Literatura da UFSC (LITERAR) inicia uma série de publicações que compõem a exposição “Distopias de hoje: 1984”.

Inspirados pela obra de Orwell, o grupo buscou relacioná-la com a realidade: selecionaram trechos que se identificam com o presente. O presente é retratado por meio de matérias jornalísticas publicadas em sites de internet. A exposição foi construída pelos participantes da primeira edição do Literar virtual (em abril/maio de 2020).

O livro 1984 de George Orwell nos apresenta uma distopia radical, onde as instituições e dispositivos sociais têm o objetivo claro de coagir e manipular. Não há qualquer possibilidade de liberdade, autonomia ou felicidade. A manutenção do poder pelo poder é o único objetivo, não há outra finalidade a ser alcançada. Orwell apresenta um protesto contra as artimanhas dos governos e o autoritarismo.

Sobre o LITERAR

O LITERAR recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por maio do Edital Bolsa Cultura, que fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades na UFSC.

Coord.: Profa. Dra Luana Renostro Heinen
Bolsista: Sacha Danielski da Silva
Organizadores: Amanda Arruda Coelho, Gregory Fernandes dos Santos, Joana Carvalho Gutierrez, Letícia Schröter Brognoli, Luna Rocha Dantas, Rafael Caus Smentkoski, Vinicius Vitorino.

Serviço:

O quê: exposição virtual “Distopias de hoje: 1984”
Quando: de 08 de junho à 24 de julho de 2020