Inscrições para a 11ª edição do Experimenta seguem abertas até 25 de setembro
Estão abertas até 25 de setembro as inscrições para a seleção de propostas artístico-culturais para compor a programação da 11ª edição do Experimenta. A edição de 2026 ocorrerá de 03 a 08 de novembro, nos campi da UFSC, e terá como tema Mosaico das Artes.
>> Acesse:
Edital 015/2026/SeCArte/UFSC – 11ª Edição Experimenta UFSC
Formulário eletrônico de inscrição
Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArte/UFSC), o Experimenta é a semana de arte e cultura da UFSC. A ação tem como objetivo incentivar e difundir a produção acadêmica nas áreas artístico‑culturais, envolvendo a comunidade em ações desenvolvidas na Universidade. Trata‑se de um espaço amplo e diverso, que oferece à oportunidades de experimentação e imersão cultural.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no Edital. Podem participar discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós‑graduação da UFSC, servidores docentes e técnico‑administrativos em educação, além de trabalhadores terceirizados.
Os projetos devem contemplar modalidades artístico‑culturais como artes visuais, audiovisual, música, dança, exposições, literatura, oficinas, palestras, rodas de conversa, teatro, entre outras. As atividades serão realizadas de forma não remunerada durante a 11ª edição do Experimenta, que ocorre entre 3 e 8 de novembro de 2026.
As ações serão realizadas na UFSC, com atividades distribuídas pelos campi de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville, além das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
>> Cronograma
Divulgação do edital: 09/09/2026
Período para inscrição das propostas: 09/09/2026 a 25/09/2026
Divulgação do resultado preliminar: 30/09/2026
Período para recurso: 01/10/2026 a 02/10/2026
Divulgação do resultado final: 06/10/2026
Evento: 03/11/2026 a 08/11/2026
Inscrições: Formulário Eletrônico
Informações: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | secarte.ufsc.br/experimenta | 48 3721-2376



















