Grupo de Estudos em Direito e Literatura debate obra ‘Fahrenheit 451

08/09/2020 12:28

Inicia no dia 10 de setembro, às 17h, o novo ciclo de debates da temática “Narrativas Distópicas”, promovido pelo Grupo de Estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (Literar/UFSC). Nesse ciclo, composto por 7 encontros, um a cada duas semanas, a análise do Direito nas distopias será atravessado pelo debate da obra Fahrenheit: 451, de Ray Bradbury.

Bradbury convida o leitor a imaginar um cenário em que os livros são considerados ameaças ao sistema, não coincidentemente, são os bombeiros  quem têm a função de queimá-los, destruindo-os. Na sociedade de Fahrenheit 451 os livros são completamente proibidos. Isso foi decidido pelos próprios cidadãos, imaginando que abrindo mão da liberdade, poderiam proporcionar um mundo sem conflitos, no qual o entretenimento e a ignorância prevalecem. Considerado um clássico da distopia, Fahrenheit 451 continua tão atual quanto na época em que foi lançado.

Será concedido certificado de participação com 22h para quem participar de 75% dos encontros do grupo de estudos (participar de ao menos 5 encontros) e de 30h para quem participar de 75% dos encontros do grupo de estudos e ainda contribuir com a exposição virtual. A reunião de abertura da Edição será no dia 10/09, às 17h e outros encontros seguirão acontecendo quinzenalmente às quintas-feiras, no mesmo horário.

Cronograma:

Dia 10/09 – Direito enquanto distopia técnica.
Dia 24/09 – Distopia como ferramenta de análise da modernidade.
Dia 08/10 – Primeira parte do livro Fahrenheit 451: A lareira e a salamandra.
Dia 22/10 – Segunda parte do livro Fahrenheit 451: A peneira e a areia.
Dia 05/11 – Terceira parte do livro Fahrenheit 51 : O brilho incendiário.
Dia 19/11 – Direito diante do Fahrenheit 451: Limites à liberdade de expressão nos Estados democráticos-pluralistas.
Dia 03/12 – Encerramento: Censura e liberdade de expressão.

Bibliografia:

Espera-se leitura prévia dos textos base e complementares disponíveis. Para ter acesso à bibliografia, basta clicar neste link e acessar no Google Drive.

O projeto Literar é coordenado pela Profa. Dra. Luana Renostro Heinen do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), a ação recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura. O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes.

Serviço:

O quê: Literar: Debate Sobre o Livro Fahrenheit 451
Inscrições: Literar 2020.2
Quando: reunião de abertura da Edição no dia 10/09, às 17h e outros encontros seguirão acontecendo quinzenalmente às quintas-feiras, no mesmo horário.
Onde: via Google Meet no link https://meet.google.com/hsv-xcem-idc

Literar na Internet:

Pagina: literar.paginas.ufsc.br
Facebookfacebook.com/literar.ufsc
Instagram:  instagram.com/literar.ufsc
E-mail: literar.ufsc@gmail.com

Tags: CulturaGrupo de Estudos em Direito e Literatura (Literar)Projeto de ExtensãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina