Festival Purpurina tem evento on-line dedicado à arte drag

28/06/2022 08:19

Perla Purple, Lola Extravaganza e Will Mario estão entre os participantes. Foto: Fernanda Souza

Selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2021, o projeto transmídia Purpurina lança no mês do orgulho LGBTQIA+ o primeiro Festival Purpurina, todo dedicado à arte drag. O projeto é uma realização do Laboratório em Design, Audiovisual e Transmídia (LAB DAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A transmissão do evento ocorre nesta quinta-feira, 30 de junho, às 20h no canal do LAB DAT no YouTube. A ação recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura.

O projeto selecionou nove drags de diversos estados brasileiros que se apresentam em três categorias: bate-cabelo, dublagem e atuação.  Logo após o encerramento do festival, o público poderá escolher a melhor performance de cada categoria no Instagram (@casapurpurina). No quadro de entrevistas, o público vai conhecer um pouco mais sobre Lola Extravaganza, uma das campeãs do “Concurso Purpurina”; e sobre Will Mario, que é artista e performer do movimento ballroom catarinense, mãe da Casa das Feiticeiras.

O diretor catarinense Jamil Vigano é quem assume a direção artística e executiva do projeto; enquanto o design de produção e o projeto gráfico são assinados pelo professor e coordenador do LAB DAT André Luiz Sens. O Festival Purpurina conta ainda com a Joy Studios na captação e direção de fotografia; Studio das Artes Eisenhower Moreno na assistência de produção; Aline Iolanda na interpretação em Libras; Perla Purple (Vinicius Tancredo) e Hera (Heitor Cameu) no comando da apresentação.

Serviço:

O quê: Festival Purpurina