Festival de Música da UFSC tem 133 inscritos

06/06/2011 10:39

Um total de 133 inscrições presenciais, fora o que ainda está para chegar por correio foi apresentado ao II Festival de Música da UFSC. O número de participantes é quase o triplo da edição do evento no ano passado quando se inscreveram 47 candidatos e surpreendeu a comissão organizadora da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. “Esperávamos atrair mais gente, mas não imaginávamos tanto sucesso”, afirma a secretária Maria de Lourdes Borges. Com esse crescimento muito acima do esperado, a comissão prorrogou a divulgação do resultado de 20 de junho para 1º de julho, de modo a dar tempo de selecionar as canções que irão ao palco em agosto.

O Festival vai mobilizar o meio musical da Grande Florianópolis com a realização de dois eventos: o lançamento do CD e do DVD da primeira edição, no dia 13 de julho, às 20 horas no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da UFSC, e a mostra dos selecionados para o II Festival, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto, das 18 às 22 horas, na Praça da Cidadania do campus universitário. A escolha das 20 composições que integrarão a mostra também foi estendida para o período de 8 a 30 de junho, para que a Comissão de Seleção, integrada por cinco músicos e produtores, consiga concluir o trabalho de avaliação.

O nome dos músicos, bandas e composições vencedores será divulgado no site www.secarte.ufsc.br e os músicos premiados receberão troféu e terão suas composições gravadas em CD e DVD com produção profissional. Apenas no último dia previsto para o encerramento inicial das inscrições (31 de maio), 76 músicos apresentaram suas composições na SeCArte. A maior parte é integrante de bandas de Florianópolis e de bairros próximos a UFSC, já que a participação se limita a moradores da Grande Florianópolis e estudantes, professores e servidores técnico-administrativos dos Campi de Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá.

“Vamos redimensionar o Festival para o próximo ano considerando esse potencial de crescimento surpreendente e a possibilidade de ampliação para nível estadual”, avalia o coordenador do evento, Marco Valente, que coordena também o Projeto 12:30 do Departamento Artístico-Cultural da UFSC. A secretária acredita que o impacto do Festival mostra um interesse emergente da juventude de Florianópolis pela produção musical. “E também aponta que nos dois últimos anos a universidade tornou-se uma referência importante na área, com a realização do projeto 12:30, 12:30 acústico, Madrigal, Coral, Festival de Música e UFSCstoock e que deve desembocar na criação do seu primeiro curso de graduação em música.

Primeiro festival de música na UFSC desde a década de 80, o evento iniciará com a apresentação dos grupos selecionados e será encerrado pelo show de duas bandas consagradas de Florianópolis: no dia 27, a banda John Bala Jones (pop) e no dia 28, o Grupo Engenho (rock regional que fez muito sucesso nos anos 70 e 80). Com o intuito de repetir a experiência dos grandes festivais universitários, o evento quer incentivar a pesquisa, a diversidade de estilos e a produção musical com excelência.

Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)

Contatos: (48) 99110524 – 37219459

raquelwandelli@yahoo.com.br