FEIRA DE LIVROS TEM LANÇAMENTOS DE ROMANCE E POESIA ALEMÃ HOJE

22/03/2012 15:37

Duas obras serão lançadas na Feira de Livros da Editora da UFSC na tarde do dia 21: o romance épico  Ao que minha vida veio, de Alckmar dos Santos, vencedor do Concurso Salim Miguel de Romance e a antologia poética Seis décadas de poesia, de Rosvitha Blume e Markus Weinenger. Os três autores, Alckmar, Rovitha e Markus Weinenger estarão na Tenda dos Autores às 17 horas para uma conversa com os leitores. Até o dia 4 de abril, em uma grande tenda coberta na Praça da Cidadania, a Editora está expondo com até 70% de desconto 1.800 títulos e cerca de 20 mil exemplares, entre lançamentos do seu catálogo, das instituições livreiras que integram a Liga de Editoras Universitárias e de outras editoras reconhecidas no mercado.

 Vários livros estão sendo lançados na presença dos autores em uma sala aclimatada dentro da feira, preparada especialmente para esse encontro com o leitor, sempre às quartas-feiras, às 17 horas. Para embalar o momento, às 19 horas a editora promove a apresentação do Duo Ariramba, com Adriana Cardoso (voz) e Trovão Rocha (contrabaixo). “Queremos promover não apenas a comercialização de livros, mas patrocinar o encontro entre escritores e seu público”, diz o editor Sérgio Medeiros.

E na tarde do dia 28, Silveira de Souza, autor da coletânea de contos Ecos no Porão II, livro incluído pela Coperve na Lista do Vestibular 2013 da UFSC, conversará sobre a obra, que terá o lançamento de sua segunda edição pela EdUFSC. No mesmo dia, Lincoln Frias virá de Belo Horizonte para o lançamento de A ética do uso e da seleção de embriões (vencedor do Grande Prêmio UFMG de Teses de 2011). Editado com apoio da Fapemig, o livro traz uma discussão filosófica emergente sobre as questões morais e sociais em torno dos avanços da ciência na área da genética.

Poesia, conto, romance, filosofia, bioética, história, sociologia e literatura, além de obras didáticas de engenharia, física e matemática estão entre os 21 lançamentos programados para a Feira de Livros da Editora UFSC, que entrou na sua terceira semana com um público diário de duas mil pessoas. Aberta ao público, a mostra começou na segunda-feira (5), marcando a volta às aulas na UFSC e funciona de segunda a sexta, das 8:30 às 19 horas, com extensão do horário nas quartas-feiras até as 20h30min.

A EdUFSC preparou outros lançamentos inéditos especialmente para a feira, como O Espelho da América: de Thomas More a Jorge Luis Borges, de Rafael Ruiz, que desbrava a história da primeira modernidade da América através da literatura clássica. Estão na lista dos novos livros também Ongs e políticas neoliberais no Brasil, de Joana Aparecida Coutinho, Bioética, do filósofo José Heck e Percursos em teoria da Gramática, de Roberta Pires de Oliveira e Carlos Mioto.

Além de promover os lançamentos, a editora está oferecendo com descontos obras que tiveram grande repercussão no ano passado, como Homo academicus,do sociólogo francês Pierre Bourdieu, traduzido pela professora do curso de Pedagogia da UFSC Ione Valle. Ligação direta, ensaio inédito do filósofo italiano Mario Perniola sobre as relações entre estética e política e O liberalismo de Ralf Dahrendorf, lançamento de Antônio Carlos Dias Júnior, também se destacam na mostra.

Mais uma novidade: o editor Sérgio Medeiros avisa que está indo para a gráfica esta semana Riverão Sussuarana, o grande romance do cineasta Glauber Rocha, coeditado com o Itaú Cultural, que deverá ficar pronto para a última semana da feira, assim como Códices, do historiador e pesquisador mexicano Miguel León-Portilla, considerado o maior especialista em escritas ameríndias (maia e asteca) da atualidade.

 

Feira de livros da Editora UFSC/ Liga de Editoras Universitárias

 

Data:5 de março a 4 de abril

Local: Praça da Cidadania da UFSC

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8:30 às 19 horas

(quartas-feiras, das 8:30 às 20h30min)

Lançamentos na Feira – Tardes de autógrafos e conversa com autores

Horário: a partir das 17 horas.

Local: Tenda dos autores junto à Feira

Alckmar dos Santos, vencedor do I Concurso Romance Salim Miguel com Ao que minha veio

Rosvitha Blumee MarkusWeininger, autores de Seis décadas de poesia alemã

Data: 21 de março, a partir das 17 horas

Silveira de Souza, autor da coletânea de contos Ecos no porão 2,

Lincoln Frias, doutor em filosofia, autor de A ética do uso e da seleção de embriões, de (vencedor do Grande Prêmio Tese do Ano da UFMG 2011)

Data: 28 de março, a partir das 17 horas

texto e divulgação:

Raquel Wandelli

jornalista na SeCArte/EdUFSC