Exposição de desenhos ‘Minha Arte na Escola’, do adolescente Thiago Santos Fernandes, no Hall da Reitoria da UFSC, a partir de segunda-feira, 17/02

19/02/2020 15:11

“Aula de português”
O desenho mostra a professora Ruth lendo para seus alunos na biblioteca

Está aberta à visitação pública desde segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição artística “Minha Arte na Escola”, com desenhos de Thiago Santos Fernandes, adolescente de 15 anos, autista (com altas habilidades). A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, até o dia 28 de fevereiro. A visitação é gratuita e aberta à comunidade. Thiago estará presente na exposição, fazendo alguns desenhos, no dia 19/02, quarta-feira, das 10 às 12h.

A exposição apresenta 13 desenhos feitos em tamanho A3 (aproximadamente 30 x 40cm), com lápis de cor e caneta preta. Kássia Santos, mãe de Thiago, conta que a família é de Pernambuco e veio para Santa Catarina por ser um estado, segundo ela, que já tem um histórico de politicas voltadas para inclusão e também por acreditar que a orientação e os tratamentos corretos são fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela relata que aqui, na escola pública EEB Nossa Senhora da Conceição, no Município de São José, vizinho a Florianópolis, Thiago foi acolhido com muita atenção: “Toda a atenção e cuidados dispensados pelos profissionais da escola foram transformados em desenhos. Thiago retribuiu da melhor forma que conhece: retratou professores, diretoras, e a coordenadora.”

A mãe do adolescente comenta que família está contente porque, neste mês de fevereiro de 2020, Thiago começou a frequentar as atividades de artes visuais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Thiago e a criação de seus desenhos

Thiago Santos Fernandes (15 anos) desenhando.

Thiago Santos Fernandes tem 15 anos, nasceu em Recife, Pernambuco e desde a infância se interessou pela arte do desenho. Inicialmente, desenhou personagens de animações, jogos e séries, youtubers, as pessoas com quem convivia (parentes, terapeutas, professores, etc.) e algumas personalidades artísticas e políticas. Muitos desenhos foram feitos em caderno de desenho usando giz de cera, lápis de cor e caneta preta. Atualmente, ele usa papel Canson branco de 200g/m2, nas dimensões A2, A3 e A4.

Segundo sua mãe, Kássia Santos, Thiago expressa suas emoções através de seus desenhos. Dedica grande parte do tempo a colocar sua imaginação no papel. Adora conhecer pessoas e, em seus desenhos, expressa seus sentimentos e a maneira como observa o mundo. Nos seus desenhos é possível notar elementos da cultura inglesa e uma forte presença de ficção científica (portais, viagens no tempo, etc.). Enquanto desenha, Thiago ouve músicas, principalmente das bandas Queen, Linkin Park e Beatles.

Thiago busca inspiração em sua série favorita: Doctor Who, As aventuras de Merlin e Sherlock e em várias animações como Gravity Falls, Over the Garden Wall, Rick and Morty e Steven Universe. Ultimamente, além dos desenhos produzidos à mão e no computador (Paint), Thiago está fazendo pequenas animações no Pencil2D.

A respeito dos novos projetos de desenhos, Thiago explica: “Gosto de ficção científica, alienígenas e mundos paralelos, porém, penso que estou produzindo uma coleção baseada nos países, em especial aqueles que são pouco falados e que muita gente desconhece. Explorá-los um pouco mais e futuramente — quem sabe? — transformá-los em filmes ou séries. Já estou treinando quadrinhos também e começando a criar histórias sobre os personagens”.

“Aula de educação física”
O desenho mostra a professora Maria Luiza na quadra com as crianças.

Exposições realizadas

Com a ajuda da família e da escola, Thiago já realizou algumas exposições na escola que frequenta e, em 2018, na Biblioteca Pública Municipal de São José-SC, em celebração ao “Dia Mundial do Autismo” (02 de abril); ele possui trabalhos em algumas galerias online no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra: Galeria Aut http://galeriaaut.com.br/2014/ite m-galeria/um-dia-animado/; Autistic Eye https://www.autisticeye.co.uk/thia go.html; Special Academy https://www.specialacademy.org/gallery/thiago-listens-to-songs-especially-from-the-band-queen/

Quem quiser adquirir os desenhos (digitalizados) pode entrar em contato pelo telefone (48) 98826-6703 (Whatsapp) ou pelo e-mail: thiagodoctorwho@outlook.com. Ele não vende os originais.

Para encontrar o Thiago nas redes sociais: instagram: thiago26sfernandes; facebook: Thiago Fernandes: https://www.facebook.com/thiagodoctorwho

Serviço:

O quê: Exposição “Minha Arte na Escola”, desenhos de Thiago Santos Fernandes, 15 anos.
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Campus da UFSC, Florianópolis (SC). Apoio: Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte/UFSC.
Quando: Visitação Pública: de 17 de fevereiro de 2020, segunda-feira, até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: thiagodoctorwho@outlook.com – (48) 98826-6703.
Amícia Parreira Martins/DAC/SeCArte/UFSC, com fotos e textos encaminhados por Kássia Santos.