“Experimenta Pandêmico”: Projeto 12:30 com live de Trovão Rocha, dia 28/10

27/10/2020 10:27

Trovão Rocha. Foto: Lucas Weber.

Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, em edição especial, o Projeto 12:30 terá uma “live” do baixista Trovão Rocha, com o seu show de baixo solo intitulado “Atrás das Nuvens”. A apresentação será no horário tradicional do Projeto, às 12h30, pelo Instagram do artista @trovaorocha.

Esta apresentação faz parte das comemorações dos 60 Anos da UFSC e integra a programação do “Experimenta Pandêmico” que neste ano, em função da Covid-19, será realizada inteiramente de forma virtual de 26 de outubro a 1º de novembro. A plataforma com todas as ações culturais do evento estará disponível na segunda-feira, 26 de outubro, na página da SeCArte na internet: secarte.ufsc.br.

Atrás das Nuvens

O show “Atrás das Nuvens” foi concebido pelo baixista Trovão Rocha com o intuito de apresentar seus arranjos em um show inteiro de baixo elétrico solo. Inspirado na tradição violonística brasileira, os arranjos do show são fruto da pesquisa do baixista sobre as possibilidades do baixo elétrico como um instrumento harmônico, realizando contrapontos, melodia e harmonia simultaneamente ao longo da música.

Sem deixar de lado suas influências de solistas mais modernos, utiliza diversos recursos de loops e efeitos, criando assim uma rica paleta de contrastes, sempre com olhar para o discurso musical em primeiro lugar. Ao longo do show, testa seus próprios limites em busca de uma interpretação diferente a cada dia, que reflita aquele

momento da performance, trazendo para o palco não apenas sua vivencia, mas a sua visão sobre o agora.

Trovão Rocha

Baixista atuante no cenário de música instrumental catarinense, Trovão Rocha começou seus estudos aos 14 anos com o contrabaixista Renato Valério. Teve oportunidade de trabalhar com diversos instrumentistas do cenário nacional, como Filó Machado, JP Barbosa, Vinícius Chagas, Paulo Calazans, Nelson Faria, Robertinho Silva, Sergio Coelho, Toicinho Batera, Vinicius Dorin, Guinha Ramires.

Reconhecido por tocar de uma maneira diferenciada, utilizando baixo como um instrumento harmônico, realizou diversos shows de duo que enfatizam essa característica, em especial acompanhando artistas como: Alegre Correa, Gabriel Grossi, Ana Paula da Silva, François Muleka e Marcos Archetti.

Estudou com baixistas de referência, como Janek Gwizdala, Ronaldo Saggiorato, André Neiva, André Vasconcelos, Thiago do Espírito Santo, Arismar do Espírito Santo e Jorge Helder.

Atua como professor particular de contrabaixo acústico e elétrico, harmonia e prática de conjunto, e na Escola Livre de Música Florianópolis.

Além do seu grupo autoral Trovão Rocha Trio, promove diversos shows de música instrumental em Florianópolis, como o Laboratório Instrumental, uma Jam Session semanal, ponto de encontro dos músicos e estudantes de música da cidade. Trabalha também nos grupos Marelua, François Muleka, Marissol Mwaba e Watchout Out Jazz Quartet.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo “dos tempos normais”, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Em virtude da Covid, os shows presenciais ainda estão suspensos. Saiba mais sobre o Projeto 12:30 pela página www.dac.ufsc.br

Experimenta Pandêmico

Esta edição do Experimenta contou com a participação de toda a comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos de quatro Campi da UFSC que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo. Foram selecionadas 38 propostas totalizando 46 ações que mostram a atividade artística e cultural da UFSC por meio de produções audiovisuais, musicais, oficinas, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo entre outras atrações. Além da produção artística desenvolvida na UFSC, o “Experimenta Pandêmico” apresenta ao vivo duas atrações convidadas. Na segunda-feira, 26 outubro, às 18h, no canal do YouTube da SeCArte, abrindo a quinta edição do Experimenta, o grupo de Florianópolis Cena 11 apresenta o espetáculo “Futuro Fantasma”. E, na quarta-feira, dia 28, a live de Trovão Rocha no Projeto 12:30.

O Experimenta Pandêmico objetiva incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC. O “Experimenta Pandêmico” integra a programação comemorativa dos 60 anos da UFSC, e é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN)  com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART) e dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Cinema da UFSC.

SERVIÇO

O que: “Live” do baixista Trovão Rocha, com o show de baixo solo “Atrás das Nuvens”, integrando a programação do Experimenta Pandêmico.
Quando: dia 28 de outubro de 2020, quarta-feira, às 12h30min.
Onde: Nas redes sociais de Trovão Rocha, pelo Instagram do artista @trovaorocha.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contatos: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / / www.dac.ufsc.br  / E-mail:   | Experimenta Pandênico: www.secarte.ufsc.br / E-mail:

EXPERIMENTA PANDÊMICO: A plataforma com todas as ações culturais do evento estará disponível na segunda-feira, 26 de outubro, na página da SeCArte na internet: secarte.ufsc.br.

[CW]/DAC/SeCArte/UFSC com informações da coordenação do Projeto 12:30 e da página da SeCarte.

.