Evento celebra história dos negros no Brasil através da capoeira

05/05/2011 16:37

A capoeira desmente a história oficial sobre a abolição da escravatura e conta a história de resistência negra contra a escravidão. Com a proposta de refletir sobre a situação da população e da cultura afrodescendente em Florianópolis e no Brasil, o Projeto de Extensão “Capoeira da Ilha” promove de 10 a 13 de maio a primeira edição do evento “Dona Isabel, que história é essa?” A programação, concentrada no auditório do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, inclui mesa-redonda, relatos da experiência da capoeira em Moçambique; rodas de capoeira; conferência sobre relações raciais em Santa Catarina e no Brasil e confraternização com feijoada.
O evento abre às 18h30min do dia 10 com uma mesa-redonda sobre a História da capoeira na Ilha, sob a coordenação do acadêmico de História Dalton Lopes Reis Júnior coordenada por mestres de capoeira.  Na quarta-feira, às 18h30min, a professora Danuza Meneghello e Edson Siof (mestre Polegar) falam sobre a “História de uma relação Brasil e África”, fazendo um relato da experiência da capoeira em Moçambique, sob a coordenação do acadêmico de Educação Física Arestides Macamo. À noite tem roda de capoeira.
Na quinta-feira, a programação começa às 12 horas, com Roda de Capoeira no Básico. Às 18h30min, a professora Jeruse Romão profere a conferência “Relações Raciais em Santa Catarina e no Brasil”, coordenada pelo professor Carlos Eduardo dos Reis (Nepesc, do Centro Ciências da Educação). Sexta-feira, às 18horas, é dia da Feijoada “13 de maio”, no Centro Comunitário do Pantanal (CCPAN). O evento encerra no sábado, com Roda da Figueira às 12 horas.
Coordenado por professores do Departamento de Educação Física e Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, o evento conta com a colaboração dos mestres e contramestres da Central Catarinense de Capoeira Angola (Cecca) e o apoio da Secretaria de Cultura e Arte. O projeto “Capoeira da Ilha” é realizado nas dependências do Centro de Desportos (CDS), sob a coordenação do professor Fábio Machado Pinto (MEN/CED/UFSC).
 
PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira -10/5
18h30 – Mesa-redonda “História da Capoeira da Ilha”, com mestres de capoeira (Pop, Calunga, Pinóquio, Alemão).
Coordenador: Ac. Dalton Lopes Reis Junior (História)
Quarta-feira – 11/5
18h30 – “História de uma relação Brasil e África”: Relato da experiência da capoeira em Moçambique pela professora Danuza Meneghello e Edson Siof (mestre Polegar)
Coordenador: Ac. Arestides Macamo (Educação Física)
20h – Roda de Capoeira (mestre Polegar)
Quinta-feira -12/5
12h – Roda do Básico (C.M Khorvão)
18h30 – Conferência “Relações Raciais em Santa Catarina e no Brasil”, com
o professor Jeruse Romão.
Coordenador: professor Carlos Eduardo dos Reis (NEPESC/CED)
Sexta-feira – 13/5
18h – Feijoada “13 de maio”, no Centro Comunitário do Pantanal (CCPAN). O convite será vendido por R$ 15.
Coordenação: C.M Khorvão
Sabado – 14/5
12h – Roda da Figueira (mestre Pinóquio)
Inscrições e informações pelo e-mail .
 
Raquel Wandelli
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura e Arte
99110524 e 37219459
www.secarte.ufsc.br