Cineclube Rogério Sganzerla – Crônica de um Verão

UFSC
Contato:
Cineclube Rogério Sganzerla

O Cineclube Rogério Sganzerla exibe nessa terça-feira, 07 de agosto, às 19h no auditório Henrique Fontes, do CCE, o filme “Crônica de um Verão” de  Jean Rouch e Edgar Morin. O filme faz parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.

Sobre a Mostra

A mostra “Ventos de 68” busca trazer para as noites de terça obras que refletem os eventos de Maio de 68, que percorreram o globo: nos seus dilemas, aspectos existenciais e propostas. Você pode conhecer mais sobre a mostra no site.

Sinopse

Esse documentário, realizado de forma experimental e de grande impacto na história do cinema, é um diagnóstico do início dos anos 60 na França. Através de uma pergunta “Você é Feliz” – e também trazendo questões políticas como a guerra da Argélia – o documentário traz as esperanças e anseios dos mais diferentes grupos sociais: de operários a artistas, de estudantes africanos a imigrantes italianos. É também um grande experimento com o gênero documentário: o que é real? O que é construção do cineasta? Nesse conflito é proposto um novo discurso: o cinema-vérite.

Direção: Edgar Morin, Jean Rouch
Elenco: Angelo, Régis Debray, Jacques, Jean-Pierre, Landry, Marceline Loridan Ivens, Edgar Morin, Marilù Parolini, Jean Rouch, Sophie.
Ano: 1961
Duração: 1h 30min

Sobre o Projeto

O Cineclube Rogério Sganzerla apresenta exibições de filmes e conversa após as sessões, que acontecem semanalmente às terças-feiras no Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B, Campus Trindade, UFSC), às 19 horas. O CRS surgiu da urgência sentida pelos alunos do então recém-criado Curso de Cinema da UFSC (2005) em discutir de forma mais sistemática, através da exibição de filmes e em seguida com um debate, questões ligadas à história e teoria do cinema dentro da comunidade universitária e local. Atualmente o projeto conta com o apoio da equipe do Cine Paredão e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Curso de Cinema.

O quê: Crônica de um Verão de Edgar Morin e Jean Rouch
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 07/08 às 19 horas (com debate após a sessão)
Redes Sociais: facebook.com/cinecluberogeriosganzerla cineclube.ufsc.br  | instagram.com/cinecluberogeriosganzerla