Departamento Artístico Cultural da UFSC oferece Oficina de Pandeiro nos dias 11, 18 e 25 de novembro

11/11/2019 08:15

Inscrições abertas para Oficina de Pandeiro para Iniciantes

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, dia 4 de novembro, as inscrições para a Oficina de Pandeiro para iniciantes (adultos), a ser ministrada por Elen Dornelis, no Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, As matrículas são gratuitas e abertas à comunidade e devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A oficina acontece nos dias 11, 18 e 25 de novembro (segundas-feiras), das 19 às 20h30. São 10 vagas ao todo, e é preciso possuir o instrumento.

A oficina

A Oficina de Pandeiro destina-se tanto aos que nunca tocaram o instrumento como àquelas pessoas que já tiveram algum contato com o pandeiro e sentem vontade de conhecer melhor as técnicas. O ritmo será um parceiro nos encontros onde três gêneros serão explorados: samba, choro e partido alto.

Para os iniciantes no instrumento, as aulas têm como objetivo praticar e desenvolver a técnica básica do pandeiro brasileiro, através de exercícios que desenvolvem a mecânica necessária para o instrumento.

O pandeiro é instrumento popular de baixo custo, leve, prático e muito eficiente. muito usado no samba e no pagode, mas não se limitando a esses ritmos, sendo encontrado no baião, coco, maracatu, entre outros.

A ministrante

Elen Dornelis é acadêmica de Geografia na UFSC, é integrante do coletivo de arte e cultura Geografia Paralela, e é uma das idealizadoras do Geosamba junto ao coletivo. Mora em Florianópolis há dois anos e traz, em sua bagagem, vivências do samba paulistano.

Serviço:

O quê: Inscrições abertas para Oficina de Pandeiro para iniciantes (adultos)
Quando: inscrições a partir do dia 4 de novembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto houver vagas. Oficina: dias 11, 18 e 25 de novembro (segundas-feiras), das 19 às 20h30.
Onde: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Vagas: 10 (dez)
Contato: (48) 3721-2498, e-mail oficians.dac@contato.ufsc.brwww.dac.ufsc.br

[CW]/DAC/SeCArte/UFSC, com informações da ministrante.