Curso de gestão em museus inicia segunda turma

30/09/2011 16:06

Prazo para inscrições no curso de extensão em gestão de acervos museológicos vai até o fim desta semana

Alunos, profissionais e interessados na área de museologia têm até 7 de outubro para se inscrever no Curso de Extensão em Gestão de Acervos Museológicos, que inicia no dia 13 de outubro a sua segunda edição deste ano. Com término previsto para o dia 15 de novembro, o curso é promovido pelo Núcleo de Estudos Museológicos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem como objetivo capacitar os participantes para o gerenciamento das informações dos suportes/objetos a serem documentados nas instituições museologicas tendo em vista a determinação legal de se adequar ao estatuto dos museus.

Existem cerca de 200 instituições museológicas em Santa Catarina, e seu principal desafio é se adequar ao estatuto da área, regulamento criado em janeiro de 2009. O estatuto determina que instituições dessa natureza só serão reconhecidas após a apresentação de um Plano Museológico assinado por um profissional formado em Museologia. No plano, deverá ser definida a missão, estrutura organizacional e áreas de atuação do museu. Até 2014 só as instituições que tiverem se adequado ao estatuto receberão recursos públicos. Todas deverão ter registrado e catalogado o seu acervo, lembra Francisco do Vale Pereira, coordenador do NEMU.

Ministrado pela professora Rosana Andrade Dias do Nascimento, doutora em museologia, o curso abordará os seguintes aspectos de documentação e pesquisa nos museus: Processamento técnico; Preservação e gestão da informação; Construção de bases de dados; Sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações; Inventário e catalogação; Construção de redes de informação; Política de documentação: da aquisição ao descarte.

Profª. Dra. Rosana Andrade Dias do Nascimento – Museóloga; Professora da UFSC; Mestre em Educação/UFBA; Doutora em História Social/UFBA; Professora do Curso de Mestrado na Universidade Lusófona – Lisboa/Portugal; Atua na área da Teoria e Documentação Museológica, História da Arte.

Carga Horária: 30 horas/aula (com certificado de extensão expedido pela UFSC)

Período: 13 de outubro a 15 de dezembro de 2011 (sempre às quintas-feiras, das 09hs às 12hs.)

Informações e Inscrições: envie seu nome completo e CPF para o e-mail  fpereira@cfh.ufsc.brkikodovale@hotmail.com , ou faça um contato pelo telefone: 3721 6318 / 9114 4477.

Prazo de inscrições: até 07 de outubro de 2011.

Número de vagas: 35 alunos – haverá pré-seleção através dos apresentados na Ficha de Proposta de Inscrição: critério – atuação na área museológica.

Público alvo: profissionais de museus, alunos de museologia, interessados em documentação museológica.

Raquel Wandelli, jornalista SeCArte/UFSC

Matheus Moreira Moraes (estagiário do curso de Jornalismo na SeCArte)

(37219459, 37218329 e 991105240)

raquelwandelli@yahoo.com.br