Coronavírus: projeto da UFSC Blumenau elabora vídeos para conscientização de crianças sobre cuidados preventivos

06/04/2020 09:01

Augusto e sua bicicleta adaptada. Mountain bike já lhe rendeu diversas premiações.

A pandemia de coronavírus ainda mantém o alerta de saúde ligado no mundo todo. No Brasil, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado em São Paulo no dia 26/2 e, em poucas semanas, diversas cidades confirmaram casos da doença.

Em Santa Catarina, a quarentena segue como medida governamental de contenção, para que o vírus não atinja ainda mais pessoas. Os grupos vulneráveis (pessoas com doenças crônicas preexistentes e idosos) são aqueles que recebem a maior atenção neste momento.

Porém, uma outra parcela da sociedade também deve ser considerada na força-tarefa contra o coronavírus: as crianças. Com o objetivo de conscientizá-las sobre esse momento e divulgar informações com base científica, um projeto da UFSC coordenado pelos professores Aldo Sena de Oliveira e Renata Orlandi, elaborou dois vídeos com dicas de prevenção com foco na população infantil.

Acessibilidade e visibilidade

Os vídeos foram elaborados com a intenção de alcançar o maior número possível de crianças e, para isso, possuem duas versões: uma com tradução e interpretação em Libras e outra com audiodescrição.

Somaram-se aos esforços de produção a professora Fabiana Schmitt Corrêa; Aline Guesser e Patrícia Taffarel, do Serviço de Tradução/Interpretação de Libras-Português do Campus Blumenau da UFSC; e voluntários na parte de audiodescrição e na gravação da música composta para o projeto (créditos ao final). Entre os apoiadores estão ainda o Colméia – Coletivo de Artes e o Laboratório de Ciência Tecnologia e Inovação da UFSC Blumenau – LABCTI.

Augusto Selhorst, de nove anos, protagoniza a produção. Ele é uma criança com deficiência visual, natural de Indaial/SC e sua contribuição para o projeto se deu por meio do contato dos docentes da UFSC com a Rede de Inclusão. Augusto contou ainda com a participação de seu amigo, Yago Gabriel de Liz, durante as filmagens.

Diagnosticado com glaucoma congênito, Augusto não permite que as barreiras impostas às crianças com deficiência visual restrinjam a vivência de uma infância plena. Além de “ator” nas horas vagas, ele acumula premiações no ciclismo e no judô. Entre suas premiações na mountain bike, incluem-se dois troféus feitos em braile especialmente para ele.

Participe do próximo vídeo!

É possível que outras crianças interessadas também participem do projeto de divulgação científica. Para isso, basta entrar em contato com os professores Aldo ou Renata ( | ).

Seguem abaixo orientações e um breve roteiro de vídeo para quem quiser gravar o seu de casa e enviar para a UFSC Blumenau:

No smartphone

1. Limpe a lente
  2. Atenção ao áudio
  3. Filme na horizontal
  4. Use as duas mãos
  5. Use a luz a seu favor, não faça o vídeo contra a luz
  6. Não coloque bordas ou efeitos
  7. Verifique o enquadramento
  8. Solicite aos coordenadores a música do projeto

Roteiro para gravação do vídeo de prevenção do Covid-19 e demais doenças relacionadas à higienização das mãos

1. Molhe as mãozinhas com água
  2. Passe sabão ou coloque sabonete líquido suficiente para cobrir as duas mãos
  3. Esfregue as mãozinhas uma na outra, espalhando o sabão
  4. Junte as mãozinhas e cruze (entrelace) os dedinhos, esfregando todos eles ao mesmo tempo
  5. Passe os dedinhos na parte de trás de cada mãozinha, para ficar tudo bem limpinho
  6. Agora vamos lavar cada dedinho: a mão direita será nossa esponjinha e lavará cada dedinho da mão esquerda, esfregando cada um, depois nossa mão esquerda será nossa esponjinha para lavar os dedinhos da mão direita
  7. Lave todos os dedinhos e as unhas de cada um
  8. Enxague as mãozinhas com água até tirar todo o sabão
  9. Seque as mãozinhas
  10. Não esqueça de manter as unhas bem aparadas

Caso não esteja em casa e sem acesso para lavar as mãos com água e sabão, o mesmo procedimento acima deve ser adotado com o álcool gel.

Mensagem da equipe de produção

Desejamos fortemente que, após a quarentena, todos os pais e responsáveis por crianças, especialmente os homens pais, assumam o compromisso e disponham do tempo necessário para seguir brincando com os seus filhos. Também ficaremos muito felizes quando todas as crianças tiverem bons motivos para voltar para a escola. Voltar para uma escola justa, inclusiva, onde todas e todos, com ou sem deficiência, ricos e pobres, negros e brancos, toda a pluralidade que as infâncias abarcam, seja convidada para jogar bola”.

Augusto Selhorst
Yago Gabriel de Liz (amigo)
Márcio Selhorst (cineasta)

Professores Coordenadores