Conferência Internacional Poderes do Som promove a pesquisa e atualiza as discussões a respeito do som

06/06/2019 12:00

Filmes em sistemas surround e som hiper-real, radares, sonares, radioastronomia e armas sônicas são alguns exemplos de desenvolvimentos tecnológicos que desafiam a idéia presente no senso comum de que o mundo contemporâneo é predominantemente visual. É com o intuito de ampliar o campo de Estudos de Som no Brasil que acontece, entre os dias 5 e 7 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Artes, Campus Trindade em Florianópolis, a I Conferência Internacional Poderes do Som – CIPS. A participação de ouvintes é gratuita.

O evento de cunho acadêmico traz palestras, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, bem como performances e oficinas sobre questões relacionadas ao som. Dois convidados internacionais proferem as conferências principais. Martin Daughtry é Professor do Departamento de Música da NYU, de Nova Iorque, publicou livro sobre os sons da Guerra do Iraque e atualmente escreve sobre as transformações sonoras no antropoceno, Já Shannon Garland é pesquisadora ligada ao Departamento de Etnomusicologia da UCLA, da Califórnia, e atualmente investiga a expansão dos encontros de negócios em festivais de música.

Instalação – “Espelho sonoro” de Rodrigo Ramos

O I CIPS é realizado pelo Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), que estuda as relações entre diferentes tecnologias, práticas sociais e elementos da cultura audiovisual, considerando que esta é fundamental para o entendimento do contexto sociopolítico contemporâneo. O GEIST é formado por pesquisadores das instituições Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Com o intuito de expandir e reverberar as discussões em outras regiões do país, o grupo também realiza uma pré-conferência, no dia 3 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo, no Cine Metrópolis do Campus de Goiabeiras e uma pós-conferência na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Arena Famecos, no dia 10 de junho. Nestas ocasiões Martin Daughtry e Shannon Garland realizarão suas conferências nas capitais capixaba e gaúcha.

Confiram a programação:

“Projeto: Sinestetica” com Filipe Maliska & Hyram Favarin

A programação é destinada para artísticas, comunidade acadêmica e público em geral.

OFICINAS

• “Poéticas da escuta e as artes radiofônicas” com a professora Mirna Spritzer – Dia 06, 14:30

• “Projeto: Sinestetica” com os músicos Filipe Maliska & Hyram Favarin – Dia 06, 14:00

As oficinas têm um número limitado de vagas. Os interessados devem se inscrever no primeiro dia do evento, durante o registro dos demais participantes. A inscrição será a partir das 9:30 do dia 05 no bloco D do CCE.

PERFORMANCES

No dia 06/06

• “Medicamento Antroposófico – MARavilha Curativa, 2017” de Krishna Passos (Brasília) – Imersão extrassensorial (14:00 – Caixa preta/Bloco D CCE)

• “À deriva sonora – Boitatá Incandescente” de Rodrigo Ramos (Florianópolis) – performance (15:00 – Lago da UFSC)

No dia 07/06 – a partir das 18:00 – Caixa Preta/Bloco D CCE)

• “Interferência” de Fernanda Paixão (Rio de Janeiro)

• “Escutas poéticas musicais” de Felipe Gue Martini (Caxias do Sul)

• “Epilepsia: Micropause Abuse” de Henrique Iwao (Belo Horizonte)

• “Estafa Mental n.1” de Marina Mapurunga (São Paulo)

• “Tera em Transe” de Marcelo Conter e Mário Arruda (Porto Alegre)

INSTALAÇÃO

• “Espelho sonoro” de Rodrigo Ramos (Florianópolis) – Entrada do Bloco D CCE

Serviço:

I CIPS: Conferência Internacional Poderes do Som
Resumo: Evento de cunho acadêmico com palestras dos pesquisadores Martin Daughtry da NYU e Shannon Garland da UCLA, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, bem como performances e oficinas sobre questões relacionadas ao som.
Local: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Artes, Campus Trindade em Florianópolis.
Quando: 5 a 7 de junho, das 9h às 20h
Contato: Professor José Cláudio Siqueira Castanheira – jcscastanheira@gmail.com