Colégio de Aplicação promove exposição ‘Expressarte’ a partir do dia 12

12/08/2019 09:10

A Expressarte, exposição de arte que, desde 2012, ocorre no Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC) marca o lugar do estudante como autor, propositor, curador e expositor neste espaço. Em 2019, a mostra inicia nesta segunda-feira, 12 de agosto, e se estende até o dia 4 de setembro, com entrada franca.

A proposta da exposição Expressarte tem por objetivo incentivar e mostrar a expressão artística dos estudantes de Ensino Médio, sem qualquer tipo de julgamento, mas valorizando a liberdade de expressão artística singular de cada participante. Procurando integrar todos os setores, a exposição é aberta à participação de professores, técnico-administrativos em Educação e bolsistas.

As mostras apresentam expressões artísticas diversas: desenhos, pinturas, colagens, modelagens, fotografias, volumes, contribuindo com uma maior interação dos alunos e fomentando a fruição e o diálogo da produção visual na Educação Básica, configurando-se como uma ação discente significativa.

Primeiros anos

Há oito anos atrás, os alunos Carol Goméz e João Vitor Costa propuseram a Expressarte. Aceitaram o desafio, lançado em sala de aula e no grêmio estudantil pela professora idealizadora e coordenadora do Espaço Estético, Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa, de os alunos participarem mais ativamente com propostas e projetos fortalecendo e incentivando a autoria artística na escola, independente dos professores.

As primeiras edições da mostra direcionaram-se para a participação dos estudantes do Ensino Médio.  No ano de 2015 a 2017, as edições estendem-se para o Ensino Fundamental I a II, com o lançamento da Expressarte Junior, tendo na coordenação desta mostra a estudante Joana Goméz.  A partir do ano de 2018, a exposição integra a participação de todos os estudantes.

Um acordo proposto pelos organizadores à Direção da escola, em 2015, oportunizou que os trabalhos mais votados de cada edição Expressarte fizessem parte da agenda escolar dos estudantes, como forma de valorizar e incentivar a autoria dos participantes, envolvendo a participação dos alunos também na criação da agenda escolar.

A equipe organizadora da exposição e a Coordenação do Espaço Estético acreditam que a adesão dos estudantes nas diversas edições da Expressarte foi sempre muito positiva e a intenção é de que a cada ano seja maior.

Carol e João Vitor, hoje ex-alunos da escola, continuam comprometidos com essa exposição, contribuindo e participando, na medida do possível, em todas as suas edições. Neste ano, tivemos a adesão da estudante Mariana Dominique Lieutaud na equipe de coordenação que, com o apoio do Espaço Estético, encaminhou todo o processo, desde o convite para a participação dos alunos até a curadoria da mostra. Para esta ano, a equipe organizadora do evento agradece a participação do designer Nilo Niquelatte Júnior que gentilmente elaborou a arte do cartaz e convite desta 8ª edição da mostra.

Serviço:

O quê: 8ª Edição Expressarte
Abertura: 12 de agosto às 15h50min
Período: 12 de agosto a 4 de setembro de 2019
Local: Espaço Estético – CA/UFSC

Fabíola C. Búrigo Costa e Natália Damasceno/ Coordenação do Espaço Estético/CA/UFSC

Tags: Colégio de AplicaçãoExpressarte 2019UFSC