Cine Paredão exibe “Uma Super-Simplificação da sua Beleza”, de Terence Nance, nesta sexta, 08 de novembro

08/11/2019 12:35

O Cine Paredão apresenta o filme “Tudo que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado, nesta sexta, 25 de outubro, às 19 horas. A sessão será realizada no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva.

A sessão faz parte da mostra “Educação para além do capital”, que é também o título de um livro do filósofo István Mészáros, onde ele sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação, e defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade. Aqui, os filmes escolhidos, partem do sujeito do professor, e no nosso contexto de ataques a educação, exploram outras perspectivas educacionais não convencionais.
O filme faz parte da mostra “Modernizar o Passado”

Sinopse

O filme mistura animação e live action para narrar a história do relacionamento entre o diretor, Terence Nance, e uma adorável moça. O romance oscila entre momentos românticos e uma paixão platônica. O filme explora as fantasias, as memórias e as emoções do diretor.

Direção: Terence Nance
Roteiro: Terence Nance
Ano: 2012 País: EUA
Duração: 1h40min

Mostra “Modernizar o Passado”
“Afrofuturismo é um movimento que abrange diversas narrativas de ficção especulativa – aquela que se propõe a especular sobre o futuro ou o passado -, sempre da perspectiva negra, tanto africana quanto diaspórica” (Kênia Freitas).
A mostra MODERNIZAR O PASSADO tem como objetivo trazer uma abordagem sobre os gêneros de ficção científica histórica, fantasia, afrourbanidade e realismo fantástico, com cosmologias não ocidentais. Os filmes refletem sobre as perspectivas de passado, futuro e as afetividades do povo negro numa busca por reafirmar a sua legítima identidade diante das contradições, a desigualdade e o racismo presente no mundo, fortalecendo assim sua própria visão diante de uma lente que olha a sua história pelos seus próprios olhos e escreve suas narrativas afrocentradas com suas próprias mãos. Mãos negras.

Serviço:

O quê: exibição do filme “Uma Super-Simplificação da sua Beleza”, de Terence Nance
Quando: sexta-feira – 08/11 – 20h
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, Auditório do CFH)
Evento no Face: Uma Super-Simplificação da sua Beleza

Redes Sociais:

facebook.com/cineparedao
cineparedao.tumblr.com
instagram.com/cineparedao

Sobre o projeto:

Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo.

Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 18h e 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH (em caso de chuva, em um auditório da UFSC. Conferir em cada sessão).