Chamada para apresentação de trabalhos no 1º Encontro sobre Memória e Direitos Humanos

12/08/2019 08:50

O 1o Encontro sobre Memória e Direitos Humanos é organizado pelo Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC e ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório da Reitoria da UFSC. O Encontro tem como tema Violências de Estado no Passado e no Presente e visa debater o tema com enfoque em seus avanços, recuos, e desafios presentes e futuros. Além de mesas redondas e palestras, estão programadas sessões de apresentação de trabalhos.

Estudantes, professores, pesquisadores e membros da comunidade estão convidados a propor trabalhos relacionados à temática do Encontro até dia 12 de agosto de 2019. Todas as propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo e-mail oficial do evento: .

A proposta de trabalho a ser submetida deve abordar um dos seguintes tópicos:

• Violência de Estado no período da ditadura civil-militar de 1964: violência política, de gênero e étnico-raciais: indígenas, negros
  • Violência de Estado pós-Constituinte: violência política, de gênero e étnico-raciais: indígenas, negros
  • Lei de Anistia, Justiça de Transição
  • A reconstrução da Memória

O formato do trabalho submetidos deve ser o seguinte:

• Resumo contendo título, nome do(s) autor/a(s), vinculação institucional, endereço eletrônico;
  • Texto com até 2.500 caracteres, contabilizando espaços.  Título, autores, instituições e referências (máximo de 3) não são incluídos na contagem de caracteres;
  • O texto de ser enviado em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Serão aceitas até duas propostas por pessoa, em autoria ou co-autoria. A versão final do artigo a ser publicada eletronicamente no site do Instituto Memória e Direitos Humanos, deverá seguir essas mesmas instruções, com alteração somente no número de caracteres aceitos – até 5.000, contabilizando espaços. Os resultados serão divulgados dia 26 de agosto, na página do evento. Inscrições e informações sobre o cronograma podem ser acessados aqui.