Bloomsday celebra obra de James Joyce com teatro, jornal e leituras polifônicas

16/06/2021 00:40

Ulisses, do escritor irlandês James Joyce, gira em torno do personagem Leonard Bloom e se passa no dia 16 de junho de 1904. Todos os anos, nessa data, acontecem pelo mundo homenagens ao livro e a seu protagonista. É o Bloomsday, ou Dia de Bloom.

Em Florianópolis, o Bloomsday vem sendo comemorado desde 2002 por iniciativa de três professores do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Clélia Mello, Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros. Para este ano, eles prepararam três ações: um jornal com notícias do Brasil do dia 16 de junho de 1904; uma série de vídeos com leituras polifônicas da obra e participação dos escritores Paulo Henrique Britto e Lucia Collin, entre outros; e uma adaptação teatral, também em vídeo, do capítulo XV de Ulisses, com o grupo de teatro Ciclopatas.

Tags: BloomsdayCCEUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina