Banda [A]froture participa da Live do Projeto 12:30, na quarta-feira dia 11 de maio

05/05/2022 10:00

Banda [A]froture. Foto: Saul Moraes

O Projeto 12:30 recebe na próxima quarta-feira, dia 11 de maio, a banda de rock [A]froture em “live” pelo canal do YouTube, às 12h30.  Durante o programa, o público terá a oportunidade de conhecer a trajetória dos artistas, entender as influências musicais da banda, além de poder interagir ao vivo com os músicos pelo chat da plataforma. Na transmissão do evento virtual haverá, também, momentos para apreciar as músicas apresentadas ao vivo pelo trio.

Reestruturado para funcionar virtualmente, o Projeto 12:30 tem realizado a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao Projeto. As apresentações virtuais ficam disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e são, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação serão divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

[A]froture

A banda se formou da união dos músicos Levi Barbosa (voz e guitarra), Gle Ribeiro (voz e bateria) e Saul Moraes (voz e baixo), em 2021, com o objetivo de compor músicas autorais e tocar algumas versões covers de bandas e artistas que os influenciam. Em meio ao processo de formação da banda, o trio chegou à ideia da afirmação do rock e suas vertentes enquanto música negra, além do empoderamento sociopolítico e estético da cultura afro-brasileira através das manifestações artísticas do grupo musical.

Expressando, através do rock, influências do soul, reggae e emocore, o grupo surgiu para mostrar que “afroture” é o passado, presente e futuro na forma de música preta brasileira.

Criada em Florianópolis, a banda começou a ensaiar em novembro de 2021, após os músicos terem sido devidamente vacinados, o que possibilitou que realizassem encontros presenciais para os ensaios.

A [A]froture se apresentou na semana de recepção aos calouros e calouras da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A apresentação foi em formato acústico e aconteceu em março de 2022.

Atualmente, o trio está compondo algumas músicas que farão parte do EP de estreia do grupo, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2022. A banda, também, pretende realizar sua estreia na noite de Florianópolis no próximo semestre.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Atualmente, houve a necessidade de mudanças no formato das apresentações, provocada pelo momento de pandemia e pelo adiamento das atividades presenciais na UFSC. Por isso, a programação do Projeto 12:30 está totalmente digital. As atividades ocorrem a cada 15 dias, nas quartas-feiras, pelo canal do YouTube do Projeto 12:30, de forma alternada entre “Talk Show 12:30” – que são entrevistas previamente gravadas – e “Live 12:30”, com transmissões ao vivo.

Acesse aqui o canal do YouTube do Projeto 12:30

Serviço:

O quê: “Live 12:30” com a banda [A]froture
Quando: 11 de maio de 2022, quarta-feira, às 12h30
Onde: Canal do YouTube – Projeto 12:30 UFSC
Quanto: Gratuito

Contato: ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:

WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, coordenadora do Projeto 12:30/DAC/SeCArte/UFSC,  com informações dos artistas.

Tags: dacmúsicaProjeto 12:30UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina