Agenda Cultural
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Oeste Outra Vez, dirigido por Erico Rassi, em 18 de junho, quarta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.
Oeste Outra Vez
Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Homem com H, de Esmir Filho, em 27 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição corre no Bosque no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Homem com H conta a história do cantor e ícone queer Ney Matogrosso, interpretado por Jesuíta Barbosa, da infância à maturidade. Dono de uma voz inconfundível, Ney morava na pequena cidade de Bela Vista (MS), onde os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram-no a se afastar da família. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou na vida artística como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
Mais informações no Instagram do projeto.
Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Hugo Blanco, Río Profundo (2019), dirigido por Malena Martínez. A sessão acontece nesta sexta-feira, 27 de junho, às 19:00, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
Hugo Blanco, Río Profundo é um documentário sobre a vida e a luta do ativista camponês peruano Hugo Blanco. O filme combina entrevistas e material de arquivo para mostrar seu compromisso com os direitos dos camponeses e seu papel na reforma agrária no Peru, assim como seu posterior ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas.
A exibição do documentário faz parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as lutas das coletividades e suas estratégias de organização e resistência. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.
Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.
Mais informações no Instagram do projeto.
O Coletivo Batalha do Conviva, juntamente com o Coletivo Batalha da 196, promove na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 19h30, o Cine-Debate com o documentário Resistência 196: Conectando arte e conhecimento, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis.
O documentário aborda a história da Batalha da 196, única batalha de rap de Biguaçu. O filme mostra a luta e os desafios enfrentados pelo coletivo para manter as atividades do projeto. A 196 tem uma trajetória de 10 anos fomentando a cultura hip hop e transformando vidas através da arte. A batalha ocorre aos domingos, a partir das 18h, na Praça João Marcondes de Mattos, no quilômetro 196 (o qual dá nome ao projeto) da BR-101, no município de Biguaçu. O documentário é dirigido por Maria Clara Souto, artista e produtora audiovisual; a apresentação ficou a cargo dos artistas Urso do Tibu, Alcatéia e OG D’Silva, que estão entre os idealizadores da Batalha da 196. O projeto foi realizado por meio de edital público da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Biguaçu (Secetul), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Coletivo Batalha do Conviva realiza mensalmente atividades artístico-culturais abertas ao público no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As atividades incluem batalhas de rimas, declamação de poesias, grafite, danças etc. O projeto tem suas raízes na luta antirracista e busca enaltecer e divulgar a cultura afro-brasileira por meio de atividades que giram em torno do hip-hop, expressão cultural urbana que dialoga com a realidade brasileira.
Após a exibição do documentário, haverá um debate com os rappers OG D’Silva, Urso do Tibu e Alcatéia.
Para mais informações, acesse o Instagram da Batalha do Conviva ou o Instagram da Batalha da 196.
>>Serviço:
O quê: Cine-debate Resistência 196: Conectando arte e conhecimento
Quando: 07/07/2025 | segunda-feira | 19h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: @batalhadoconviva | @abatalhada196
O Cinecittà, cineclube do leitorado in loco do curso de Letras – Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade (Il treno dei bambini) no dia 11 de julho, às 15h, na Sala Machado de Assis, Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
O filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.
Os interessados podem obter mais informações através do Instagram do curso de Letras – Italiano e do Instagram do projeto.
>> Ficha Técnica:
Direção: Cristina Comencini
Roteiro: Viola Ardone, Furio Andreotti, Giulia Calenda, Camille Duguay e Cristina Comencini
Elenco: Stefano Accorsi, Christian Cervone, Barbara Ronchi, Serena Rossi, Francesco Di Leva, entre outros.
Gênero: Drama
Duração: 1h46min
Ano: 2024
Classificação: 12 anos
>> Serviço:
O quê: Cinecittà O trem italiano da felicidade
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 15h
Onde: Sala Machado de Assis | Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 12 anos
Informações: Instagram do projeto | Instagram do curso de Letras – Italiano
A próxima edição do Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta ao público o filme Away, de Gints Zilbalodis. A animação será exibida na sexta-feira, 11 de julho, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto e o trailer do filme.
>> Ficha Técnica:
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Gints Zilbalodis
Gênero: Animação/Aventura
Duração: 1h 15min
Ano: 2019
Classificação: Livre
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Away
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram | Trailer