Agenda Cultural
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Coral da UFSC. Foto: divulgação DAC/SeCArtE
Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o Coral da UFSC, grupo musical do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, disponível de 20 de março a 2 de abril de 2025. A confirmação da participação na etapa de entrevista será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição. As entrevistas serão individuais e acontecerão por ordem de chegada na Igrejinha da UFSC, no dia 3 de abril, quinta-feira, a partir das 15h. Todos que tiverem interesse e disponibilidade serão bem-vindos para participar do Coral. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igrejinha da UFSC. O início das atividades está previsto para o dia 8 de abril.
>> Sobre o Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Atualmente o Coral está sob coordenação e regência de Felipe Soares.
>> Sobre o Regente
Luiz Felipe Guimarães Soares é professor titular do Departamento de Artes da UFSC, onde leciona, entre outras disciplinas, Canto Coral e Trilha Sonora. Doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Udesc, bacharelando em Piano da Udesc. Tem experiência de regência Coral no Outro Coro e no Madrigal Udesc, tendo por mestres, André Pires, Cristina Emboaba, William Guedes, Per Ekhedal, Leo Marques e Ângelo José Fernandes.
>> Cronograma
Inscrições: de 20 de março a 2 de abril de 2025 | gratuitas por meio do formulário eletrônico
Entrevistas individuais: 3 de abril | na Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Início das atividades: previsto para o dia 8 de abril
Mais informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.
Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.
A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.
Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

Primeira edição da Roda de Choro na Igrejinha da UFSC. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 11/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.
A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.
>> Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima
Elenco:
Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)
Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.
Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.
A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.
>> Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima
Elenco:
Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)
Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.
O Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (CDS/UFSC-CNPq) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), com apoio do Programa Escala Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam para o concerto Piano: coração e alma, de José María Lalo Vallina (Argentina), que será realizado no dia 16 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h:30, na Igrejinha da UFSC.
Muito mais do que um concerto de piano, o espetáculo abre uma janela musical através de um vasto repertório, combinando música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de sua autoria, juntamente com obras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola.
Além do repertório de autores “clássicos”, também combina com obras da música latino-americana: folclore, boleros e tango; assim como as músicas dos Beatles. Isso oferece um repertório musical amplo e emocional, no qual o virtuosismo é permanentemente combinado com o sentimento. O intérprete e compositor convida os ouvintes a se reconectarem com suas próprias emoções e memórias em um diálogo constante entre a música e o coração. O espetáculo vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o professor, doutorando e pianista José María Lalo Vallina (UNCOMA-UNLP/Argentina) está desenvolve na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação que realiza em nossa instituição por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).
O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Serviço
O quê: Piano: coração e alma
Quando: 16/04/2025 | quarta-feira | 19h:30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Programa de Pós-graduação em Educação | ppge.ufsc.br | ppge@contato.ufsc.br
A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.
O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.
O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira
Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.
Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.
Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.
Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.
A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 16/05/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
No dia 28 de maio, quarta-feira, a banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, evento que reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Jubarte Elevador
Presente na cena local do rock autoral, Jubarte Elevador é um projeto formado por quatro integrantes: Antonio Felipe de Jesus Bernardo (bateria), Gabriel Oliveira (contrabaixo), Vinícius Fontes (guitarra) e Igor Gustavo Burg (vocais). O grupo se conheceu em Florianópolis, Santa Catarina, e mantém essa formação oficial desde 2023.
A banda já participou de diversos eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural, no centro da capital catarinense, além de levar sua música a casas de shows da cidade. O projeto busca construir músicas brasileiras dentro do gênero rock psicodélico e, às vezes, progressivo, trazendo influências de bandas como Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Mutantes, Som Imaginário e outros nomes que difundiram esse estilo musical no Brasil.
O repertório da banda é composto por músicas autorais, e embora já tenham mais de 18 faixas, ainda não lançaram um álbum oficial. No momento, contam apenas com uma versão demo, disponível nas plataformas digitais de música, que pode ser encontrada pelo título: “No Meu Planeta” – Jubarte Elevador. O som da banda traz diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Jubarte Elevador
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | as 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
Mais informações e contatos da banda:
Instagram: @jubarteelevador
E-mail: jubarteelevador.oficial@gmail.com
O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.
A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça: ler para se libertar – As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
No dia 18 de junho, quarta-feira, a banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Formada em Palhoça-SC no ano de 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.
Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem até a bandas bailes e suas nostalgias, sempre mantendo uma identidade própria e [relevante. Suas letras em português abordam temas universais ressoando especialmente com a juventude brasileira, questões de saúde mental e autoconhecimento.
A Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e logo no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem como destaque as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.
Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’ n Didge organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus onde fizeram uma participação especial e Desgosto onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.
Os meninos seguem firme em sua missão de levar sua música para novos horizontes, sempre buscando evoluir e se conectar cada vez mais com seus fãs. Com novos projetos e lançamentos no horizonte, virão em breve um single novo (no próximo mês), um EP inédito, um projeto acústico audiovisual, videoclipes e materiais que mostram os bastidores da banda, como o processo de composição e gravação das músicas e ensaios.
A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Cambirela
Quando: 18/06/2025 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
>> Mais informações e contatos da banda
Mídias sociais: Instagram | Spotify | YouTube
WhatsApp: 48 99133-9119
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos
O espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos será realizado nesta terça-feira, 8 de julho, às 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O objetivo é celebrar a arte brasileira por meio de coreografias de Ginástica para Todos, em uma experiência que transforma o corpo em pinceladas de expressão e liberdade. A entrada é gratuita. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo link disponibilizado na bio do Instagram do GinasticArte.
Cada coreografia foi inspirada em obras de arte e artistas brasileiros e brasileiras, como Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Salim Miguel, Rita Ximenes, Antônio Nicolielo, Flávio Cardozo, e tantos outros que coloriram a identidade cultural do Brasil. No palco, o movimento transformará em corpo o que antes foi tinta, verso, melodia — agora reinventado em cada cena que se cria.
O evento é organizado pelo projeto de extensão GinasticArte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), coordenado pela professora Patrícia Luiza Bremer Boaventura. Na composição do espetáculo, participarão as turmas do GinasticArte e outros convidados, como o grupo Criarte, do Projeto de Extensão Práticas Corporais; o projeto de extensão UFSCCheer; e a turma da disciplina Teoria e Metodologia da Ginástica, do bacharelado em Educação Física da UFSC. O evento conta com o apoio financeiro do projeto de extensão Pilates para a Comunidade CDS/UFSC.
Para mais informações, acesse o Site do evento e a Programação.
>>Serviço:
O quê: Espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | Programação do evento
O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, tendo a sua estreia no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC – no dia 8 de julho, às 20h30, com retirada de ingresso no site ou aplicativo Sympla. O pianista se apresentará nas cidades catarinenses de Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.
O projeto cultural Piano Apassionato tem como eixo central a paixão que envolve o universo do Piano. Cada apresentação é uma celebração desse sentimento intenso que atravessa diferentes dimensões da experiência musical.
A apresentação envolve: a paixão que impulsiona os compositores a criar obras dedicadas ao piano; a paixão inspiradora que move os intérpretes a estudar profundamente o repertório e a compartilhá-lo com o público; e, por fim, a paixão do ouvinte, que se inspira a escutar e entender a beleza e expressividade da música para piano solo.
Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.
Na primeira parte, o pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, Cirandinha, O Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.
Segundo o artista, a proposta de trazer essas músicas para o palco do recital de piano solo busca criar uma conexão direta com o público, despertando a identificação imediata ao reconhecer melodias familiares em um novo contexto sonoro. “Ao ouvir algo que remete à infância ou à cultura popular, o público se aproxima mais do intérprete e da proposta artística do concerto”, afirma Dietrich.
Na segunda parte do programa, o recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.
Integram o repertório o Intermezzo nº 2, Op. 118, de Johannes Brahms, uma das composições mais líricas e introspectivas do autor. Com sua melodia delicada e envolvente, a obra evoca sentimentos profundos de ternura, amor e paixão, revelando a faceta mais íntima e emocional de Brahms.
Outra obra de destaque no programa é a célebre Clair de Lune (Clarão da Lua), de Claude Debussy. Inspirado pelo brilho suave da lua refletido em diferentes paisagens e atmosferas, Debussy criou uma das peças mais conhecidas e poéticas da música erudita, marcada por sua beleza etérea e delicada expressividade.
O repertório da apresentação inclui, também, obras do compositor Frédéric Chopin, consagrado como o “Poeta do Piano” por sua sensibilidade e lirismo musical. O pianista interpretará o Noturno Op. 72 nº 2, uma de suas delicadas valsas e a célebre Polonaise Héroica Op. 53, peça emblemática que expressa vigor, amor a sua pátria: a Polônia e, virtuosismo.
Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorização das tradições populares brasileiras apresentada na primeira parte do recital. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.
>> Serviço
O quê: Piano Appassionato – Recital de Piano Alexandre Dietrich
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação: Livre
Currículo Alexandre Dietrich
Alexandre Dietrich iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, sob a orientação de Margaret Dhein. É graduado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde também obteve o título de Mestre em Música. Atualmente, é doutorando no curso de Música/Processos Criativos do CEART/UDESC, sob a orientação da Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Com protagonismo artístico/musical, atua não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil e no exterior. Sua carreira internacional teve início em 2003, quando, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, participou do “I Atelier Pianístico” em Bordeaux, França. Em 2007, retornou à Europa para uma turnê de piano solo, realizando apresentações em Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas.
No início de 2009, apresentou-se nos Estados Unidos ao lado do cantor Fernando De Carli. O duo realizou concertos nas cidades de Athens (Geórgia), no Edge Hall, e Roanoke (Virgínia), no Talmadge Recital Hall. Em 2010, Alexandre voltou aos Estados Unidos, a convite da University of Georgia, como aluno intercambista no curso de “Music Performance”, sob a orientação do pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Nesse período, participou também do “Brazilian Festival” na University of New Orleans, em New Orleans, e, em março, se apresentou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), a convite do Consulado Brasileiro e da própria universidade. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater, em Los Angeles.
Em 2011, lançou seu primeiro CD, Cantabile, com obras de Francisco Mignone, Frederic Chopin, Robert Schumann e Heitor Villa-Lobos. Em 2015, Alexandre retornou à Europa, realizando apresentações em Lisboa, no Palácio Foz, e, em setembro, em Hamburgo (Alemanha), na Kirchengemeinde Altona Ost, com recepção positiva de público e crítica.
Em 2017, destacou-se com sua turnê internacional, que incluiu recitais de piano solo na Costa Rica, nas cidades de San José e Torreallba, seguidos por apresentações em Milão e Lisboa. Em maio de 2018, apresentou-se no Festival Apollo Internacional de Artes, realizado em Alexandria/Washington DC, EUA, com o recital de piano solo abrindo o evento.
Ao longo de sua carreira, Alexandre Dietrich desenvolveu diversos projetos culturais no Brasil e em Santa Catarina, incluindo: “Pianíssímo”, “O Chorinho de Ernesto e Francisco”, “Cantabile”, “Pequenos Grandes Ouvintes I, II, III”, “Florianopianos”, “Florianópolis em Canto e Piano”, “Ciclo Chopin”, “Canções de Amor em Canto e Piano”, “Italianíssimo”, “Duo Mignone Dietrich”, “Piano a 4 Mãos”, “Canções pelo Sul do Brasil”, “Música para Todos”, “Piano Agitato”, “Os Quatro Cantos de Santa Catarina”, “Alexandre Dietrich e o Piano”, “Turnê Europeia Alexandre Dietrich” e “Tangos e Valsas”.
O trabalho artístico do pianista também se destaca no desenvolvimento da acessibilidade e democratização da música de concerto, através da organização e execução de mais de 500 recitais didáticos voltados para crianças e jovens, promovendo a socialização da arte, ampliando significativamente o acesso da sociedade à música erudita.
Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros, como Carlos Alberto Vieira (SC), Daniel Bortholossi (SC), Fernando Mathias (SP), Giovane Pacheco (SC), Gustavo Fontes (SC/SP) e João Evangelista (SC).
A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta, no dia 8 de julho, às 21h, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral A sesta da terça-feira. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos.
>> Sinopse:
Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã, realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira nos convida a um exercício ético do pensar a ação humana.
Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.
>> Ficha Técnica:
Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria.
Duração aproximada: 45 minutos
>>Serviço:
O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo
Na quinta-feira, 24 de julho, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação é gratuita e tem número limitado de vagas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.
>> Sobre o espetáculo:
O programa apresenta a “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. Mais do que um exercício de contraponto, essa coleção de fugas e cânones revela a profundidade espiritual e a precisão arquitetônica do barroco alemão. A OFiC interpreta a obra com a delicadeza e o rigor que ela exige, evidenciando sua atemporalidade.
O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.
A OFiC também interpreta o intenso Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.
Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone. Uma oportunidade única para vivenciar a riqueza e a diversidade do repertório sinfônico em um espaço de grande valor histórico e acústico.
>> Sobre a OFiC:
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 24/07/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito com vagas limitadas – retirada de ingressos no Sympla
Informações: Instagram | Site do evento

A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
Giacomo Copiello is an Italian classical guitarist. Engaged in a concert career featuring him as a soloist and in chamber ensembles in Italy and abroad, he stands out as one of the new promises of international guitar. His live videos and CDs, published since 2015 for “Stradivarius” (Milano Dischi), have been widely appreciated by critics and listened to on digital platforms.
Sound quality has always been the focus of his artistic interest. Playing modern and historical classical guitars, he investigated the idea of discovering a sound that could go beyond the instrument. Transcribing new music for guitar turned out to be a natural continuation of this vocation. In the same way, the 8- string “Brahms Guitar” came up as a powerful tool to continue this research. For several years Giacomo has been enlarging the repertoire of this particular instrument, arranging new music for it, and collaborating with contemporary composers.
A constant search for an instrumental connection with the human voice permeates Copiello’s musical research. His latest album, titled “Lieder”, offers a personal collection of guitar arrangements that explores the lyricism of two composers of German Romanticism: Mendelssohn and Schubert.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
Known for her diverse and engaging programs, Marisa champions music by women, underrepresented composers, and premieres of newly commissioned works. Her 2023 debut album on Frameworks Records features music by Sor, Mertz, and von Sehrwald. She is also active as a guest artist, teacher, and advocate for contemporary guitar music.
Marisa holds degrees from Northwestern University, Indiana University, and New England Conservatory. Her principal teachers include Eliot Fisk, Sergio Assad, and Oscar Ghiglia. She performs on custom-made guitars by Marshall Brune, Wilson Burnham, and James Baur.