Agenda Cultural

fev
14
sex
Roda de Choro | UFSC @Igrejinha da UFSC
fev 14@18:00 – 19:00

Evento aberto para participação. É necessário trazer instrumento musical.

Classificação livre.

mar
14
sex
Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
mar 14@18:00 – 20:00

Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

mar
20
qui
Inscrições | Coral da UFSC
mar 20@8:00 – abr 2@23:59

Coral da UFSC. Foto: divulgação DAC/SeCArtE

Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o Coral da UFSC, grupo musical do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, disponível de 20 de março a 2 de abril de 2025. A confirmação da participação na etapa de entrevista será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição. As entrevistas serão individuais e acontecerão por ordem de chegada na Igrejinha da UFSC, no dia 3 de abril, quinta-feira, a partir das 15h. Todos que tiverem interesse e disponibilidade serão bem-vindos para participar do Coral. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igrejinha da UFSC. O início das atividades está previsto para o dia 8 de abril.

>> Sobre o Coral da UFSC

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Atualmente o Coral está sob coordenação e regência de Felipe Soares.

>> Sobre o Regente

Luiz Felipe Guimarães Soares é professor titular do Departamento de Artes da UFSC, onde leciona, entre outras disciplinas, Canto Coral e Trilha Sonora. Doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Udesc, bacharelando em Piano da Udesc. Tem experiência de regência Coral no Outro Coro e no Madrigal Udesc, tendo por mestres, André Pires, Cristina Emboaba, William Guedes, Per Ekhedal, Leo Marques e Ângelo José Fernandes.

>> Cronograma

Inscrições: de 20 de março a 2 de abril de 2025 | gratuitas por meio do formulário eletrônico
Entrevistas individuais: 3 de abril | na Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Início das atividades: previsto para o dia 8 de abril
Mais informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

mar
21
sex
Cinema | Cine Paredão Mississipi Burning de Alan Parker @Bosque do CFH
mar 21@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 21 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Mississipi em Chamas (1988), do diretor Alan Parker. O longametragem narra a investigação do FBI sobre o desaparecimento de três ativistas dos direitos civis no Mississippi em 1964. Os agentes Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe) são enviados para uma pequena cidade onde a segregação racial é intensa e a violência contra negros é comum. A história é inspirada nos assassinatos reais de James Chaney, Michael Schwerner e Andrew Goodman pela Ku Klux Klan.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

Ficha técnica:

Mississipi Burning
Mississipi em Chamas

Direção: Alan Parker
Roteiro: Chris Gerolmo
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 2h 8min
Ano: 1988
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Willem Dafoe, Frances McDormand, Brad Dourif, R. Lee Ermey

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

mar
25
ter
Teatro | ‘Lagoa de Pássaros’ @Hall - bloco B | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
mar 25@18:30 – 20:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

mar
28
sex
Cine Buñuel | ‘Yawar Mallku – O Sangue do Condor’ @Laboratório de Estudos de Cinema LEC - Bloco D | CCE
mar 28@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Buñuel retorna às atividades e exibe nesta sexta-feira, dia 28 de março, às 19h, o filme Yawar Mallku – O Sangue do Condor (1969), de Jorge Sanjinés. Com a entrada aberta à comunidade e gratuita, a projeção da obra será no Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.

O Cine Buñuel conta com ciclos temáticos que funcionam como um impulso às discussões, tendo como proposta apresentar ao público filmes feitos na América Latina, ou que tenham o espanhol como linguagem principal, e a partir deles gerar diálogo após as exibições. Neste ano, o foco das projeções está em filmes que retratam o poder da luta social surgida da coletividade, com o Ciclo Coraje del Pueblo. Segundo Patrício Xavier, um dos organizadores do projeto, o nome escolhido para a seleção de obras que serão exibidas tem influência da constatação da força encontrada no coletivo que muda a realidade: “Porque com coragem e valentia é que se logram essas mudanças das classes esquecidas”.

O filme que estreia o ciclo é o premiado Yawar Mallku – O Sangue do Condor, selecionado como um dos cem filmes mais importantes do cinema mundial pela Unesco, e dirigido por um dos cineastas mais reconhecidos da América Latina, o boliviano Jorge Sanjinés, com obras que revolucionaram a visão e a produção cinematográfica na região. Yawar Mallku é apresentado, na maior parte das suas cenas, na língua Quechua, e conta a história do líder de uma comunidade que sofre uma tentativa de assassinato da polícia, após se rebelar e liderar a expulsão dos estrangeiros que invadiram sua comunidade.

A invasão esconde um segredo, um tipo de violência feita às surdinas, que aconteceu também fora da ficção com os indígenas da Bolívia. O filme surgiu como resultado das denúncias, e seu reconhecimento influenciou em uma ação governamental que gerou o fim das práticas violentas.

Cine Paredão | Um Lance no Escuro @Bosque do CFH
mar 28@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Um Lance no Escuro, do diretor Arthur Penn.

Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles, é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

Ficha técnica:

Night Moves
Um Lance no Escuro

Direção: Arthur Penn
Roteiro: Alan Sharp
Gênero: Neo-Noir, Thriller
Duração: 1h 40min
Ano: 1975
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Susan Clark, Edward Binns, Jennifer Warren, James Woods, Melanie Griffith

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

mar
30
dom
Dia de Gratuidade Fortalezas @Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim
mar 30@8:30 – 18:30

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE), juntamente com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o coletivo Baile na UFSC, promovem a primeira edição do Conexão UFSC. Com DJs e feira de artesanato e gastronomia, o evento é gratuito e ocorre neste domingo, 30 de março, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, a partir das 13h. A data também marca o primeiro domingo de gratuidade das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina em 2025.

A programação contará com os DJs Monster Dog, Guijay, Pretana e M!kai, tocando o tema brasilidades. Haverá também feira de artesanato e comidas no local. O evento celebra o encerramento do verão e a chegada do outono. 

>> Dia de Gratuidade  

No ultimo domingo do mês, entre os nesses de março a novembro é realizado o Dia de Gratuidade. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico às Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim.

O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.

>> Serviço

O quê: Conexão UFSC – Encerramento da Temporada de Verão
Quando: 30/03/2025 | domingo | das 13h às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Praia do Forte, Florianópolis/SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

abr
11
sex
Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
abr 11@18:00 – 20:00

Primeira edição da Roda de Choro na Igrejinha da UFSC. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC

Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 11/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Cine Paredão | A Conversação @Bosque do CFH
abr 11@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

Nesta sexta-feira, 11 de abril, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme A Conversação, do diretor Francis Ford Coppola.

Harry Caul (Gene Hackman) é um especialista em vigilância e gravação de áudio, conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo. Ele é contratado pelo diretor de uma grande empresa para monitorar e gravar a conversa de um casal de amantes. Entretanto, um de seus últimos trabalhos provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

>> Ficha técnica

THE CONVERSATION
A Conversação

Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 1h 53min
Ano: 1974
Classificação: 14 anos
Elenco: Gene Hackman, Harrison Ford, John Cazale, Allen Garfield, Michael Higgins, Frederic Forrest, Cindy Williams, Teri Garr, Robert Duvall, Elizabeth MacRae

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

abr
12
sáb
Teatro | O Despertar da Primavera @Teatro da UBRO
abr 12@19:00 – 21:00

Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.

A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.

>> Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima

Elenco:

Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)

Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.

abr
13
dom
Teatro | O Despertar da Primavera @Teatro da UBRO
abr 13@19:00 – 21:00

Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.

A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.

>> Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima

Elenco:

Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)

Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.

abr
16
qua
Concerto | Piano: coração e alma @Igrejinha da UFSC
abr 16@19:30 – 21:30

O Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (CDS/UFSC-CNPq) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), com apoio do Programa Escala Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam para o concerto Piano: coração e alma, de José María Lalo Vallina (Argentina), que será realizado no dia 16 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h:30, na Igrejinha da UFSC.

Muito mais do que um concerto de piano, o espetáculo abre uma janela musical através de um vasto repertório, combinando música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de sua autoria, juntamente com obras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola.

Além do repertório de autores “clássicos”, também combina com obras da música latino-americana: folclore, boleros e tango; assim como as músicas dos Beatles. Isso oferece um repertório musical amplo e emocional, no qual o virtuosismo é permanentemente combinado com o sentimento. O intérprete e compositor convida os ouvintes a se reconectarem com suas próprias emoções e memórias em um diálogo constante entre a música e o coração. O espetáculo vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o professor, doutorando e pianista José María Lalo Vallina (UNCOMA-UNLP/Argentina) está desenvolve na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação que realiza em nossa instituição por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).

O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

>> Serviço

O quê: Piano: coração e alma
Quando: 16/04/2025 | quarta-feira | 19h:30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Programa de Pós-graduação em Educação | ppge.ufsc.br | ppge@contato.ufsc.br

abr
25
sex
Livro na Praça | Salim Miguel 100 anos @Igrejinha da UFSC
abr 25@18:00 – 20:00

A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.

O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.

O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira

Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.

Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.

Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.

Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.

Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.

A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade

Cine Paredão | Onda Nova @Bosque do CFH
abr 25@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.

Onda Nova 

O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.

CineBuñuel | Noche de Fuego @Sala de projeção - LEC | bloco D - CCE
abr 25@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 25 de abril, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo. A sessão será às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

O filme é uma adaptação do romance “Reze pelas Mulheres Roubadas”, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.

Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar de Cannes.

A projeção de Noche de Fuego integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC, que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

maio
9
sex
Cine Paredão | ‘Wild At Heart’ @Bosque do CFH
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

WILD AT HEART – Coração Selvagem

Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch, Barry Gifford
Gênero: Crime/Drama
Duração: 2h 05min
Ano: 1990
Classificação: 16 anos
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Harry Dean Stanton, J.E. Freeman, Isabella Rossellini, Grace Zabriskie, Calvin Lockhart, William Morgan Sheppard, Freddie Jones, David Patrick Kelly, Crispin Glover, Jack Nance, John Lurie, Sherilyn Fen

CineBuñuel | ‘La Patagonia rebelde’ @Sala de Projeção - Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.

La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.

A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.

A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

maio
16
sex
Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
maio 16@18:00 – 20:00

Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 16/05/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Cine Paredão | La Cocina @Bosque do CFH
maio 16@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.

Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.

Mais informações no Instagram do projeto.

LA COCINA
A Cozinha

Direção: Alonso Ruizpalacios
Roteiro: Alonso Ruizpalacios
Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h 19min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Rooney Mara, Raúl Briones Carmona, Anna Diaz, Motell Foster, Oded Fehr, John Pyper-Ferguson, Laura Gómez, James Waterston

maio
23
sex
Cine Paredão | ‘El Jockey’ @Bosque do CFH
maio 23@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

El Jockey
Matem o Jóquei!

Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Fabian Casas
Gênero: Comédia/Policial
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Úrsula Corberó, Daniel Giménez Cacho, Daniel Fanego, Osmar Núñez, Roberto Carnaghi, Luis Ziembrowski, Jorge Prado, Adriana Aguirre, Mariana Di Girólamo, Roly Serrano

maio
28
qua
Projeto 12:30 | Jubarte Elevador @Teatro Carmen Fossari
maio 28@12:30 – 13:30

No dia 28 de maio, quarta-feira, a banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, evento que reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Jubarte Elevador

Presente na cena local do rock autoral, Jubarte Elevador é um projeto formado por quatro integrantes: Antonio Felipe de Jesus Bernardo (bateria), Gabriel Oliveira (contrabaixo), Vinícius Fontes (guitarra) e Igor Gustavo Burg (vocais). O grupo se conheceu em Florianópolis, Santa Catarina, e mantém essa formação oficial desde 2023.

Jubarte Elevador. Foto: Pyetra Mafessoni.

A banda já participou de diversos eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural, no centro da capital catarinense, além de levar sua música a casas de shows da cidade. O projeto busca construir músicas brasileiras dentro do gênero rock psicodélico e, às vezes, progressivo, trazendo influências de bandas como Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Mutantes, Som Imaginário e outros nomes que difundiram esse estilo musical no Brasil.

O repertório da banda é composto por músicas autorais, e embora já tenham mais de 18 faixas, ainda não lançaram um álbum oficial. No momento, contam apenas com uma versão demo, disponível nas plataformas digitais de música, que pode ser encontrada pelo título: “No Meu Planeta” – Jubarte Elevador. O som da banda traz diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.

Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: banda Jubarte Elevador
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | as 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497

Mais informações e contatos da banda:
Instagram: @jubarteelevador
E-mail: jubarteelevador.oficial@gmail.com

maio
30
sex
Livro na Praça | As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786 @Igrejinha da UFSC
maio 30@18:00 – 20:00

O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.

A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça: ler para se libertarAs defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br

Cine Paradão | Sasquatch Sunset @Bosque do CFH
maio 30@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Sasquatch Sunset, dirigido por David e Nathan Zellner, em 30 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.

A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

SASQUATCH SUNSET
O Crepúsculo do Pé Grande

Direção: David e Nathan Zellner
Roteiro: David Zellner
Gênero: Comédia/Aventura
Duração: 1h 28min
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Elenco: Jesse Eisenberg, Riley Keough, Nathan Zellner, Christophe Zajac-Denek

jun
4
qua
8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual @Sala de Projeção | Bloco D - CCE
jun 4 – jun 5 dia inteiro

Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.

A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.

A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria

Mostra de Cinema Indígena @Miniauditorio do CFH
jun 4@15:00 – 17:00

O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH.

A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.

A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).

jun
5
qui
8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual @Sala de Projeção | Bloco D - CCE
jun 5 – jun 6 dia inteiro

Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.

A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.

A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria

jun
6
sex
Cine Paradão | BIRD @Bosque do CFH
jun 6@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.

BIRD | Trailer Legendado PT | Nykiya Adams | Barry Keoghan | Franz Rogowski

BIRD
Pássaro

Direção: Andrea Arnold
Roteiro: Andrea Arnold
Gênero: Drama/Fantasia
Duração: 1h 59min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nykiya Adams, Barry Keoghan, Franz Rogowski, Frankie Box, Jason Buda, Jasmine Jobson, James Nelson-Joyce, Jason Williamson, Rhys Yates

jun
13
sex
Cineclube Cinecittà | ‘Il Postino’ @Sala Machado de Assis | Bloco B - Centro de Comunicação e Expressão - CCE
jun 13@15:00 – 17:00

O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse

Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.

Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.

Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.

Cine Paredão | Il Mare @Bosque do CFH
jun 13@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Il Mare, dirigido por Hyun-seung Lee, em 13 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Trailer Il Mare

IL MARE
A Casa à Beira-Mar

Direção: Hyun-seung Lee
Roteiro: Eun-Jeong Kim, Mi-Yeong Kim, Won Tae-yeon, Ji Na Yeo
Gênero: Romance/Fantasia
Duração: 1h45min
Ano: 2000
Classificação: 12 anos
Elenco: Jung-Jae Lee, Ji-hyun Jun, Mu-saeng Kim, Seung-Yeon Jo, Yun-jae Min, Yun-Yeong Choe, Kim Eun-ju, Han Sung-hyun