Agenda Cultural

set
12
sex
Cine Paredão | ‘Ninjababy’ @Bosque do CFH
set 12@19:00 – 21:00

Na próxima sexta-feira, 5 de setembro, sexta-feira, às 19h, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

>> Sinopse:

Astronauta, degustadora de cerveja, andarilha, guarda florestal, cartunista… Rakel (Kristine Thorp), uma estudante de 20 anos, pode até ter desistido do curso de designer gráfico, entretanto tem muitos outros planos além de ser mãe. Ela prefere festejar, ficar bêbada ou chapada, em vez de cuidar de uma criança. Mas agora ela não pode ignorar a chegada de um bebê-ninja, personagem animado com o potencial para virar sua vida de cabeça para baixo. Inspirado na novela gráfica “Fallteknikk”, de Inga Sætre.

>> Ficha Técnica:

Direção: Yngvild Sve Flikke
Roteiro: Yngvild Sve Flikke, Johan Fasting, Inga Sætre
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2021
Classificação: 16 anos
Elenco: Kristine Thorp, Arthur Bernin, Nader Khademi, Tora Christine Dietrichson, Silya Nymoen, Herman Tømmeraas, Evelyn Rasmussen Osazuwa, Trine Wiggen, Morten Svartveit.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.

>> Serviço:

O quê: Cine Paredão Ninjababy
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer

out
11
sáb
Mostra de Cinema Infantil | O ET da Vargem Pequena @Centro Integrado de Cultura (CIC)
out 11@16:00 – 17:00

Gravado em diversos locais da UFSC, com apoio de estudantes e servidores, o curta-metragem infantil O ET da Vargem Pequena estreia em 11 de outubro, na abertura oficial da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 16h, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Uma produção Vinil Filmes, em associação com a Ventura Filmes, o curta foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema e tem direção de Marko Martinz e produção de Loli Menezes.

>> Sinopse:

O filme se passa num futuro não muito distante, no bucólico bairro rural de Vargem Pequena, onde a família de Ernesto enfrenta acontecimentos muito estranhos: todos estão sendo afetados por uma misteriosa catapora sintética que altera seus corpos de maneiras inesperadas. Ernesto desconfia que as pílulas produzidas pelo excêntrico Doutor Transgênix sejam a origem do problema que atinge não só sua família, mas todos os moradores da região. Quando faz contato com seres extraterrestres e recebe a inesperada ajuda de um galo, Ernesto e sua amiga Lola decidem agir. Juntos, eles embarcam em uma aventura cheia de coragem e humor para enfrentar o malfeitor e proteger sua comunidade.

>> Sobre o curta:

A UFSC apoiou com cessão de locações para as filmagens, limpeza, base de produção e de catering, no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) do Centro Tecnológico (CTC) e no Restaurante Universitário (RU).

Houve, por exemplo, cenas gravadas no Planetário, com apoio de pessoal do CFH, e na Usina Piloto de Alimentos do CAL. Técnicos do departamento ajudaram na montagem do cenário de laboratório e orientaram os atores para a execução correta dos equipamentos, com o objetivo de dar mais veracidade às cenas. A produção também teve apoio do Laboratório de Robótica do EMC para construção de um galo mecânico. As gravações foram realizadas em outubro de 2024.

>> Sobre a Mostra de Cinema Infantil:

A 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 10 a 18 de outubro, no CIC. Serão exibidos 120 filmes, entre curtas-metragens, nacionais e internacionais, e sete longas convidados. Foram selecionadas 68 animações, 40 filmes de ficção, 10 documentários e 2 filmes experimentais, de 17 estados brasileiros e 14 países. Toda a programação é gratuita.

Serão nove dias consecutivos de cinema, e o público que for ao CIC nesse período também terá pipoca de graça. Serão realizadas, ainda, exibições em escolas e diversas comunidades da capital catarinense, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. Uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. Em 2022, adotou o formato híbrido, com programação presencial e uma seleção de filmes disponíveis on-line durante o período do evento.

A programação pode ser conferida no site da Mostra.

>> Serviço:

O quê: Estreia do curta-metragem infantil O ET da Vargem Pequena
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) | Avenida Governador Irineu Bornhausen, n. 5600 – Agronômica | Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito
Informações: Site do evento

maio
11
seg
CineMeridianum: O Labirinto do Fauno @Auditório do bloco E do CFH
maio 11@14:00 – 16:00

O projeto CineMeridianum realiza, no dia 11 de maio, às 14h, mais uma edição de suas sessões de cinema e debate no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é gratuita, aberta a estudantes em geral e contará com emissão de certificado de 4 horas. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum), como parte do projeto de extensão Meridianum Complexus, o evento é orientado e coordenado pela professora Aline Dias da Silveira, do Departamento de História da UFSC.

Nesta edição, será exibido o filme O Labirinto do Fauno, do diretor Guillermo del Toro. A obra, ambientada na Espanha de 1944 no período pós-Guerra Civil Espanhola, acompanha a trajetória da jovem Ofélia, que descobre um misterioso labirinto e encontra um fauno que a conduz por três perigosas provas para comprovar sua verdadeira identidade como princesa encantada. Após a exibição do longa-metragem, o público poderá participar de uma roda de debate sobre os temas abordados no filme. O encontro contará ainda com a participação da pesquisadora e professora do Departamento de História Soraia Carolina de Mello.

Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil do meridianum.ufsc